O planejamento é essencial quando o assunto envolve o mercado imobiliário. A compra de um apartamento ou de uma casa é um grande investimento e necessita de toda análise possível. Uma das dúvidas mais recorrentes é referente ao espaço: é melhor comprar um imóvel com 2 ou 3 dormitórios? Em síntese, não há uma resposta correta. Cada um possui diferentes necessidades e, por isso, falaremos sobre as vantagens dos dois tipos de imóveis.

Um dos piores erros que podem ser cometidos no momento da compra de um imóvel é esquecer de pensar no futuro. Naquele exato momento de sua vida, talvez um apartamento de dois quartos seja ideal, todavia, em poucos anos, filhos podem surgir nos planos e o espaço pode se tornar pequeno. Há também, por outro lado, a questão financeira, que deve sempre ser levado em consideração.

Esses são apenas alguns dos exemplos que pontuam como a falta de organização pode gerar um arrependimento no futuro. Vamos dar as melhores dicas para evitar que isso aconteça!

 

2 dormitórios

Para quem procura a primeira casa ou apartamento, imóveis com 2 dormitórios podem ser uma ótima alternativa — ainda mais para casais que possuem apenas um filho ou nenhum. Dessa forma, o imóvel com 2 quartos é mais interessante para quem não tem planos de aumentar a família tão cedo.

Imóveis com 2 dormitórios também possuem uma maior liquidez de mercado. Em razão de seu espaço reduzido, em comparação com locais de 3 dormitórios, seu preço é menor, aumentando a possibilidade de revenda. Isso é um incentivo na hora da compra para quem planeja economizar ou trocar de imóvel em alguns anos.  

Para quem tem os planos bem definidos e não planeja aumentar a família, o quarto extra pode ter diversas utilidades — desde a criação de um escritório até uma sala de jogos. O importante é saber utilizar todo o ambiente de forma inteligente e criativa!

 

3 dormitórios

Quem procura mais conforto e espaço pode escolher os imóveis com 3 dormitórios. Casais que possuem filhos ou desejam uma família maior devem analisar essa opção!

Os imóveis com 3 dormitórios englobam uma gama maior de possibilidades. Mesmo tendo um valor de mercado superior, sua compra é interessante devido a comodidade que seu espaço pode trazer.

Outra alternativa bastante utilizada é transformar o terceiro cômodo em um closet. Ao fazer isso, se ganha espaço no quarto principal, deixando o ambiente mais arejado e amplo.

Todos sabem o quão estressante e prejudicial é trabalhar na cama ou em um local de repouso e lazer. Assim, se torna interessante a possibilidade de transformar aquele dormitório extra em um escritório.

Dessa maneira, há uma separação entre o ambiente familiar e o profissional, o que é importante para o dia a dia doméstico. Essa dica também pode ser utilizada em casas e apartamentos com 2 dormitórios.  

O quarto de hóspedes também é uma ótima maneira de usufruir do dormitório extra. Casais com filhos e que desejam que as crianças tenham um ambiente amplo para que elas possam brincar também podem adaptar e utilizar o cômodo livre.

Qual comprar?

A escolha do tipo de imóvel vai depender das suas necessidades e de seus planos. É essencial analisar todos os tópicos e possibilidades que discutimos no texto antes de fechar o negócio. Assim, as chances de arrependimento diminuem gradativamente e é possível ter um melhor proveito do seu imóvel!

 

E aí, tem mais alguma dúvida sobre o ramo imobiliário? Comente e compartilhe conosco!