Depois de tirar uma boa nota e passar no vestibular, começa um novo momento na vida de qualquer jovem, essa é a hora de comemorar a conquista da vaga na universidade.

Para aqueles que são aprovados em instituições longe de casa, é tempo de mudança e novas perspectivas. É o momento de sair da casa dos pais e deixar para trás as muitas comodidades, como a de ter sempre a comida pronta na mesa, as roupas lavadas, o convívio diário com a família, etc.

Mas em contrapartida, é a descoberta de um novo mundo. Chega a hora de conhecer outras pessoas e viver outras situações que até pouco tempo atrás eram quase inimagináveis. Esta é a realidade para muitos jovens. Nessa transição, surgem novos desafios e de também grandes responsabilidades.

A grande concorrência nos vestibulares torna comum a busca por vagas em universidades de várias cidades, e às vezes, até estados diferente. E a consequência deste fato é que muitos estudantes precisam de um novo lugar para morar. Do contrário na maioria dos casos os estudos ficariam inviáveis.

Uma das opções para este momento é dividir o aluguel com um colega, isso torna ainda mais econômico o período de estudos, pois incluirá a divisão de contas de água, luz, etc. Já aqueles que preferem maior privacidade, acabam assumindo todas as despesas sozinho.

Mas, independente da escolha por dividir o aluguel ou não, é preciso ser muito organizado para dar conta das tarefas da casa, como fazer as compras de supermercado, manter a higiene e organização do lar, entre muitas outras. É importante entender que essas atividades não podem tomar conta do dia a dia e comprometer a rotina de estudos.

Dicas para quem vai morar sozinho

Então você já está na nova casa ou quase chegando? Calma! A gente fica um pouquinho confuso e não sabe por onde começar.

O que comprar, como organizar o local, controlar as finanças. Pode parecer bem difícil no início, mas fique tranquilo.

Que tal algumas dicas para quem está indo morar sozinho pela primeira vez? Confira: Pode parecer assustador, mas estamos aqui pra te ajudar!

Visite a cidade

Se você pretende morar na cidade onde está a universidade, faça uma visita antes de realizar a mudança. Conheça um pouco mais sobre localidade, como é o clima, o transporte público, comércio, emergências, atividades culturais, etc.

Também pode ser de grande ajuda conversar com moradores locais para saber um pouco mais sobre a cidade. Descubra os pontos mais interessantes, itinerários e trajetos que possam favorecer a sua ida ou volta das aulas.

O essencial

Ir morar sozinho pela primeira vez deixa qualquer um muito motivado. A ideia é deixar o novo lar do jeitinho que imaginou, mas nem sempre é possível arrumar tudo de uma vez só.

Em um primeiro momento, compre somente aquilo que é necessário. Pense naquelas coisas básicas que não podem faltar no dia a dia. Depois, vá adequando a decoração aos poucos, colocando aqueles outros itens que você gostaria de ter.

Checklist

Complementando a sugestão acima, pensa naquilo tudo que não pode faltar no seu novo apê. Eletrodomésticos, móveis, utensílios menores como abridores de lata, adaptadores de tomada, extensões elétricas, entre outros. Tome nota destes itens e não deixe de tê-los à sua disposição.

É preciso cozinhar

Comida congelada e macarrão instantâneo todo dia, não dá. Não precisa ser um chef, mas o básico da cozinha vai ser necessário saber. Prepare algumas receitas simples, vá testando temperos, buscando sugestões pela internet. O importante é não passar fome, e de preferência, manter uma alimentação saudável.

Os detalhes

Quando chegar no imóvel, teste as torneiras, tomadas, lâmpadas e portas. Se perceber que algo está fora do ideal, registre e comunique a imobiliária.

É interessante também ter uma trena para medir cômodos, essa é uma maneira de acertar as medidas quando for comprar os móveis, garantindo que eles caberão no ambiente que você escolheu.

De olho nas finanças

Com a nova vida, surgem novos gastos. Portanto, ficar de olho na conta bancária é uma atitude muito prudente. Além das contas fixas, como aluguel, luz, água, internet, etc, é preciso entender que podem ocorrer imprevistos.

Algo simplesmente para de funcionar, ou ainda uma emergência médica. E para isso não virar um grande problema, ter uma reserva é fundamental. Pense muito bem antes de comprar qualquer coisa. Economize no dia a dia.

Organização e limpeza

A partir de agora a nova casa será seu espaço de estudos, mas também será o ambiente onde você irá descansar. Ou seja, o local precisa estar sempre em boas condições. A organização diária é essencial, pois dessa forma seu lar será um ambiente aconchegante, onde você se sente confortável para estudar e realizar quaisquer outras atividades.

Curta o momento

Decidir morar sozinho é ter maturidade para superar desafios e ter muitas novas responsabilidades. Ao mesmo tempo, é um momento muito divertido e incrível da vida de qualquer pessoa.

Então, o melhor a fazer é curtir esta fase e aproveitar cada instante. Convide os amigos para uma visita, faça receitas inusitadas, assista filmes até alta horas.

Faça tudo o que deixa você feliz, afinal, é a sua casa. Só não esqueça de estudar. Nunca!