Desde 1978, muita coisa mudou na Cidade Baixa, mas quem passa pela esquina da Rua da República com a José do Patrocínio encontra um lugarzinho encantador, com ar de nostalgia — é a Sorveteria Joia! Há 40 anos no ponto, o espaço conserva ainda o mesmo visual que acolhia os clientes nos anos 70 e a mesma receita de sorvete artesanal que refrescou o paladar de milhares de pessoas.

O negócio foi criado por João Klein, e quem ajuda na administração da casa é seu filho, Fernando. De acordo com ele, a história do pai foi longa e cheia de percalços. “Ele veio para Porto Alegre aos 18 anos e trabalhou na construção civil por algum tempo. Depois, foi coveiro. Em 1978, recebeu uma proposta de um sócio para abrir essa loja”. Natural de Torres, Klein teve que aprender muita coisa para tocar o empreendimento: desde a administração da empresa até a própria receita do sorvete, que sempre foi produzido por suas mãos.

A sorveteria foi crescendo junto ao bairro e viu a vida boêmia tomar conta do lugar. Pai e filho ficam felizes com a movimentação — que, de acordo com eles, é ótima para os negócios. A época da Copa do Mundo de 2014, por exemplo, trouxe consumidores de todos os lugares do mundo. “O dia de maior movimento aqui foi o do jogo da Austrália contra a Holanda”, relembra Fernando. O Carnaval de Rua é outro ápice para as vendas, e tem sido assim desde que o dono João consegue se lembrar.

É esse movimento que permite que a sorveteria continue fabricando produtos de qualidade e vendendo a custos acessíveis. “Um sorvete que custa oito reais lá no shopping aqui custa quatro”, afirma Fernando. Ele descreve o produto como um “feijão com arroz”: “nosso sorvete na verdade não é tão sofisticado, mas também é mais saudável, sem tanta gordura e conservantes. Assim, conseguimos manter uma boa qualidade e um bom preço”.

 

Visite a Sorveteria Joia

Ficou curioso pra provar as delícias desse lugar? Com um misto de tradição e gostinho de infância, a Sorveteria Joia é perfeita para levar as crianças, visitar com os amigos, ou até mesmo fazer uma parada sozinho para aproveitar as delícias.

Visite a Sorveteria Joia e conheça os sabores clássicos que alimentaram gerações. Desde os mais incrementados, como o creme russo, com frutas cristalizadas, aos sabores à base de frutas, como limão, pêssego e abacaxi: todos são leves e saborosos, do jeitinho que um sorvete tradicional deve ser.

Endereço: esquina com a José do Patrocínio R. da República, 441 Cidade Baixa

Horários: de domingo a quarta, das 12h às 23h. De quinta à sábado, das 12 às 00h.

 

Venha para a Cidade Baixa!

Gostou da Sorveteria Joia? Você pode morar bem pertinho dela nestes apartamentos da Auxiliadora Predial:

    

Veja ainda mais imóveis na CB em nosso site.