Adquirir um imóvel e conquistar o sonho da casa própria é um dos maiores desejos na vida de qualquer pessoa. O caminho para a compra do primeiro imóvel exige paciência, cautela e o principal: planejamento financeiro.
Para quem está disposto a fazer esse investimento, existem alguns passos que podem ajudar na hora de tomar essa importante decisão. A seguir, listamos algumas dicas para você fazer a melhor escolha e poder celebrar muito essa conquista! Confira:
 

Atenção à localização

Ao fazer a busca pelo imóvel ideal, o primeiro item a considerar é a localização. Isso evitará futuros aborrecimentos! Procure pesquisar opções em bairros com os quais você mais se identifica. Faça uma visita em diversos momentos do dia, ande pelas redondezas e descubra o que a região tem a oferecer. Avalie o comércio, os serviços oferecidos, como é o acesso ao transporte público, o trânsito e a existência de casas noturnas no entorno.
E não esqueça de um aspecto muito importante nessa busca: respeite o seu perfil. O que você prefere? Um bairro boêmio ou mais tranquilo? Isso tem peso decisivo na sua escolha não só por questões pessoais, mas também porque é um indicador que impacta sobre a liquidez do imóvel no momento da venda.
 

Guarde mais, financie menos

Um pouco de cautela faz bem no momento de investir em um bem de alto valor, como é o caso de uma casa ou apartamento. Avalie quanto você pode oferecer de entrada no momento de fechar negócio. Se tiver dinheiro disponível, a entrada pode ser maior, pois reduzirá o valor financiado e, consequentemente, o custo da aquisição.
Mas veja bem: não cabe usar todas as reservas financeiras, pois você corre o risco de não conseguir arcar com outros gastos caso algum imprevisto aconteça. Planejamento financeiro é essencial!
 

Selecione o imóvel que atenda melhor as suas necessidades

São muitas as dúvidas que surgem ao longo do caminho na hora de comprar o primeiro imóvel. Isso faz parte do processo! Nesses momentos, aja com prudência e reflita sobre qual a melhor escolha a se fazer.
Novo, usado ou na planta? De um quarto ou de dois? Quantos banheiros e vagas de garagem seria o ideal? A resposta para essa e outras perguntas variam de acordo com sua necessidade momentânea, mas não apenas isso. É preciso também pensar a longo prazo — a família pode aumentar ou você pode optar por vender o imóvel como forma de investimento. Leve tudo isso em consideração.
 

Verifique as condições do imóvel

É sempre prudente avaliar bem as condições do imóvel antes de fechar negócio. Você deve observar se há necessidade de reformas, trocas de instalações elétricas e tubulares de água, entre outros reparos. Isso evitará dores de cabeça e impedirá gastos adicionais com obras futuras.
 

Observe o valor do condomínio

Se a sua escolha for por um apartamento ou casa em condomínio, não esqueça de se informar sobre o valor mensal da taxa condominial. Esse é um detalhe que muitas vezes é esquecido, mas que é fundamental na hora de fazer um levantamento dos gastos e avaliar se o investimento cabe no orçamento. De nada adianta economizar na compra, se o valor do condomínio ultrapassa o que você está disposto e pode pagar mensalmente.
 
Com essas dicas, esperamos que você possa encontrar o imóvel perfeito para você! E, se precisar de qualquer ajuda, a Auxiliadora Predial está aqui para orientá-lo na busca pela melhor opção. Conte com a gente!
 
Fonte: Época Negócios, Revista Zap Imóveis