Porto Alegre é uma cidade histórica, e seus edifícios tanto os mais novos quanto os mais antigos refletem toda a cultura impregnada nas ruas e avenidas da capital. Quem gosta de programações diferentes, como passeios em museus, saraus, shows, festivais, teatro e cinema, encontra aqui recantos repletos de boas opções para aproveitar.
Quer saber um pouquinho mais sobre isso? Aqui, a Auxiliadora Predial mostra as principais regiões da cidade para os amantes de cultura! Confira 6 bairros de Porto Alegre que esbanjam cultura.
 

Centro Histórico


O Centro Histórico é o mais antigo bairro da capital, e nele se encontram os grandes marcos da história de Porto Alegre. Visitar a Casa de Cultura Mário Quintana, centro cultural criado no antigo Hotel Majestic, é imperdível para quem está por lá. O local homenageia o poeta Mário Quintana e conta com diversos espaços teatros, salas de cinema, espaços para exposições e oficinas, bibliotecas, o Acervo Elis Regina, o Quarto do Poeta (pequeno museu em memória de Mário) e o Jardim Lutzenberger. Ainda no Centro Histórico ficam o Mercado Público, a Usina do Gasômetro, o Theatro São Pedro, a Praça da Alfândega, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul e o Cais do Porto Mauá todos pontos perfeitos para quem quer uma boa e completa agenda cultural.
 

Cidade Baixa


Pertinho do Centro Histórico fica a Cidade Baixa, região marcada pelo clima festivo e de boemia. Cheio de bares, pubs, restaurantes e diversas atividades de rua, o que não falta por lá é cultura! A Travessa dos Venezianos é um exemplo: são 17 casinhas coloridas e antigas, tombadas pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre, datadas do início do século XX. Lá, acontecem festas juninas de rua, feirinhas e exposições. A Nova Olaria onde fica o famoso Cinema Guion, também é um destino certeiro. Você ainda pode visitar o Teatro de Câmara Túlio Piva, o Museu Joaquim Felizardo e Solar Lopo Gonçalves, o Largo Zumbi dos Palmares, a Ponte de Pedra e ficar de olho na programação do Bar Opinião.
 

Cristal


É no bairro Cristal que fica um dos principais museus da capital gaúcha: a Fundação Iberê Camargo. Voltado a estudar e preservar as obras do pintor gaúcho homônimo, ele também é um espaço que fomenta outras formas de arte, recebendo diferentes exposições e sessões de cinema. Ele abre aos sábados e domingos, das 14h às 19h, e durante a semana recebe mediação para grupos com um programa educativo. Além disso, você pode ir ao BarraShopping Sul e aproveitar salas de cinema supermodernas, um espaço de eventos sempre com diferentes programações e livrarias cheias de novidades e clássicos da música, da literatura e de várias outras áreas.
 

Moinhos de Vento


Um dos bairros mais valorizados de Porto Alegre, o Moinhos de Vento também conta com vários programas culturais para aproveitar. A Hidráulica Moinhos de Vento, por exemplo, é um ponto de importância histórica cheio de charme, com um dos parques mais bonitos da capital. Lá, você ainda encontra uma galeria de arte com exposições interessantes de diversos artistas locais. Por ser bastante antiga, a região conta com edifícios e casarões de época, ótimos para os apaixonados pela arquitetura colonial.
 

Bom Fim


No Bom Fim você pode aproveitar o melhor de um dos principais cartões postais de Porto Alegre: o Parque Farroupilha. Aos finais de semana, é ponto de encontro de porto-alegrenses que buscam um espaço para relaxar, tomar um chimarrão, andar de pedalinho, passear pelo brique ou curtir os diversos eventos artísticos e culturais que ali acontecem desde shows e serenatas iluminadas aos grandes concertos do Auditório Araújo Vianna. Dentro do bairro ainda estão outros pontos importantes como o Bar Ocidente, um dos redutos do rock gaúcho desde os anos 80.
 

Floresta


Pelas ruas e avenidas do bairro Floresta, você encontra diversas construções antigas cheias de história. Uma delas é o Shopping Total uma antiga fábrica de cervejas, projetada em 1911. Além de ser um centro de compras bastante completo, o shopping conta com um amplo Centro Cultural, composto pelas Alameda dos Escritores, Alameda dos Artistas, Alameda das Artes, Alameda dos Esportistas e Largo Cultural. Todos os meses os espaços recebem uma extensa programação de eventos do calendário fixo e itinerantes ligados à cultura. O Vila Flores também é um espaço cultural importantíssimo para o bairro, com shows, brechós, oficinas, saraus e vários outros eventos. 
 
Gostou das nossas sugestões? Não deixe de visitar cada um desses bairros e de curtir suas programações, que irão enriquecer ainda mais sua vida. Tem algum outro bairro que você conhece por aqui e que oferece uma boa agenda cultural? Conte para nós aqui nos comentários!