Cada pessoa e grupo familiar é único. Isso torna a busca pelo imóvel ideal uma experiência bem variável. Uns priorizam localização, outros não abrem mão do tamanho; muitos querem agito, vários preferem tranquilidade. E, dentre essas decisões, há uma escolha importante: casa ou apartamento!?
Se você está planejando uma mudança e se fez essa pergunta, a Auxiliadora Predial elaborou este post para ajudá-lo! Confira nossas sugestões sobre algumas vantagens e desvantagens de casas e apartamentos na hora de encontrar o imóvel perfeito para comprar!
 

Quanto de espaço você precisa


As moradias em prédios, via de regra, costumam ser menores e não possuem pátio. Se não for uma cobertura, dificilmente as unidades com boas sacadas terão a mesma área aberta privativa que as casas. E não é necessário abrir mão de morar em condomínio se você optar por uma casa: há vários empreendimentos de condomínios com terrenos e casas prontas!

Como sua família lida com regras


Na sua casa, são as suas regras, diferente de um apartamento. Mesmo que seja um só edifício, haverá normas das mais variadas, desde horário de silêncio e de carregar móveis no elevador até o uso de espaços públicos, como piscina. Dependendo do perfil de quem procura um imóvel, isso poderá pesar na decisão final, e o aconselhável é optar por casas fora de condomínios.

Qual é o seu nível de preocupação com a segurança


Algumas pessoas só conseguem se sentir seguras dentro de um apartamento. De fato, casas parecem ser mais expostas, sobretudo as que não ficam em condomínios fechados. Se você acha que, em uma casa, você pode ficar desconfortável por conta disso, o ideal é procurar um apartamento com um ótimo serviço de segurança, como portaria 24 horas.

Quanto você valoriza conveniência


Se de uma lado casa permite mais liberdade, de outro apartamento proporciona menos preocupação com manutenção. Você terá tempo e motivação para, por exemplo, providenciar corte da grama e reparos na calçada? Lembre-se de que morar em um apartamento permite não precisar envolver-se em várias tarefas, como conservar fachadas, cuidar de fiação elétrica e de encanamentos.
 
Está decidido? Agora você tem vários argumentos para convencer quem vai morar no mesmo imóvel! Compartilhe nos comentários qual a sua opinião sobre morar em casa ou em apartamento.
Se ainda tiver dúvidas, pense bem antes de tomar a decisão certa. Para encontrar as melhores oportunidades, conte sempre com a Auxiliadora Predial!