Como é morar em Garopaba?

Como é morar em Garopaba, uma das cidades mais procuradas de Santa Catarina?
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

O Litoral Sul de Santa Catarina é encantador. É por isso que muitos visitantes e turistas buscam incessantemente seus atrativos, mas sempre há algo novo a explorar. Por exemplo, já parou para pensar em morar em Garopaba?

Isso mesmo, além de buscar o que fazer em Garopaba durante apenas uma temporada, por exemplo, que tal ir mais além e descobrir uma cidade para morar?

Neste artigo vamos conhecer um pouco mais do lugar que reúne algumas das praias mais bonitas do estado catarinense e que pode ser o seu próximo destino, seja para uma experiência temporária, ou então para a vida toda.

 

Onde fica Garopaba?

O município já foi, muitas vezes, motivo de dúvida quando o assunto é o mapa brasileiro, chegando até mesmo no questionamento “onde fica Garopaba?”. Por isso, vamos começar do princípio: Garopaba fica localizada no Litoral Sul de Santa Catarina, estado do Sul do Brasil.

Além disso, o município fica, ao sul, no limite com Imbituba, e a leste com o Oceano Atlântico. Com mais de 23 mil habitantes, está a cerca de 80 quilômetros ao sul da capital Florianópolis, ou seja, menos de duas horas de carro. Já de Porto Alegre são cerca de 400 quilômetros de distância.

Então, para chegar em Garopaba saindo de outros estados brasileiros, é só fazer o trajeto de avião até a capital e, depois, um pequeno percurso até a cidade.

Juntamente com o turismo, já que é destino certo de muita gente durante a época de verão e férias, Garopaba também tem sua economia baseada na construção civil e na pesca artesanal.

Tainha e anchova? Dois clássicos dos garopabenses para o deleite total dos turistas.

Da mesma forma, encantadora também é a origem e história da cidade. Em um mergulho no tempo, os primeiros habitantes da região foram os Índios Carijós, por isso sua origem indígena e o nome que, na língua nativa, significa “lugar de barcos”.

 

Leia também: 

5 novidades para quem sonha em morar em Santa Catarina

Alugar ou comprar um imóvel: o que vale a pena?

 

Turismo em Garopaba

Se é cidade de praia, tem lugar para “turistar”. Esse fato se comprova também nos números de Garopaba: são mais de 140 mil turistas por verão. 

Ou seja, as praias de Garopaba são um show à parte. São 10 destinos para os veranistas, misturando mar, vegetação, morros e lugares até mesmo mais “escondidos”.

Isso significa que a cidade oferece uma praia diferente da outra para públicos distintos: se você prefere os destinos clássicos, terá a praia urbana da cidade, que conta com uma vila de pescadores e o centro histórico.

Porém, se o assunto for surf, praias como Ferrugem e Silveira não decepcionam nas ondas.

No entanto, se você é daqueles que gostam de fazer uma trilha intensa, mas que depois são recompensados com a vista, o Ouvidor e a Praia Vermelha são escolhas certeiras.

Sobretudo no mês de setembro, Garopaba ainda recebe um show da natureza, com a visita de baleias-francas, que podem passar pelas praias também nos meses de junho, julho, agosto, outubro e novembro.

 

Praias de Garopaba

  • Gamboa
  • Siriú
  • Garopaba (Centro)
  • Preguiça
  • Vigia
  • Silveira
  • Ferrugem
  • Barra
  • Ouvidor
  • Vermelha

 

Como é morar em Garopaba: Praia da Preguiça é uma das 10 opções de praia da cidade
Como é morar em Garopaba: Praia da Preguiça é uma das 10 opções de praia da cidade

 

O que fazer em Garopaba?

Definitivamente, encontrar o que fazer em Garopaba não é um problema.

