Redação

Redação

26/02/2024

Vender um imóvel pode ser um processo um pouco lento. Encontrar o comprador, ter a aprovação da documentação, do crédito, etc. Tudo isso pode atrasar um pouco os seus planos e deixar o imóvel a ser vendido vazio. Uma boa solução nesse caso é alugar enquanto espera a venda. Já pensou nisso? 

Se isso já passou ou não pela sua cabeça, saiba que esse artigo é para você! Continue a leitura e conheça os 5 motivos que vão convencer você a lucrar tanto nos cenários de locação como na venda de um imóvel residencial ou comercial. 

Tem um imóvel à venda e nada de compradores interessados. E agora?

Por mais que o mercado imobiliário seja uma das frentes econômicas que mais cresce no Brasil, ainda é comum acontecer a demora na venda de alguns imóveis, até mesmo os que estão vagos e em bom estado de conservação. 

São inúmeros motivos que levam a isso, seja pela localização; dificuldade na liberação do crédito para o financiamento; falta de uma divulgação adequada ou simplesmente porque não é o momento certo. A vida vai acontecendo e seu imóvel segue sem interessados em compra. 

O que fazer para lucrar nesse período até a conclusão da venda? Separamos 5 argumentos que vão te convencer a alugar enquanto espera a venda do seu imóvel. Acompanhe. 

1. O dinheiro entra mais rápido

O aluguel é muito bem visto por muitos proprietários de imóveis. Afinal, ele é sinônimo de renda extra mensal, que pode ser muito bem vinda no orçamento de quem aguarda pela venda. 

Muitos investidores, especialmente os que apostam em formas mais tradicionais como o mercado imobiliário, compram imóveis para alugar e contam com uma remuneração fixa ao longo dos anos. 

Essa é uma boa opção para os proprietários que buscam por formas mais rápidas de ganhar dinheiro a curto prazo, enquanto se prepara para o momento da venda, onde o valor negociado é muito maior e você ganha mais opções de como investir esse dinheiro, seja em aplicações, compra de ações ou na compra de novas propriedades. 

2. Imóvel vazio é sinônimo de prejuízo

Um apartamento, casa ou espaço comercial vazio, além de não gerar lucros, passam a ser também fonte infinita de dinheiro que não volta mais. 

Isso acontece porque os custos com IPTU, manutenção, taxa mínima de luz, água, condomínio, e em alguns casos, despesas com jardinagem e piscina, não deixam de existir com o imóvel vazio e esses custos acabam ficando a cargo do proprietário. 

Vale ressaltar que um imóvel vazio e sem manutenção pode aparentar abandonado, e além de não atrair pessoas interessadas em compra, acaba desvalorizando sua propriedade. 

Portanto, podemos considerar que alugar enquanto espera a venda de um imóvel é uma saída interessante (e até mesmo inteligente) para economizar com os custos de manutenção e ainda deixar seu imóvel em ótimas condições de uso. 

Vale a pena alugar enquanto espera a venda de um imóvel?

3. Você pode anunciar o mesmo imóvel para locação e venda

Uma escolha não elimina a outra. Você pode divulgar o seu imóvel para as duas finalidades ao mesmo tempo: aluguel ou venda. Caso o imóvel seja alugado antes, além da renda mensal que entrará em sua conta e da manutenção em dia, você ainda pode seguir com os anúncios de vendas, mesmo com o imóvel ocupado por um inquilino. 

Nesses casos é necessário que todos os envolvidos na locação sejam informados do interesse de venda e também, a inclusão de uma cláusula no contrato afirmando que todos estão cientes desse fato. Esse processo é um direito garantido pelo artigo 27 da Lei 8.245/91

As visitas das pessoas interessadas em comprar um imóvel devem ser permitidas pelo inquilino, desde que avisadas pela imobiliária responsável com no mínimo 2 dias de antecedência.

Caso o imóvel seja vendido, o novo proprietário pode escolher se mudar para a casa ou apartamento, nesse caso o locatário tem 90 dias para a desocupação ou pode decidir seguir com a locação com o mesmo inquilino, desde que as mudanças contratuais sejam feitas. 

Leia também:


Como comprar um imóvel: 7 formas de garantir a casa própria

Pensando em comprar imóvel? Veja o que levar em consideração

Financiar ou alugar: o que é melhor para você?

4. Alugar é mais rápido que vender

As imobiliárias são grandes vitrines para o seu imóvel. Seja nos atendimentos presenciais ou pelo site, os interessados em alugar ou comprar uma casa própria, recorrem a esse serviço quando buscam pelo lar dos seus sonhos. 

Se o seu imóvel está disponível nos canais de mídia das imobiliárias, as chances de você encontrar um comprador ou inquilino é muito maior. E é esse processo que faz os contratos por locação serem mais rápidos que os de venda, já que geralmente, a procura por aluguel tende a ser maior que interessados em compra. 

Esse serviço é interessante para o proprietário pela praticidade, já que todo serviço de divulgação e demais trâmites legais e burocráticos que envolvem a locação ou venda de um imóvel é de responsabilidade da imobiliária.

Vale a pena alugar enquanto espera a venda de um imóvel?

5. O tempo valoriza o imóvel

Imóveis valorizam com o tempo, em especial aqueles que ficam localizados em bairros novos e passam a valer mais com a chegada de escolas, comércios, serviços médicos, parques públicos, arborização e demais benfeitorias feitas na região. 

Se você comprou um imóvel na planta em um bairro mais afastado, pode disponibilizar para locação assim que pegar as chaves, dessa forma é possível garantir uma rentabilidade mensal e ainda aguardar o aumento do valor da propriedade com o passar dos anos, para posteriormente, quando você julgar ser o momento certo, vender e lucrar ainda mais. 

Já decidiu alugar o seu imóvel parado?

Se você possui um imóvel parado esperando pelo momento de venda, a essa altura já entendeu que está perdendo dinheiro. Considere mudar os planos este ano e lucrar um pouco todos os meses enquanto espera o momento ideal para fazer uma boa negociação de venda. 

Um imóvel com inquilinos é sinônimo de valorização, claro, desde que as manutenções necessárias sejam feitas a tempo. Nos casos em que a propriedade é  administrada por imobiliárias é muito mais fácil, já que esses ajustes e consertos de danos causados pelo uso ou tempo são de responsabilidade dos administradores do imóvel. 
O imóvel que você tem disponível conta com a divulgação e administração de uma imobiliária? Considere a contratação desse serviço. E se você quer receber mais dicas do universo imobiliário, acompanhe o nosso blog e fique por dentro de tudo!

Compartilhe

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Artigos

Relacionados

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade