Certamente você já sabe, mas é sempre bom ressaltar: a qualidade de vida é um dos temas que mais incentivo no dia a dia de quem me acompanha. E, com certeza, uma das áreas que mais contribuem com isso está relacionada ao Morar. Sabe qual é? A decoração! Por isso, acompanhe neste conteúdo algumas pautas sobre como decorar com sustentabilidade é tendência, é bonito e faz bem para o planeta (e para o seu bolso!).

Em primeiro lugar, é interessante falar sobre as vantagens de contar com a sustentabilidade para melhorar e embelezar o seu Morar. Além de deixar a decoração com um toque exclusivo e criativo, ajuda na reutilização de materiais que poderiam ser descartados, dando a eles uma nova utilidade e, claro, gerando economia para o seu bolso.

Então, eu que não perco tempo, já separei algumas dicas para você reinventar a decoração do seu lar de maneira sustentável. Vamos lá?

 

Abajur de garrafas pet com luzes 

Um dos acessórios preferidos da decoração por deixar o ambiente com aspecto mais tranquilo é o Abajur. Existem vários modelos feitos com garrafas pets (e são super práticos de construir).  É bem simples: corte o material pelo meio e acrescente luzes que piscam (como as de Natal) no seu interior. Em poucos minutos você tem uma iluminação personalizada e que se encaixa em cantos mais apagados do ambiente, ostentando uma luz tranquila e uma mensagem sustentável a quem passar por ali. 

 

Vasos de flores sustentáveis 

Há várias maneiras de contribuir com a sustentabilidade através da decoração. Outra alternativa é unir as nossas queridas plantas com materiais reutilizáveis, como garrafas pets, pneus, vidros e potes dos mais variados tipos. Aqui, a sua criatividade quem comanda, tá?  Por exemplo, vasos feitos a partir de garrafões de água mineral, pneus pendurados que servem como suporte para plantas, potinhos grudados na parede formando uma escadinha de vegetação na sua sala… Tudo é válido e sua plantinha vai ficar ainda mais linda.

 

Quadros e relógios de discos de vinil e CD’s

Uma das maiores tendências na decoração sustentável é a utilização de dois materiais que perderam um pouco o uso no dia a dia mas ganharam espaço na decoração sustentável: discos de vinil e CD’s velhos. Hoje, é possível transformar o seu lar com eles espalhados pelas paredes como verdadeiros mosaicos em quadros, transformá-los em lindos relógios ou combiná-los com vasos de plantas pendurados na parede. Retrô e sustentável, ao mesmo tempo.

 

Reutilize tecidos em casa

Uma escolha que contribui muito para a decoração dentro de casa é a reutilização de tecidos antigos ou que você iria descartar. Eles podem ser reutilizados e reaplicados em móveis, cortinas, almofadas, tapetes e muito mais! Quando mais excêntrica for a estampa hoje em dia, melhor! Além disso, essa é uma maneira de diminuir a quantidade de material que iria para o lixo ou que ocuparia espaço no seu armário. 

 

Recicle móveis antigos 

O legal da decoração sustentável é que não precisa inventar algo do zero! Você pode transformar ou dar novas funções para móveis antigos, também. Com uns retoques, uma pequena estante pode virar um suporte para descanso dos pés, já tinha pensado nisso? Uma pequena porta de armário pode ser utilizada como cabides de sacolas, bandejas, cabeceiras e até como mesinha de centro daquela sala super descolada.

 

Que tal introduzir essa maneira mais saudável de viver e se relacionar com o planeta no Morar? Não se esqueça, a imaginação é o seu limite!