Redação

Redação

22/11/2022

Pensando em se mudar ou investir em imóveis na capital gaúcha, mas ainda não sabe qual a melhor localização? Veio ao conteúdo certo! Conheça o bairro Menino Deus, em Porto Alegre, e suas atrações, pontos fortes e as principais vantagens que ele oferece. 

Primeiro de tudo, é importante ressaltar que estamos falando de um daqueles bairros mais antigos e nobres de Porto Alegre, que guarda parte da história regional. 

Portanto, prepare-se para uma viagem no tempo e na trajetória de um bairro versátil e pronto para abraçar famílias, negócios e pessoas de todas as idades.

 

Bairros que valem o investimento em Porto Alegre - Auxiliadora Predial

 

Bairro Menino Deus, em Porto Alegre

Localizado na região Centro-Sul de Porto Alegre, o bairro Menino Deus foi oficializado em 1959, mas é um dos mais antigos da capital.  Desde as primeiras casas que surgiram na região, até hoje, é possível observar uma arquitetura comum de imóveis bem estruturados, de 2 ou 3 dormitórios.

Localizado perto da Orla, proporciona também fácil acesso a diversos supermercados, bancos, padarias, escolas e diversos outros serviços essenciais. É neste bairro que se encontra um dos hospitais mais tradicionais de POA, o Hospital Mãe de Deus que, desde 1979, oferece inovações em saúde, diagnósticos e tratamentos. 

Mas para falarmos do bairro hoje em dia, precisamos, antes, mergulhar em sua história que começa lá nos primórdios, quando foi batizado de Menino Deus. O título veio graças à devoção dos portugueses, que ali viviam na época, ao menino Deus. Por essa razão também foi construída uma capela com o mesmo nome, demolida em 1970.

Desde essa época o bairro atraía olhares e se mostrava como o destino dos sonhos de muitos moradores. Palco de eventos religiosos, era também uma região agitada devido ao hipódromo Prado Rio-Grandense (1881-1909) e ao Estádio dos Eucaliptos.

Durante a década de 40 a região passou por uma grande reforma devido aos alagamentos que aconteceram na época. A situação provocava inundações até mesmo em bairros vizinhos e foi a partir daí que se criou a região onde hoje é o Parque Marinha do Brasil.

 

Leia também:

Bom Fim: conheça os encantos deste bairro de Porto Alegre

Qualidade de vida: conheça o bairro Rio Branco, em Porto Alegre

Guia de bairro: conheça a Cidade Baixa, em Porto Alegre

 

7 pontos fortes do bairro

Agora que você já conhece um pouco da história do Menino Deus, pode estar se perguntando, mas por que vale a pena considerá-lo como destino em Porto Alegre?

Para te ajudar a  responder essa pergunta, reunimos 7 pontos fortes do bairro que com certeza te farão colocá-lo na sua lista de lugares preferidos.

 

Menino Deus: conheça 7 razões para investir ou morar no bairro

 

1 – Fica perto da Orla de Porto Alegre

É claro que a primeira coisa que devemos ressaltar é que o bairro fica a poucos metros de distância da famosa Orla do Guaíba. 

Todo porto-alegrense tem uma boa memória às margens da Orla, seja de uma caminhada nas manhãs de domingo ou um final de tarde com um belo pôr do sol. 

Fato é: a região já faz parte de um dos cartões-postais da capital gaúcha. 

Já imaginou sair para caminhar e ter a chance de observar as águas calmas do Lago Guaíba enquanto respira o ar puro de quem se conecta com a natureza? 

Um privilégio que muitos podem ter, inclusive você!

 

2 – Conta com um dos parques mais importantes da cidade

Logo em frente à Orla, temos também um dos parques mais importantes de POA, reconhecido nacionalmente, é o Parque Marinha do Brasil. O espaço ideal para a prática de esportes ao ar livre, conta com quadras de futebol, tênis, vôlei, basquete, pistas de skate, patinação, ciclismo e muito mais. 

Destino ideal para quem quer se desconectar um pouco e focar em uma atividade física para animar a rotina. Além disso, o parque conta com uma fauna rica em espécies como quero-quero, bem-te-vi, joão de barro, pica-pau do peito amarelo e mais. 

Um verdadeiro recanto de natureza, tranquilidade e qualidade de vida a poucos passos de casa!

Também vale ressaltar outros parques e praças do bairro que são ótimos passeios, entre eles:

  • Parque Maurício Sirotsky Sobrinho/Parque da Harmonia;
  • Praça Lupicínio Rodrigues;
  • Praça Menino Deus. 

Além de opções culturais como a Feira da Cultura Ecológica que acontece todos os sábados de manhã e é uma das mais frequentadas da região.

 

Menino Deus: conheça 7 razões para investir ou morar no bairro

 

3 – Excelente vizinhança

Mas quando o assunto é boa vizinhança, não é só de natureza que estamos falando. O bairro também conta com ruas tranquilas, proporcionando aos moradores mais segurança e calma no dia a dia. 

