Redação

Redação

17/11/2022

Petrópolis está localizada em uma região privilegiada de Porto Alegre: a Zona Norte da cidade. Lar de diversos pontos históricos e, ainda assim, de diversos empreendimentos modernos, de alto padrão. O bairro é ideal para quem busca tranquilidade, sem abrir mão de experiências gastronômicas e uma vida noturna bem interessante.

Vizinho próximo da Zona Bela Vista, e do Três Figueiras, possui grande variedade de comércio, agradando a todos os gostos, ao longo de uma das principais avenidas da capital: a Avenida Protásio Alves.

Antes de falarmos um pouco mais sobre tudo o que o bairro Petrópolis (Porto Alegre) tem a oferecer, que tal um falarmos um pouco mais sobre sua história?

 

Bairros que valem o investimento em Porto Alegre - Auxiliadora Predial

 

A história do bairro Petrópolis

As ruas de Petrópolis estão cheias de vida, muito arborizadas e com comércios de todos os tipos. Praticamente uma mini cidade dentro da região norte de Porto Alegre. Conhecida, hoje, por seus edifícios modernos, a história do bairro remonta a uma época mais rural. Conheça esse passado escondido pelas ruas do bairro!

 

Leia também:

Como é morar no Centro Histórico de Porto Alegre?

Guia de bairro: conheça a Cidade Baixa, em Porto Alegre

Menino Deus: conheça 7 razões para investir ou morar no bairro

 

Caminho do Meio

Com uma ótima localização, na Zona Norte de Porto Alegre, se encontra Petrópolis. O coração do bairro, a Avenida Protásio Alves, hoje abarca uma série de comércios prósperos que dão vida ao local.

Essa relação se sustenta há décadas, e vem antes mesmo da formação do bairro, por volta da década de 1920.

A atual avenida era chamada de Caminho do Meio. Antigamente, esse local cruzava chácaras históricas, como a Chácara Santa Casa, pertencente à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, o hospital mais antigo do Rio Grande do Sul.

O nome antigo, Caminho do Meio, era uma referência à sua localidade. Situada entre duas vias que davam acesso a regiões, hoje conhecidas como os municípios de Gravataí e Viamão. Antigamente, essa era uma região afastada do, então Centro da cidade, e, no local, se estabeleciam algumas chácaras de produtores de leite, que abasteciam toda a região.

Registros apontam que até os anos de 1892, a área continuava predominantemente rural, contando com apenas dez edificações em toda sua extensão. Com o passar dos anos, o Caminho do Meio mudou seu nome para Estrada Capitão Montanha, uma homenagem ao primeiro cartógrafo e urbanista de Porto Alegre.

Por volta de 1916, a região já tinha evoluído, contando, inclusive, com ruas que existem até hoje. Como é o caso da antiga Boa Vista, atual Rua Vicente da Fontoura, uma das ruas limites do bairro Petrópolis.

 

Bonde Petrópolis

Por sua topografia singular repleta de colinas, e seu clima agradável, Petrópolis (Porto Alegre) começou a atrair pessoas interessadas em fazer morada. Esse movimento foi acalentado pela fundação da linha de bondes Petrópolis, em 1937, que expandiu o Caminho do Meio até a Rua Carazinho, que hoje conecta a região de Auxiliadora ao bairro.  

Dali em diante a expansão do bairro foi se consolidando cada vez mais. Por volta dos anos 1920, o empresário Jorge Schilling fomentou a construção de sistemas de abastecimento de água e energia elétrica, assim como a pavimentação. 

Petrópolis era o fim da linha do bonde, que desembocava na atual Igreja São Sebastião. Fundada por volta da mesma época, e cheia de dívidas, a paróquia decidiu abrir ali um cinema, o Cine Petrópolis, para ajudar a custear as despesas da construção.

Esse local foi muito importante para o desenvolvimento cultural do bairro e, até os anos 1952, ainda funcionava. Foi mais ou menos nessa época que a especulação imobiliária aconteceu na região, e cada vez mais pessoas passaram a procurar o local para morar.

De lá para cá, Petrópolis continua fazendo história, por suas ruas cheias de vida e infraestrutura excelentes. Seu passado, carregado de inovações, continua sendo uma das características marcantes da região.

Petrópolis segue atraindo pessoas, com seus empreendimentos modernos e evolução constante. Suas ruas são muito arborizadas e o clima agradável encanta quem escolhe essa região para chamar de lar.

 

Qual o perfil dos moradores de Petrópolis?

Conhecido por sua tranquilidade, a região de Petrópolis atrai pessoas interessadas em um estilo de vida mais calmo, mas que não seja monótono. Com segurança e conforto, além de muitas áreas verdes e opções de lazer, Petrópolis atrai muitas famílias jovens, buscando um local para começar suas vidas.

Cada vez mais, novos empreendimentos, como condomínios verticais de alto padrão, vem se estabelecendo na região. Por essa razão, além de atrair moradores, Petrópolis é um bairro excelente para quem busca oportunidade de investimento imobiliário.

Sua localização nobre é invejável, possuindo acesso facilitado a outras áreas da cidade, além de toda uma infraestrutura comercial e recreativa. Quem mora em Petrópolis tem o privilégio de desfrutar de um dos melhores bairros da cidade para se morar.

 

Petrópolis: o que esperar deste bairro nobre de Porto Alegre

 

O que tem no bairro Petrópolis em Porto Alegre?

O bairro Petrópolis conta com diversas opções de lazer. Para quem gosta de atividades ao ar livre, há diversas áreas verdes, distribuídas em praças pela cidade. Quase todo tipo de comércio pode ser encontrado na região, tudo para facilitar a vida dos moradores.