Além de uma infinidade de bares, restaurantes e opções de comércio, a cidade ainda tem seus passeios e pontos turísticos para conhecer entre uma praia e outra:

 

  • Passeios de barco
  • Dunas de Siriú
  • Gruta Nossa Senhora de Lourdes
  • Igreja Paróquia São Joaquim e Praça Central
  • Igreja de São Joaquim
  • Morro das Antenas
  • Trilhas: da Pedra Branca, da Vigia e da Caranha
  • Cachoeira Macacu
  • Cachoeira do Siriú

 

E como é morar em Garopaba?

Assim como toda cidade do litoral, Garopaba é muito procurada durante o verão, especialmente para o aluguel de temporada. 

Ou seja, entre dezembro e março a cidade vira um dos destinos mais buscados de Santa Catarina. Mas já parou para pensar como é morar em Garopaba o ano todo?

Nesse sentido, um movimento cada vez mais comum tem sido a troca da vida urbana tradicional por uma rotina mais tranquila em municípios litorâneos.

Quem aderiu ao modelo home office permanente, quem optou por um estilo de vida mais simples, quem só precisava descansar e viver em tranquilidade na terceira idade e quem entendeu que a qualidade de vida também é prioridade. São diversos os motivos que levam pessoas sozinhas e famílias inteiras a deixarem os grandes centros de lado para escolher a vida no litoral.

Contato com a natureza, incentivo à prática de esportes, uma arquitetura açoriana apaixonante e a tranquilidade de Garopaba são atributos que ganham cada vez mais novos adeptos com o passar do tempo.

 

Onde morar

Conforme explica João Jornada, franqueado da Agência Garopaba, a busca pela moradia fixa no município tem sido cada vez mais comum.

 

Hoje temos por aqui uma procura das pessoas por residir fixamente em Garopaba. A cidade tem em seus bairros opções muito valorizadas de imóveis e que estão localizados em bairros que oferecem estrutura completa.

Quanto à qualidade de vida, podemos considerar que Garopaba é uma das melhores regiões do litoral brasileiro para se morar, pois além de toda a beleza natural da região, hoje a cidade cresceu exponencialmente e temos toda a infraestrutura de uma cidade de grande porte, mas com a segurança que falta nas metrópoles.

 

Além disso, Jornada faz uma seleção dos melhores bairros para morar em Garopaba, especialmente para quem já considerou a ideia, mas não sabe por onde começar a procurar:

 

As melhores regiões para residir são o bairro Morrinhos, a Praia da Vigia, a Praia do Silveira, a Praia da Barra e o bairro Panorâmico. Em todos eles é possível ir caminhando até a beira da praia.

Aliás, para quem pensa em residir próximo à praia, a Praia da Ferrugem também é um destaque. Porém, se a sua preferência é uma região mais residencial, a nossa indicação vai para o bairro Ferraz, o bairro Panorâmico e o Centro.

 

Por fim, o Top 3 bairros para morar em Garopaba, de acordo com o critério dos mais procurados, hoje são a Praia do Silveira, o bairro Morrinhos e o Centro.

 

Como é morar em Garopaba: a cidade de SC que encanta com natureza em abundância
Como é morar em Garopaba: a cidade de SC que encanta com natureza em abundância

 

Garopaba: encantadora e única

Morar em Garopaba tem sido um refúgio e, ao mesmo tempo, a oportunidade de viver a experiência de acompanhar de perto a evolução de uma das cidades mais prósperas de Santa Catarina, em um ritmo que só a vida litorânea pode permitir.

Garopaba encanta por sua proximidade com a natureza e por unir praias, dunas, lagoas banhadas e costões rochosos em uma riqueza de biodiversidade e de cultura local que só pode ser conferida lá.

 

Pensando em morar em Santa Catarina? Veja agora as melhores casas à venda em Garopaba e agende a sua visita.

Vote post

Compartilhe

Share on email
Envie por E-mail
Share on whatsapp
Envie por Whatsapp
Share on facebook
Envie por Facebook
Share on linkedin
Envie por Linkedin