Redação

Redação

24/04/2020

Aqui no blog, a economia é um tema frequente. Ainda mais no momento atual, em que economizar é uma tarefa essencial para todos. Por isso, quero conversar sobre um recurso que é utilizado todos os dias: a água. Abordando maneiras de consumí-la de forma consciente e econômica. 

 

A água em números

Existem diversas maneiras de incentivar a economia no consumo de água. Uma das melhores envolve analisar, através dos números, o impacto que uma simples torneira desligada pode fazer no seu dia a dia. 

Quer um exemplo? Ao escovar os dentes, por alguns minutos com a água escoando, são gastos 12 litros de água. Se você fechar a torneira e usar água apenas para molhar e enxaguar a escova e, além disso, reservar uma pequena quantidade para bochechar em um copo, será gasto apenas meio litro. Que diferença, né?

O primeiro passo para adotar um comportamento mais consciente é introduzi-lo aos poucos, em sua rotina. Com essa etapa já presente em sua rotina, os outros passos ficarão mais acessíveis de realizar. 

 

Água da chuva para tarefas básicas

Você precisa de água para lavar a casa? Molhar as plantas internas? Esse é o momento ideal para reutilizar a da chuva! Uma simples mangueira ligada por 15 minutos desperdiça cerca de 280 litros de água. 

 

Banho consciente

Às vezes, a gente esquece do mundo embaixo do chuveiro. Suas contas e o mundo podem sentir esse impacto. Uma forma muito eficaz de reduzir o consumo nesse momento é seguir estes passos: ligue o chuveiro, molhe o corpo, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra novamente o chuveiro para finalizar. Estima-se que o consumo cai de 180 para 48 litros com esse método. 

 

Procure por possíveis vazamentos 

Não deixe que pingos pesem na sua consciência. Neste caso, se você não ficar de olho, só vai descobrir quando sua conta estiver nas alturas,e uma grande quantidade de água ter sido desperdiçada. Um buraco de dois milímetros no encanamento desperdiça cerca de três caixas d’água de mil litros.

 

Fique atento aos pingos das torneiras

Uma situação que é bastante comum no cotidiano das pessoas: o mau funcionamento das torneiras. Mesmo quando fechadas, algumas ainda continuam pingando água. Você sabia que, no período de 12 meses, elas desperdiçam em média 16 mil litros nessa situação? Além disso, a dica é procurar mangueiras automáticas, que ligam e desligam de acordo com o sensor de movimento das mãos.

 

Lave as louças de forma consciente

É recomendável não fazer o processo de lavar as louças com a torneira aberta o tempo todo. Essa forma de lavagem desperdiça até 105 litros de água potável. O correto é ensaboar a louça com a torneira fechada e, depois, enxaguar tudo de uma vez só. 

São pequenas medidas como essas que fazem a diferença não só no seu bolso, mas para o futuro dos nossos recursos naturais. E mais, adote essas medidas e também repasse-as para sua família, filhos(as) e amigos(as), assim, todos preservam o meio ambiente. 

Compartilhe

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Artigos

Relacionados

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade