Redação

Redação

02/05/2019

Quem sonha em comprar um imóvel, seja para morar ou investir, muitas vezes não tem ideia do valor para colocar a documentação do bem adquirido em dia. Para formalizar a aquisição, essa exigência se faz necessária.

O melhor é pesquisar os valores de tudo para evitar surpresas de última hora! Para te ajudar nisso, preparamos uma lista com as documentações que serão necessárias para a legalização da compra do seu imóvel. Confira:

Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)

O Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é um dos gastos de maior impacto para quem compra imóvel. É um imposto cobrado em todos os casos de transferência de propriedade. Quem arca com essa despesa é o futuro proprietário, ou seja, aquele que vai comprar o apartamento, a casa ou o terreno. O valor a ser pago em ITBI varia de acordo com o valor do imóvel e de cidade para cidade. A recomendação, para evitar sustos na hora de pagar o imposto, é verificar o valor cobrado diretamente na prefeitura.

Confira Imóveis para comprar em Porto Alegre

Confira Imóveis para alugar em Porto Alegre

Registro de Compra em Cartório

Outro documento exigido na transferência de propriedade e de suma importância é o Registro de Compra em Cartório. É ele que transfere oficialmente a propriedade do vendedor para o comprador. O valor varia de estado para estado e obedece faixas de preço de acordo com o valor do imóvel.

Escritura

A escritura é outro documento fundamental! Ela representa o contrato de compra e venda. O valor a ser pago varia de acordo com o preço do imóvel e localização. Dica importante: para que os gastos com documentação não fiquem tão caros, eles podem ser incluídos no financiamento bancário do imóvel. No total, os valores com todos os trâmites legais podem chegar a até 5% do custo do imóvel, em média.

Dica final para economizar na documentação do imóvel

Apesar de muita gente não saber, a legislação permite um desconto de 50% no custo de registro e na escritura para aquisição do primeiro imóvel pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH). É uma boa dica para economizar nos custos obrigatórios exigidos! Vale a pena pesquisar sobre esse benefício para pagar menos.

E não esqueça: organizar toda a documentação é essencial para evitar problemas futuros ou até mesmo questionamentos judiciais. Para mais informações sobre essa etapa na aquisição do imóvel, entre em contato com a Auxiliadora Predial! Ficaremos felizes em tirar as suas dúvidas e ajudá-lo nessa etapa.

Fonte: Zap Imóveis

Compartilhe

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Artigos

Relacionados

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade