São Paulo é uma mistura de povos, de culturas, de pessoas de todos os cantos do Brasil e do mundo. É  só andar pela cidade que se encontra referências de vários países em lojas, bares e restaurantes. Mas nada se compara a um bairro inteiro dedicado à cultura oriental. Ruas com lanternas japonesas, festas típicas chinesas, restaurantes coreanos, lojas e museus contando a história desses povos que escolheram o Brasil como o seu lar. Conheça agora um pouco do Bairro Liberdade, o centro da cultura oriental em São Paulo.

Conhecido como o maior reduto da comunidade japonesa em São Paulo, o bairro Liberdade reúne estilos arquitetônicos, cultura e gastronomia oriental. Um dos eventos mais famosos é a Feira da Liberdade, que mistura cultura brasileira e oriental todos os finais de semana. A feira conta com barraquinhas que vendem de tudo, mas o destaque fica mesmo por conta da gastronomia. Pratos como tempurá, yakissoba, Anko (doce de feijão azuki) e guioza dividem espaço com acarajé, pastéis e várias outras típicas comidas de rua de SP.

Qualquer passeio por lá é uma contemplação da cultura japonesa, mas o ápice disso tudo encontra-se em um único lugar. Três andares do Edifício Bunkyo abrigam o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil. O museu conta com mais de 97 mil peças contando sobre a chegada e permanência dos japoneses no Brasil. A visita ao museu pode ser individual ou em grupo, guiadas por funcionários do lugar. É uma imersão total na cultura e história japonesa no Brasil, contada a partir de fotos, vídeos, músicas, pinturas, vestimentas, artefatos e depoimentos. Vale a pena conferir.

Os eventos de rua complementam a atmosfera e nos fazem sentir como se estivéssemos fora do país. O Moti Tsuki Matsuri, ou “Festival do Bolinho da Prosperidade”, é o equivalente ao nosso revéillon. É chamado assim pois o motigome é um arroz tradicional japonês, do qual é feito o bolinho da prosperidade, o moti. No dia 31 de dezembro, a Liberdade é palco dessa festa que distribui motis e conta com apresentações de grupos performáticos tradicionais da cultura japonesa.

Isso é um pouco de tudo o que você encontra nesse cantinho especial de São Paulo. Confira essas experiências na cidade que reúne a maior diversidade cultural do país.

 

Venha para o Liberdade!

Venha viver a intensidade de todas essas culturas orientais presentes no centro de São Paulo! Confira as casas e apartamentos disponíveis para alugar e comprar pela Auxiliadora Predial no bairro Liberdade.