Redação

Redação

24/01/2024

A primeira vista, você nota prédios altos dividindo espaços com quarteirões de casa; áreas verdes e um comércio intenso. Porém, basta se aprofundar na história da região, para entender o motivo do bairro Santana em São Paulo ser um excelente endereço para o seu futuro lar.

Neste artigo, você vai conhecer 6 motivos para morar no bairro Santana, que vão desde sua história até as opções de lazer e a atmosfera única que atrai moradores e visitantes. 

1. Santana é um bairro com muita história

Estamos falando de um dos bairros mais antigos e nobres da Zona Norte de São Paulo. Sua história começa em 1560, pelo padre José Anchieta, quando a região ainda era a Fazenda Sant’Ana, uma propriedade dos jesuítas. 

Ao longo dos anos, acontecimentos históricos costuraram o que conhecemos hoje como o bairro Santana. Foi nessa região que José Bonifácio escreveu o manifesto paulista, colaborando com a declaração do Dia do Fico, um momento de extrema importância para a independência do Brasil. 

Por muitos anos, Sant’Ana foi considerada a fazenda mais importante da cidade de São Paulo, até que em 1782, passou oficialmente a ser Santana, um bairro que fica na Zona Norte da maior metrópole da América Latina.

2. É um dos polos comerciais mais importantes de São Paulo

O bairro Santana conquistou sua reputação como um dos maiores polos comerciais de São Paulo, graças a uma combinação de fatores importantes: localização estratégica, facilidade de acesso e uma infraestrutura eficiente. 

A presença de grandes shoppings, aliada à diversidade de estabelecimentos comerciais, atrai consumidores interessados nos mais diversos segmentos de mercado, reforçando ano após ano que Santana é um ponto central para o comércio da zona norte de São Paulo. 

Entre os shoppings da região está o Center Norte, o maior e mais conhecido da região. Apesar de ficar, oficialmente, no bairro Vila Guilherme, o complexo está bem ao lado e oferece fácil acesso aos moradores de Santana. 

Ele oferece uma variedade de lojas, restaurantes, serviços e muitas opções de entretenimento. Além dele, os moradores da região também contam com o  Santana Parque Shopping, que se destaca não apenas pela diversidade de lojas, mas também pela arquitetura moderna e pelas opções de lazer oferecidas.

Esses shoppings não só atendem às necessidades de compras dos moradores locais, mas também atraem visitantes de outras partes da cidade em busca de variedade e qualidade.

3. O bairro entrega mobilidade aos moradores e visitantes

O bairro é atravessado por algumas das principais vias da região norte da cidade. A Avenida Braz Leme, por exemplo, é uma das artérias mais importantes, conectando Santana a outros bairros, possibilitando o acesso rápido à Marginal Tietê.

Essa via não só facilita o deslocamento dentro do bairro, mas também serve como um elo essencial para quem precisa se deslocar para outras áreas de São Paulo.

Outra via muito importante em Santana é a Avenida Cruzeiro do Sul, que corta o bairro e contribui para a conectividade com outros pontos da cidade. Essas vias bem estruturadas não apenas facilitam o trânsito de veículos, mas também oferecem espaços para que pedestres e ciclistas possam se locomover pela cidade. 

Não podemos esquecer das linhas de metrô e ônibus presentes no bairro. Por exemplo, a Linha Azul do Metrô de São Paulo conta com as estações Santana e Carandiru, sendo uma alternativa rápida e eficiente para os deslocamentos na cidade.

Essa ligação direta ao metrô facilita a vida dos moradores, permitindo que alcancem diferentes regiões da metrópole sem depender exclusivamente de veículo próprio ou carros de aplicativo. 

6 motivos para morar no bairro Santana em São Paulo

Avenida Nova Cantareira, em Santana, São Paulo. Créditos: Laciportbus

4. Educação e cultura em Santana

Nem só de destaques na área comercial vive Santana. A educação é outro tópico de extrema importância no bairro, que é referência na zona norte de São Paulo. 

A região oferece aos seus moradores escolas públicas e privadas bem avaliadas, que vão desde a educação infantil até o ensino médio. Além de universidades e bibliotecas públicas, para que os alunos possam ter acesso à educação e informação do começo ao fim da vida. 

A Etec Parque da Juventude é um exemplo que merece destaque. Inaugurada em 2007, o espaço oferece cursos técnicos e profissionalizantes gratuitamente para os moradores de Santana e demais bairros da cidade. Assim como as unidades do Senac, Sesc e Sesi, que têm também forte atuação na região. 

5. O lazer é muito bem vindo

Engana-se quem pensa que o agito do bairro acontece só durante o expediente do comércio. Santana ganha ainda mais vida quando o sol se põe. Repleto de bares movimentados, como o Bar Brahma Aeroclube e o conhecido Bar do Justo. 

O Parque da Juventude, um dos maiores da cidade, impressiona quem ainda não conhece sua estrutura com quadras esportivas, pista de skate, playground e muito mais. O Sesc Santana também ganha destaque, proporcionando uma programação cultural intensa, que inclui teatro e shows musicais.

Por estar localizado em uma região estratégica da cidade, o bairro Santana tem fácil acesso ao Sambódromo do Anhembi, Expo Center Norte, Pinacoteca de São Paulo e ao Mercado Municipal de São Paulo. Garantindo diversão e entretenimento para muitos gostos e estilos. 

6. Santana oferece fácil acesso à saúde

Santana é uma região privilegiada por abrigar diversas instituições de saúde que proporcionam atendimento de alta qualidade aos moradores. Entre essas, o Hospital São Camilo, um dos mais conhecidos e importantes da região, se destaca por sua excelência no atendimento médico e infraestrutura moderna. 

O bairro também conta com a presença de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que garante cuidados emergenciais a toda população do bairro, oferecendo  atendimento rápido e entrega gratuita de medicamentos aos pacientes. 

Outros serviços como clínicas médicas especializadas, laboratórios, farmácias, centros de tratamentos e terapias estão presentes no bairro.

Conheça as opções de imóveis no bairro Santana

Bons motivos para escolher o bairro Santana em São Paulo, não faltam, mas que tal agora conhecer melhor essa região tão importante para a história da cidade? 

Conte com a experiência e os serviços de um profissional do mercado imobiliário, afinal, ninguém melhor que uma pessoa especialista para encontrar o imóvel perfeito, seja para alugar ou comprar, em Santana, São Paulo. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações. 

Créditos da capa: Pedu0303

Compartilhe

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Artigos

Relacionados

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade