No ramo imobiliário, precisamos sempre estar atentos à vocação de regiões e imóveis. Entretanto, nem todos estão familiarizados com a expressão! Na verdade, não é tão complicado de entender o conceito: a vocação de um imóvel ou de um bairro tem a ver com o seu perfil e suas características próprias, que podem torná-lo mais ou menos apropriado para os fins desejados pelo proprietário.

Quer saber como se descobre a vocação de um imóvel ou região e alguns exemplos práticos? A Auxiliadora Predial explica tudo isso a você neste post!

 

Como é ditada a vocação de um imóvel ou de uma área?

É possível avaliar o potencial de bairros e imóveis a partir de informações como:

  • Área de influência;
  • Perfil socioeconômico e demográfico da região.

Para chegar à conclusão, é necessário um diagnóstico ampliado, que envolve os aspectos físicos, ambientais, socioeconômicos, a mobilidade, cultura, costumes e tradições, pesquisando o local e o seu entorno, sua formação, os valores e suas peculiaridades.

 

Como isso funciona na prática:

 

Região

Avenida Osvaldo Aranha

Aqui em Porto Alegre, temos muitos exemplos de regiões com vocações direcionadas a determinada finalidade! Antigamente, a Avenida Osvaldo Aranha tinha como vocação as lojas de móveis, que eventualmente migraram para a Avenida Ipiranga.

Avenida Ipiranga

Outras áreas com vocações bastante específicas são: a região da Avenida Praia de Belas, que conta com grande número de escritórios de advocacia, e da Avenida Ipiranga e seu entorno, com concessionárias de diversas marcas de carros. A Cidade Baixa, por exemplo, tem vocação para bares e casas noturnas.

Quarto Distrito de Porto Alegre

O quarto distrito (composto pelos bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Farrapos e Humaitá) era totalmente vocacionado à indústria há algumas décadas. Hoje, a região vê sua vocação se transformar totalmente com pequenos empreendedores que apostam em gastronomia. No quarto distrito, também é possível abrir empresas de tecnologia inovadoras e de economia criativa e solicitar isenção de IPTU pelo período de 5 anos. Quem vai abrir negócios por lá também pode solicitar isenção do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para aquisição de sede.

 

Imóveis

America Business Square

Imóveis também têm vocações: os condomínios offices voltados à área médica (como o America Business Square) são um exemplo. Outros são os empreendimentos TREND, com mall de lojas que os transformam em mini shoppings. Eles atendem todo o público da região e também a quem trabalha nas torres offices e corporate, com opções nos ramos de saúde, bem estar, gastronomia, moda e serviços diversos.   

 

E, então, entendeu como funciona a vocação dos imóveis e de diferentes regiões? Se você ficou com alguma dúvida, comente aqui ou fale conosco – ficaremos muito felizes em atender você!