Visando manter a pacificação, a Secretaria Municipal de Segurança constantemente realiza operações de reforço à segurança, sempre focadas no combate de ações criminosas. Para isso, contam com a ajuda da população local que pode realizar denúncias pelos telefones 153 e 156 de forma anônima e gratuita.

 

4 – Reúne mais de 27 instituições de ensino

Um outro ponto que chama a atenção daqueles que passam pelo Menino Deus é a quantidade de instituições de ensino presentes na região: são mais de 27. 

Isso inclui todas as idades, desde creches, escolas primárias, de ensino médio e faculdades. Dentre elas a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a Famed (Faculdade Menino de Deus).

São inúmeros cursos e diversas opções de carreira, tudo pensando na facilidade de locomoção e conforto de rotina. Já imaginou morar a poucos minutos da escola dos seus filhos ou da faculdade, sem precisar passar horas no trânsito?

 

5 – Comércio diversificado

O que uma região precisa para ser ainda mais completa? Um bom comércio, de fácil acesso. 

Duas de suas principais avenidas, a Bastian e a Getúlio Vargas trazem diversos estabelecimentos que com certeza farão parte do seu dia a dia. Assim como dois dos principais shoppings de Porto Alegre, Barra Shopping e Praia de Belas.

Ótima região para fazer compras, comer em lugares diferentes e conhecer novos comércios.

 

Menino Deus: conheça 7 razões para investir ou morar no bairro

 

6 – Próximo ao Centro Histórico

Mas ao mesmo tempo que oferece uma proximidade com a natureza e com a modernidade dos shoppings, o Menino Deus também traz uma boa dose de história.

Próximo ao Centro Histórico de Porto Alegre, ele possibilita, a poucos quilômetros de distância, mergulhar na trajetória da capital. 

Além da arquitetura única e impecável, conta com alguns pontos turísticos que sempre valem a visita, dentre eles: 

  • Catedral Metropolitana de POA, uma obra que começou a ser construída em 1921, conhecida por sua cúpula de 65 metros de altura do chão.
  • Logo aos arredores da Catedral, não deixe de apreciar a praça considerada o coração da cidade. 
  • Theatro São Pedro que, além de oferecer ótimos espetáculos e um delicioso café, proporciona a vista de um prédio neoclássico de 1858. 
  • Museu de Direitos Humanos do Mercosul, conta com um grande memorial do Rio Grande do Sul, Santander Cultural e mais, tombado em 1980. 
  • Museu de Artes do Rio Grande do Sul (MARGS), um dos mais importantes espaços culturais do Estado. 

Esses são apenas cinco dos diversos museus, edifícios históricos e experiências que você pode encontrar por lá. 

 

7 – Bairro bem valorizado

Com tudo e mais um pouco, é claro que o Menino Deus é um dos bairros mais valorizados da cidade. Portanto, é uma excelente oportunidade de investir, seja em imóveis ou espaços comerciais. 

No último ano, foi uma das regiões em que mais alugamos imóveis e a procura segue sendo constante. Famílias que buscam saúde, qualidade de vida e mais acesso à cultura e lazer, encontram o Menino Deus como o destino feito sob medida para suas necessidades. 

 

8 – Ótimo para investir e empreender

Especialmente quando falamos em comércios alimentícios, como restaurantes, lanchonetes e supermercados, o bairro é uma ótima oportunidade. Apesar de já contar com um comércio diverso, está em constante expansão e sempre aberto para inovações. 

Com um público de variadas faixas etárias, é uma região valiosa para múltiplos nichos.

 

Mas, afinal, por que morar em POA?

Oficialmente fundada em 1772, Porto Alegre é a última capital do Sul do país e, segundo o IBGE, tem 496km² e mais de 1,4 milhão de moradores. 

Com um clima subtropical úmido e estações do ano bem definidas, a capital gaúcha é o melhor destino para quem busca o melhor dos dois mundos: qualidade de vida e acessibilidade que apenas grandes centros oferecem. 

Considerada um dos 50 municípios do Brasil com melhor índice de desenvolvimento humano, é referência em qualidade de vida, longevidade, saúde e distribuição de renda. 

Além disso, traz pontos altos para quem busca se estabelecer na cidade, com uma taxa de desemprego que apresenta queda desde 2021 e diversas oportunidades em múltiplos mercados. 

 

E aí, pronto para desembarcar de vez em Porto Alegre? Confira aqui as melhores oportunidades imobiliárias para alugar ou comprar imóvel no Menino Deus.

 

Não vá embora sem ler também este conteúdos que vão te ajudar nesse processo de mudança:

Como comprar um imóvel: 7 formas de garantir a casa própria

5 tipos de imóveis que são tendência

Compartilhe

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Artigos

Relacionados

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade