Redação

Redação

22/11/2022

Quem é de Porto Alegre com certeza tem memórias e boas histórias que se passam ou envolvem de alguma forma o bairro Bom Fim. A história da região se mescla com a da capital gaúcha em muitos momentos e contribui para marcar inúmeras vidas porto-alegrenses. 

O “queridinho da cidade” como é chamado por alguns, mistura vida boêmia, culta e intelectual, cheio de tradição, juventude e arte no mesmo lugar.  Mas se você não é da cidade (ainda) prepare-se para conhecer um dos melhores bairros e se apaixonar. 

Continue lendo e descubra curiosidades, lugares para visitar e pontos fortes desta região em POA.

 

Bairros que valem o investimento em Porto Alegre - Auxiliadora Predial

 

De Campo de Várzea a Bom Fim

Antes de se tornar o que é hoje, Bom Fim trilhou uma longa estrada, marcada por transformações. Caminhada essa que se iniciou ainda no século XIX, época em que era conhecido como Campo de Várzea. A região servia de casa para a colônia africana que chegava ao país em consequência da escravidão.

“Bom Fim”, como esse nome, só ganhou vida em meados de 1870, devido à construção da capela Nosso Senhor do Bom Fim (inaugurada em 1883). Localizada em uma das principais avenidas do bairro, a Osvaldo Aranha, que também já teve o mesmo nome do bairro e é popularmente chamada de “caminho do meio”. 

Aos poucos, nos anos que se seguiram, a região foi tomando cada vez mais forma e crescendo aos arredores. Séculos depois, a igreja que deu origem a tudo ainda existe como um dos principais pontos históricos da cidade. 

 

Leia também:

Menino Deus: conheça 7 razões para investir ou morar no bairro

Qualidade de vida: conheça o bairro Rio Branco, em Porto Alegre

Guia de bairro: conheça a Cidade Baixa, em Porto Alegre

 

A criação de uma identidade

O ano era 1920 quando enfim o bairro Bom Fim, em Porto Alegre começou a construir o que viria a ser sua identidade até hoje. Afinal, foi nesta época que contou com a chegada das primeiras comunidades judaicas que se instalaram na região.

De imediato, foram residências de arquitetura única, prédios comerciais e, com isso, surgiu uma mescla entre a cultura judaica e o crescimento natural da cidade de Porto Alegre. 

Essa serviu como uma porta de entrada para diversos povoados do Brasil que migraram para o Sul. Africanos, alemães, árabes, judeus, entre outros. Um grande misto de culturas e história. 

Bom Fim se tornava aos poucos referência em autenticidade, diversidade e personalidade cultural única e original à época na capital gaúcha. 

 

O atual Bom Fim e seus pontos fortes

Entre histórias, mudanças, misturas, só podia resultar em mais transformação! 

Hoje, Bom Fim se consolidou como um dos mais antigos bairros de Porto Alegre e mantém até hoje seus traços únicos que o tornam especial aos olhos de quem o vê. 

Como toda beleza, é possível ressaltar seus pontos fortes, separamos aqui os principais da região.

 

Tranquilidade e infraestrutura

Uma das marcas do bairro é justamente a tranquilidade e infraestrutura disponível para seus moradores. Parte da zona central de Porto Alegre fornece de tudo a poucos metros de distância. 

Ruas arborizadas, vizinhança em pleno equilíbrio entre paz e sossego. Parques, praças e diversos espaços para manutenção da qualidade de vida também. Tudo isso é bem fácil de encontrar a poucos passos. Leia mais na seção de lugares para visitar logo abaixo.

 

Comércio diverso

Como parte de uma excelente infraestrutura não podemos deixar de citar o comércio pela riqueza de diversidade e novidades a todo momento. São inúmeros centros comerciais, shoppings, supermercados, lojas de rua e muito mais. Os moradores podem ir às compras de forma rápida e eficiente, sem exigir muita locomoção. 

Dentre as opções de comércio temos o histórico Mercado do Bom Fim que, desde 1928 (reinaugurado em 2000), traz diversas opções. Dentre elas, bares, floriculturas, lojas de artesanato, petshop, cafeterias e muito mais.

 

Bom Fim: conheça os encantos deste bairro de Porto Alegre

 

Rodeado de hospitais e instituições de ensino

Esse talvez seja um dos principais motivos pela alta procura imobiliária pelo bairro. Com sua localização central privilegiada, é rodeado de hospitais, escolas e faculdades. Dentre os principais podemos citar: 

  • Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre;
  • Hospital Fêmina;
  • Hospital Materno Infantil Presidente Vargas;
  • Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre;
  • Hospital de Clínicas de Porto Alegre;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
  • Instituto de Educação General Flores da Cunha;
  • Colégio Marista Rosário;
  • Fleming Medicina.

 

Bom Fim: conheça os encantos deste bairro de Porto Alegre

 

Um lugar de todas as tribos

Como já falamos, Bom Fim, desde os primórdios, foi casa de muitas culturas e isso se reflete até hoje.Por essa razão é uma parte da capital gaúcha reconhecida por ser acolhedora a todas as tribos, por englobar múltiplas culturas e transformar tudo em um ambiente confortável a todos. 

Portanto, se você busca aconchego e liberdade, Bom Fim é o lugar! Tradicional e moderno na mesma medida, reúne artistas de diversas cenas resultando em um ótimo contato com a arte em geral.

 

5 lugares para conhecer a essência do bairro

Conhecer um pouco da história do bairro e as razões pelas quais ele é o que é hoje, é fundamental, assim como descobrir os lugares que despertam a verdadeira essência. 

Mergulhe nas raízes de Bom Fim, em Porto Alegre. Separamos 5 experiências que irão te ajudar!

 

1 – Parque Farroupilha

A primeira coisa que vem à mente de quem conhece Bom Fim com certeza é o Parque da Farroupilha. Isso porque, além de histórico, é um dos pontos de encontro mais importantes dos porto-alegrenses. 

Também conhecido como Parque Redenção, existe na cidade desde 24 de outubro de 1807, e de lá para cá teve inúmeros nomes, dentre eles: 

  • Potreiro da Várzea;
  • Campos do Bom Fim.

 

Até que em 1884 passou a ser chamado de Campos de Redenção, em homenagem à libertação dos escravos na época. Foi então que, em 1935, devido à exposição que celebrava o centenário da Revolução Farroupilha, o parque mudou de nome, levando então o nome do marco histórico. 

Hoje, o parque engloba diversas opções de lazer. Parque de diversões, passeios de pedalinho, feira ecológica, além de nos contemplar com belas paisagens de seus jardins de múltiplas culturas, como europeu e oriental que existem desde 1941. 

Conta também com recantos de orquídeas, espelho d’água, 38 monumentos, cerca de 10 mil árvores de espécies como: 

  • Chal-chal;
  • Pitangueira;
  • Paineira;
  • Tipuana;
  • Cocão;
  • Jacarandá;
  • Ipê-roxo;
  • Cipreste. 

São mais de 37,51 hectares de área preservada para aproveitar! 

 

Bom Fim: conheça os encantos deste bairro de Porto Alegre

 

2 – Brique da Redenção

Criado em 1978 e desde 1997 tombado como patrimônio histórico, cultural, natural e paisagístico de POA, o Brique da Redenção fica dentro do Parque Farroupilha. 

Uma tradicional feira a céu aberto todos os domingos. São cerca de 300 expositores divididos em diversos setores como artesanato, alimentos, artistas plásticos, etc.

O objetivo é manter um espaço para que produtores locais, artesãos e artistas possam mostrar seus trabalhos. Tudo isso em um ambiente agradável que gera momentos de qualidade a todos.

É uma boa pedida para um domingo de manhã no parque! Saiba mais sobre o Brique na página oficial, clique aqui.

 

3 – Auditório Araújo Viana

Também localizado nas dependências do Parque Farroupilha, o Auditório Araújo Viana é palco de diversos shows, peças e eventos nacionais e internacionais. 

Grandes personalidades já passaram e ainda passam por lá. Inaugurado em 1927 e remodelado na década de 60, é hoje patrimônio histórico e cultural de POA. 

Portanto, se você gosta de uma boa dose de arte e cultura, esse é o lugar. Agora imagina morar a poucos minutos de tudo isso? Parece um sonho, mas que pode ser realidade!

 

4 – Lancheria do Parque

Se o objetivo é realmente sentir a essência de Bom Fim, não pode faltar um suco e um lanche na Lancheria do Parque, né? 

Com pontuação 4,5/5 em sites de avaliações é o local certo para quem deseja encontrar sabor caseiro por um preço justo.

Se você pensa em se mudar para Bom Fim a chance de conhecer mais sobre a rotina local é agora! A localização é bem em frente ao Parque, ótima parada após um passeio. 

 

5 – Museu da UFRGS

Não poderíamos terminar essa lista sem falar de museus, e o da UFRGS é um ponto obrigatório para conhecer a região. 

Criado em 1984, o Museu da UFRGS oferece diversas exposições, projetos e ações elaboradas a fim de difundir o patrimônio cultural da universidade. Sempre voltado para todos os públicos, aborda pesquisas e discussões temáticas e relevantes para o contexto social.

 

Pronto para morar em Bom Fim, Porto Alegre?

Sabemos que tomar a decisão de mudar de cidade, bairro, estado ou até mesmo país não é fácil. 

Mas se você chegou até aqui e ainda não se convenceu de que Bom Fim é o melhor destino, que tal falarmos um pouco mais de Porto Alegre? 

No auge de seus 250 anos, POA segue firme, mesclando inovação e uma pitada eterna de uma boa história e tradição. Em regiões centrais, assim como a de Bom Fim, é possível notar as heranças arquitetônicas em uma cidade que tem muito a contar. 

Construções típicas do século XVIII dividindo espaço com a contemporaneidade, traz a acessibilidade de uma metrópole e a essência de um município histórico. Tudo para receber pessoas de diversos lugares do Brasil e do mundo que busquem o melhor dos dois mundos. 

 

Pensando nisso, que tal explorar mais o que a capital gaúcha tem para oferecer? Veja as opções disponíveis para alugar ou comprar imóvel em Bom Fim.

Compartilhe

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Artigos

Relacionados

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade