O que antes era apenas uma alternativa para alguns trabalhadores, tornou-se uma atitude emergencial. O novo coronavírus (COVID-19) trouxe diversas mudanças para todo o mundo e, juntamente com isso, o isolamento social. Devido à essa pandemia, muitas empresas precisaram abrir mão da tradicional forma de trabalhar, e agora estão diante de uma grande responsabilidade: preservar a saúde e o bem-estar de seus colaboradores, clientes e negócios. 

Mesmo que o formato digital facilite e proporcione inúmeras formas de trabalhar, independente do local em que estivermos, é necessário comprometimento, disciplina e foco. Portanto, é importante que o colaborador consiga ter um espaço adequado para suas atividades. E, para isso se realizar, é fundamental que o seu ambiente esteja propício. Aqui, separei algumas dicas para que você consiga trabalhar da melhor maneira possível!

 

Ache um lugar confortável e crie um ambiente aconchegante

Como o COVID-19 pegou muitas pessoas de surpresa, nem todos tiveram tempo hábil de montar um espaço adequado para trabalhar, por isso muitos improvisaram o que tinham. Diante disso, é importante ter um lugar com uma mesa de trabalho e cadeira aonde sinta-se confortável. Coloque nessa mesa a sua agenda, sua xícara de café e o seu computador. Se for um notebook, tente deixá-lo na altura dos seus olhos. Deixe sobre a mesa só coisas que você usaria no seu ambiente de trabalho, para que não ocorra distrações. Faça desse local o seu escritório. 

Se tiver elementos da natureza e cores que lembrem ambientes naturais, melhor ainda. Além de aumentarem a concentração, também auxiliam na produtividade. Instale um ponto de luz como, por exemplo, um abajur, para clarear o ambiente e as ideias. 

 

Converse com seus familiares sobre o período de home office

Sim! É importante que você tenha um local calmo e sem barulhos. Informe às pessoas que moram com você sobre seus horários de trabalho e solicite que respeitem esse tempo. Mas veja bem, a tendência do home office, muitas vezes, é ficar mais tempo na frente do computador. Por isso, se você faz pequenas pausas no trabalho, como buscar um café ou conversar com alguém, faça isso em casa também. Mas fique atento(a) ao tempo para não se prolongar e acabar atrasando as tarefas. 

Se caso tenha filhos(as), converse com eles(as) sobre a situação e peça para que interrompam o menor número possível de vezes. 

 

Evite as redes sociais

Mesmo trazendo alguns benefícios como a agilidade nas informações, as redes sociais tendem, também, a nos distrair. Portanto, selecione pequenos momentos para usá-las. Não se deixe levar por um feed bonito, ou comentários, porque isso pode acabar te tomando um bom tempo.  

 

Mantenha uma rotina

Assim como você já fazia antes, tente manter uma rotina. Acorde mais cedo do que o habitual e leia um livro, exercite-se em casa, vista-se de forma adequada, tome um bom café da manhã, qualquer coisa que você já fazia antes. 

O importante é você continuar mantendo hábitos saudáveis, que não te prejudiquem durante o período de isolamento. 

 

Fique conectado(a) com os seus colegas de trabalho

É importante que não percamos as nossas conexões com os colegas. Continue perguntando, opinando e mantendo decisões. Fique sempre disposto, pois, mesmo à distância, devemos, agora mais do que nunca, auxiliarmos uns aos outros para que ninguém se prejudique. 

Essas foram algumas dicas para vocês criarem um ambiente mais aconchegante para trabalhar. Fiquem em casa, respeitem o isolamento social e fiquem bem!