Trocar de endereço é uma etapa importante da vida. A escolha do imóvel ideal, seja alugado ou adquirido, é uma tarefa que exige pesquisa, planejamento e reflexão.
Nós, da Auxiliadora Predial, sabemos como essa decisão pode ser difícil e complexa, tanto quanto especial. Por isso elaboramos uma lista de coisas que você precisa saber antes de assinar a compra ou o contrato de aluguel da sua nova residência!
 

Seu orçamento doméstico


Investir em uma compra ou em uma locação leva uma parcela significativa da renda familiar. Assim, torna-se essencial entender o preço máximo que você pode pagar por um aluguel ou por parcelas de financiamentos e consórcios imobiliários.
O recomendado é que seja comprometido o valor de no máximo 30% da sua renda mensal, incluindo o condomínio e todas as taxas, como, por exemplo, o IPTU. Tenha conhecimento desse valor antes de começar a procura pelo seu imóvel. Calcule quanto é 30% do seu faturamento salários, pensões, rendimento de aplicações etc. Depois, é hora de pesquisar!

O preço médio da região de interesse


Após saber quanto tem disponível, a busca inicia! Primeiro, selecione as áreas da cidade nas quais você gostaria de morar. Depois, faça uma média dos preços de locação, caso a intenção seja alugar.
Passou de 30% do seu orçamento? A dica é começar uma nova pesquisa em uma região mais barata. O resultado ficou dentro do teto? Então já pode começar a busca pelos imóveis!
Se a ideia é fazer a aquisição, a dica é descobrir a média de preços da região para saber quanto você precisa dar de entrada para efetuar uma boa compra. É recomendado ter entre 20% e 30% do valor do imóvel para dar de entrada, financiando o valor restante.

Se o corretor é habilitado


É importante estar atento à pessoa que estará prestando o serviço, afinal a aquisição ou contratação de um imóvel é uma coisa séria e importante, que requer alguns cuidados especiais. Sempre procure profissionais habilitados!
Se você fizer uma locação sem a intervenção do corretor de uma imobiliária, pode ter algumas dores de cabeça, como, por exemplo, a falta de agilidade na solução de problemas como infiltrações e a não realização de vistorias. No caso da compra, é ainda mais importante! Em ambos os casos, contudo, sempre certifique-se de estar recebendo orientações de um profissional legalmente habilitado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). Na dúvida, consulte o número de registro.

Essas foram algumas dicas para quem vai se mudar e está buscando informações. Nós, da Auxiliadora Predial, esperamos ter ajudado você nessa etapa inicial da busca.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco. Estamos à disposição para atendê-lo!