Ter uma horta vertical, seja em casa ou no apartamento, incentiva uma alimentação saudável além de deixar o ambiente mais acolhedor. Muitas pessoas têm vontade de ter uma horta no seu lar, porém as dúvidas são diversas. Algumas das principais delas são: como, onde e o que plantar; qual a iluminação adequada; quantidade de irrigação; entre outras.

Neste post, vamos solucionar as dúvidas mais comuns quando o assunto é horta vertical! Confira:

 

Qual material posso utilizar para criar minha horta vertical?

As principais vantagens de ter uma horta suspensa é a facilidade de montar e a diversidade de materiais que podem ser utilizados. A estrutura normalmente é simples, possibilitando que seja feita em casa. Abaixo, algumas ideias:

Canos de PVC: os canos de PVC são uma opção muito prática! Você pode encaixá-los, cortá-los e criar os mais diversos formatos. As plantas podem sair pelas cavidades que já existem nos canos ou por buracos que você fizer.

Garrafas PET: além de ser uma opção sustentável, utilizar as garrafas PET recicladas para criar uma horta vertical é muito fácil. Você pode cortar e fixá-las em ganchos, ou utilizar cordas para amarrar.

Vasos individuais: você pode encaixar vasinhos menores em uma estrutura montada na parede, com ganchos, cordas e até mesmo pregos. Também é possível utilizar escadas, estantes de madeira ou outras estruturas. Os vasos podem ser de cerâmica, barro, plástico ou alumínio.

Utilização de portas e janelas: se você tiver alguma porta ou janela de madeira antiga, pode lixar e encaixar os vasinhos. Além de deixar um visual retrô, ainda torna a decoração de seu lar bastante original.

 

Qual é o local ideal para montar minha horta vertical?

Você deve evitar locais muito úmidos ou com difícil acesso. Escolha uma parede que pegue sol por pelo menos três horas durante o dia. Além disso, ela deve estar em um ambiente ventilado!

 

O que posso plantar em minha horta vertical?

Boas opções para se plantar na sua horta suspensa são temperos, como orégano, manjerona, tomilho, coentro, salsinha, sálvia, cebolinhas, agrião, manjericão, hortelã, menta e melissa. Além de serem saudáveis, elas dão um sabor todo especial para suas refeições.

 

Cuidado com suas plantas!

Não esqueça de nutrir bem a terra no vaso. Assim, a planta pode crescer saudável e sem as temidas pragas e insetos. Também é importante irrigar as plantas no período correto, pois água em excesso pode “afogar” a plantinha. Uma dica é sempre verificar se a terra do vaso está seca ou molhada. Se estiver seca pode regar. Se estiver muito úmida, espere um ou dois dias e verifique novamente.

E aí, curtiu as dicas? Como as hortas verticais ocupam menos espaço, são ideias para casas com pequenos quintais ou apartamentos com varandas e sacadas. Com elas, você pode transformar a aparência do seu lar, deixando sua vida mais saborosa e saudável. Partiu fazer uma hortinha? Se tiver dúvidas, é só falar conosco pelos comentários!