 

1. Áreas verdes

Para as famílias que gostam de atividades ao ar livre, o bairro conta com diversas praças. Como é o caso da Praça Mafalda Veríssimo, localizada na Rua Felipe de Oliveira, ou a Praça da Vitória, na Rua Mario Leitão. Além de contato com a natureza, alguns desses locais organizam feirinhas de produtores locais, como as que acontecem na Praça André Forster. Vale a pena conferir!

São ótimas opções para se exercitar, levar o pet para dar uma voltinha, ou as crianças para brincar ao ar livre. São mais de cinco praças distribuídas em todo o bairro de Petrópolis, com opções para todos os gostos.

 

2. Restaurantes

A vida gastronômica do bairro não fica para trás. Petrópolis é o berço de uma das mais tradicionais churrascarias da cidade, a Churrascaria Barranco, com mais de 50 anos de história. O local foi construído onde, antes, era a casa principal da Chácara dos Telles, um dos primeiros moradores da região.

Outro estabelecimento que merece destaque é o Parrilla Del Sur, representando a tradicional cozinha uruguaia, e fica na Rua Amélia Telles, esquina com a Avenida Nilópolis. O local, além de restaurante, conta com local próprio para eventos e uma bodega de dar água na boca, com cortes especiais e uma cartela de vinhos magnífica.

Petrópolis também é lar de diversos outros estabelecimentos gastronômicos, como pizzarias, culinária mexicana, italiana, além de restaurantes de comida japonesa e muitas outras opções. As ruas de Petrópolis estão cheias de opções saborosas e divertidas para agradar a qualquer paladar.

 

3. Bares

Agora, se você não dispensa uma cervejinha gelada ou um belo drink, pode ficar tranquilo! A vida noturna de Petrópolis é marcada por diversos bares, desde os mais tradicionais, que recebem toda a família, como o Barranquinho, na Av. Protásio Alves, até os mais descontraídos, perfeitos para o happy hour, como o Urban Bar, localizado na Rua Jaime Telles.

Se você busca uma experiência inesquecível, não deixe de visitar o Bier Keller, um dos melhores bares de Porto Alegre. Localizado na Rua João Abbott, o estabelecimento possui uma decoração única, comidas saborosas, além de uma variedade de cervejas de deixar qualquer um salivando.

Agora, se sua praia são os botecos com clima mais tranquilo, para reunir os amigos, o Snoopy Bar, na Av. Protásio Alves possui uma das maioneses mais saborosas da região e um prato “à parmegiana” de “comer rezando”. Cerveja gelada e descontração aguardam quem visita o lugar.

 

4. Academias e Esportes

Para quem tem um estilo de vida ativo, são muitas opções pelo bairro. Petrópolis tem mais de 10 estabelecimentos voltados à prática de esporte. Como é o caso de um dos maiores clubes desportivos do Brasil, o Grêmio Náutico União, com quadras poliesportivas, piscinas, paredão de tênis, quadras de grama sintética e de beach tennis.

Há diversos outros estabelecimentos, como centros culturais, com aulas de dança, estúdios de pilates, yoga, academias de crossfit, artes marciais, enfim. São diversas opções de atividades para quem não gosta de ficar parado.

 

Petrópolis: o que esperar deste bairro nobre de Porto Alegre

 

5. Supermercados e lojas

Existem muitos mercados na região de Petrópolis, desde grandes nomes como o Zaffari, localizado na Protásio Alves, até estabelecimentos menores. São mais de 15 opções, entre minimercados, armazéns e hortifruti.

Também é possível encontrar farmácias e outros serviços de conveniência pelo bairro. Assim como floriculturas, lojas de produtos naturais, ateliês de costura, livrarias, lojas de roupas, calçados e produtos de beleza. Um privilégio de estar tão próxima a Av. Protásio Alves.

Para quem não dispensa um shopping, o bairro é próximo a dois dos maiores da cidade: o Shopping Iguatemi e o Bella Vista Plaza. com ampla variedade de lojas e opções para curtir um passeio em família.

 

6. Instituições de ensino renomadas

Além de toda a comodidade de serviços e de uma infraestrutura moderna, Petrópolis é orgulhosamente a sede de instituições de ensino respeitadas. Desde a educação infantil, até o nível superior.

Um exemplo disso são três grandes universidades, presentes no bairro: a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), localizada na Av. Ipiranga; a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que fica na rua Ramiro Barcellos; e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), na Nilo Peçanha.

Além das instituições de ensino superior, Petrópolis conta com diversas escolas de nível infantil, fundamental e médio. Como o tradicional Colégio Santa Inês, fundado em 1946, numa antiga região denominada de Chácara das Camélias.

 

Petrópolis: o que esperar deste bairro nobre de Porto Alegre

 

Por que morar em Petrópolis, Porto Alegre?

Com tantas opções para se viver uma vida equilibrada, com diversão, educação, áreas verdes e muita vida, Petrópolis é uma das melhores regiões da cidade. Quem escolhe o bairro para viver, tem a certeza de ter tudo à disposição, a poucos minutos de casa.

Por essas características, a região é popular entre famílias jovens, que encontram muita comodidade e conforto no local. Ainda que seu passado seja extenso, Petrópolis possui diversos empreendimentos modernos, com opções que vão de 2 a 4 quartos, e várias comodidades extras.

Quem escolhe essa região para construir sua vida, descobre rapidinho toda a comodidade da região. Ficou interessado? Confira as oportunidades da Auxiliadora Predial para alugar ou comprar imóvel em Petrópolis, Porto Alegre.

Compartilhe

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Artigos

Relacionados

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade