Redação

Redação

07/05/2019

Localizado no bairro Floresta, o Vila Flores é um complexo arquitetônico situado na Rua São Carlos, esquina com a Rua Hoffmann, projetado em 1928 pelo arquiteto Joseph Franz Seraph Lutzenberger. Atualmente, após restauração e revitalização, passou a abrigar o Vila Flores, centro cultural que visa fomentar a economia criativa do 4º Distrito de Porto Alegre.
Quer saber mais sobre esse espaço de atividades criativas que está agitando a vida cultural de Porto Alegre? A Auxiliadora Predial conta pra você. Confira!

História do bairro Floresta

Vila Flores: um espaço de resistência cultural e criativa em Porto Alegre

Durante a década de 40, o bairro Floresta representava a modernidade, simbolizada por largas vias asfaltadas e por um conjunto arquitetônico art déco.  Depois de um período de valorização, o que era uma ascendente região industrial e também um centro residencial de classe média oriundo de imigração alemã, principalmente, tornou-se, através de reformas urbanas, uma zona esvaziada de habitantes e com fábricas migrando para outras regiões da cidade.
Nos últimos anos, foi articulado um forte movimento de revitalização do 4º Distrito que abriga os bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Humaitá e Farrapos. Assim, incentivos públicos estão sendo dados a empresas com base tecnológica, inovadora e de economia criativa que desejam se instalar no 4º Distrito.

Surgimento do complexo cultural Vila Flores

Vila Flores: um espaço de resistência cultural e criativa em Porto Alegre

Dentro desse contexto de revitalização da região, surge a iniciativa de instaurar um centro cultural no Vila Flores assim criou-se a Associação Cultural Vila Flores, uma associação sem fins lucrativos que é responsável pela programação do espaço e pelo estabelecimento de relações junto ao poder público, à iniciativa privada e à sociedade. Com isso, o Vila Flores visa a estimular a realização de atividades socioculturais.

Programação

No Vila Flores, existe espaço para artistas e empreendedores criativos alugarem sítios de trabalho. A agenda conta com atividades ligadas às artes, cultura, educação, empreendedorismo e arquitetura e urbanismo. Durante os finais de semana, a programação do local fica cheia com feiras de arte, gastronomia e cultura, festas, shows musicais e encontros educacionais. Fique ligado na agenda aqui.

No radar cultural de Porto Alegre, o bairro Floresta se tornou um lugar desejado para morar. A Auxiliadora Predial tem excelentes opções para aluguel e compra no bairro.

Compartilhe

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Artigos

Relacionados

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade