Quais as despesas com documentação na compra de imóvel?

auxiliadora
Redação

Redação

Tempo de leitura: 2 minutos

Quem sonha em comprar um imóvel, seja para morar ou investir, muitas vezes não tem ideia do valor para colocar a documentação do bem adquirido em dia. Para formalizar a aquisição, essa exigência se faz necessária.
O melhor é pesquisar os valores de tudo para evitar surpresas de última hora! Para te ajudar nisso, preparamos uma lista com as documentações que serão necessárias para a legalização da compra do seu imóvel. Confira:

Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)

O Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é um dos gastos de maior impacto para quem compra imóvel. É um imposto cobrado em todos os casos de transferência de propriedade. Quem arca com essa despesa é o futuro proprietário, ou seja, aquele que vai comprar o apartamento, a casa ou o terreno. O valor a ser pago em ITBI varia de acordo com o valor do imóvel e de cidade para cidade. A recomendação, para evitar sustos na hora de pagar o imposto, é verificar o valor cobrado diretamente na prefeitura.

Registro de Compra em Cartório

Outro documento exigido na transferência de propriedade e de suma importância é o Registro de Compra em Cartório. É ele que transfere oficialmente a propriedade do vendedor para o comprador. O valor varia de estado para estado e obedece faixas de preço de acordo com o valor do imóvel.

Escritura

A escritura é outro documento fundamental! Ela representa o contrato de compra e venda. O valor a ser pago varia de acordo com o preço do imóvel e localização. Dica importante: para que os gastos com documentação não fiquem tão caros, eles podem ser incluídos no financiamento bancário do imóvel. No total, os valores com todos os trâmites legais podem chegar a até 5% do custo do imóvel, em média.

Dica final para economizar na documentação do imóvel

Apesar de muita gente não saber, a legislação permite um desconto de 50% no custo de registro e na escritura para aquisição do primeiro imóvel pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH). É uma boa dica para economizar nos custos obrigatórios exigidos! Vale a pena pesquisar sobre esse benefício para pagar menos.

E não esqueça: organizar toda a documentação é essencial para evitar problemas futuros ou até mesmo questionamentos judiciais. Para mais informações sobre essa etapa na aquisição do imóvel, entre em contato com a Auxiliadora Predial! Ficaremos felizes em tirar as suas dúvidas e ajudá-lo nessa etapa.

Fonte: Zap Imóveis

4.7/5 - (8 votes)

Compartilhe

Envie por E-mail
Envie por Whatsapp
Envie por Facebook
Envie por Linkedin

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade