Redação

Redação

19/03/2024

Imagine um lugar onde a natureza reina absoluta, com paisagens de tirar o fôlego e um ritmo de vida tranquilo, perfeito para quem busca paz e reconexão. Esse lugar é São Francisco de Paula, um paraíso na Serra Gaúcha que vem conquistando cada vez mais adeptos da vida slow living.

Um termo emprestado da língua inglesa que nada mais é do que aproveitar o ritmo calmo de uma vida mansa. Com muito conforto, segurança, e tudo que é necessário para se ter maior qualidade de vida. Continue a leitura e conheça um pouco mais sobre a história, os encantos e a vida em “São Chico”.

Um pouco da história de São Francisco de Paula (RS)

Com mais de 3 séculos de existência, a história da cidade remonta ao final do século XVII. Foi por volta de 1745 que o capitão de ordenanças Pedro da Silva Chaves doou terras para a construção de uma igreja dedicada a São Francisco de Paula, santo de sua devoção e que originou o nome do local. 

No entanto, foi só em 1852, que o povoado foi elevado à freguesia, algo semelhante ao que, hoje, chamamos por distrito. Em 1878, foi elevado a município com o nome de São Francisco de Paula de Cima da Serra. Em 1903, o município se expandiu e anexou os distritos de Campo Bom, Lageado, São Marcos e Criúva.

Foi em 1944 que o nome do município foi simplificado para São Francisco de Paula, como conhecemos na atualidade. Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, a cidade possui cerca de 22 mil habitantes e sua economia se baseia na agricultura, pecuária, turismo e indústria.

Desacelere e viva melhor em São Francisco de Paula (RS)

Lago São Bernardo, em São Francisco de Paula (RS). Créditos: Junior Rodrigues

Onde fica São Francisco de Paula (RS)?

São Francisco de Paula fica na Serra Gaúcha, no estado do Rio Grande do Sul. A cidade está localizada na região nordeste do estado, entre o Parques Nacional de Aparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral, e entre as cidades de Gramado e Porto Alegre.

Com uma localização privilegiada, a cidade é conhecida por suas belas paisagens, atividades de ecoturismo e clima frio. Inclusive, o que já permitiu cenários deslumbrantes, com a presença de neve em São Francisco de Paula (RS) durante as épocas mais frias do ano.

A cidade vizinha mais próxima é Canela, que fica localizada a 36 km de São Francisco de Paula, seguido por Gramado a 44 km. Também não fica distante da capital, com cerca de 120 km de distância até Porto Alegre. Pela capital gaúcha, há como chegar em São Francisco de Paula (RS) via três rotas principais, BR-116, RS-239 ou RS-020, levando pouco menos de duas horas de viagem.

São Francisco de Paula, uma das joias mais belas da Serra Gaúcha

“São Chico”, como é carinhosamente chamada, está inserida na deslumbrante paisagem da Serra Gaúcha, marcada por suas montanhas cobertas por matas de araucárias, arroios cristalinos e vales deslumbrantes. O clima ameno e agradável proporciona um ambiente perfeito para atividades ao ar livre durante todo o ano.

Para as pessoas que amam o contato com a natureza, a temperatura em São Francisco de Paula (RS) cria diversas oportunidades únicas. Há desde as opções aconchegantes, como as pousadas localizadas em áreas próximas à Reserva Ecológica, lagos cristalinos com paisagens de tirar o fôlego, além de museus, prédios históricos e parques.

Mas também existem diversas alternativas para os mais aventureiros: trilhas na Serra Gaúcha, dezenas de cachoeiras, inclusive localizadas em parques com espaço para camping. Tudo para aproveitar o melhor das belezas naturais da região com muita diversão e segurança.

Para quem busca o que fazer em São Francisco de Paula (RS), há sempre um destino emocionante. Seja explorar os parques naturais, desfrutar de um passeio tranquilo, há sempre algo novo e emocionante para descobrir na cidade. Rapel, escalada e observação de pássaros são algumas das atividades favoritas de ecoturismo na região.

Desacelere e viva melhor em São Francisco de Paula (RS)

Templo budista tibetano em São Francisco de Paula (RS). Créditos: Helen Campos

Como é viver em São Francisco de Paula?

Imagine acordar com o canto dos pássaros e o aroma de pinheiros frescos no ar. Em São Francisco de Paula, a natureza se integra à vida cotidiana, proporcionando um ritmo calmo e paisagens que acalmam a alma.

As ruas tranquilas convidam a caminhadas relaxantes, enquanto os parques e trilhas oferecem oportunidades para se conectar com a beleza natural da Serra Gaúcha. Cachoeiras cristalinas, cânions imponentes e campos verdejantes compõem a paleta de cores que define o cenário bucólico da cidade.

A hospitalidade do povo gaúcho é outro aspecto marcante da vida em São Francisco de Paula. A comunidade acolhedora faz com que você se sinta em casa, seja em um café local, em um evento cultural ou simplesmente conversando com os vizinhos.

No centro da cidade, você encontrará tudo o que precisa para o dia a dia: supermercados, farmácias, lojas e restaurantes. A infraestrutura é completa, com escolas, hospitais e serviços básicos que garantem uma vida confortável.

Um fator importante a considerar é que o mercado de trabalho pode ser mais limitado comparado a regiões mais urbanas e próximas da capital, especialmente para algumas áreas de trabalho. Se você busca oportunidades em nichos específicos, é importante pesquisar com antecedência.

No entanto, se você busca um refúgio para se conectar com a natureza, viver um ritmo mais calmo e apreciar a hospitalidade do povo gaúcho, a cidade pode ser o lugar ideal para você. Aproveite e confira as opções de imóveis disponíveis para comprar em São Francisco de Paula com a Auxiliadora Predial.

Créditos da capa: Kelly da Silva

Compartilhe

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Artigos

Relacionados

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade