Redação

Redação

10/10/2022

Localizada no alto da Serra Gaúcha, em seus registros de formação, Caxias do Sul é citada como “milagre das montanhas” e “Pérola das Colônias”.

Fundada por colonos italianos, a cidade ainda possui na sua estrutura caminhos que ligam a esse passado. Neste post separamos algumas curiosidades sobre a história do município. Vamos conhecer mais?

 

Origem do nome

Você sabia? Ao longo de mais de um século, Caxias do Sul recebeu diversos nomes. Na maioria dos casos, as alterações de nome acompanhavam o desenvolvimento da região.

Por exemplo, em seus registros mais antigos, no ano de 1875, referem-se à atual Caxias como “Fundos de Nova Palmira”, devido ao posicionamento da cidade, ao Sul de colônias alemãs fundadas anos antes como Nova Petrópolis.

Posteriormente, só em 1910, após a Vila Caxiense tornar-se cidade, devido a inauguração da Estação Férrea, que o nome de Caxias foi oficialmente utilizado em homenagem ao Duque de Caxias.

Mais tarde, em 1944, acrescentou-se ao nome da cidade as palavras “do Sul”, diferenciando-a da centenária Caxias, já existente no Maranhão.

 

Leia também:

Motivos para morar no bairro Exposição (Caxias do Sul)

6 melhores bairros de Caxias do Sul para abrir uma empresa

Imobiliária em Caxias do Sul: conheça a tradicional e estruturada Auxiliadora Predial Caxias

 

Fundação e emancipação

A Colônia de Caxias passou a ser município no dia 20 de junho de 1890, desmembrando-se de São Sebastião do Caí. Sua emancipação ocorreu no dia 1º de junho de 1910, com a chegada do trem que ligava a Serra Gaúcha à capital.

Além disso, outra curiosidade é a de que o município passou de 96 a 116 anos em poucos meses. O motivo? As alterações na legislação no ano de 2006, que passaram a reconhecer como data de fundação 20 de junho de 1890 e não mais 1º de junho de 1910.

 

Grandes nevascas

Primeiramente, vale lembrar que o frio da região serrana é motivo de celebração para o turismo de inverno. Tendo condições climáticas favoráveis, alertas de neve ocorrem com frequência na cidade, mesmo que de forma modesta e leve.

Porém,  ao longo da história, dois anos foram marcados por uma forte nevasca. A primeira em 1965, quando entre os dias 19 e 20 de agosto, a neve caiu por 20 horas seguidas, mudando a paisagem da cidade do Rio Grande do Sul.

Depois, em Julho de 1994, quando foi registrada outra forte presença da neve, com acumulação de 5 a 10 centímetros.

 

Primeira transmissão a cores

19 de fevereiro de 1972 foi uma data histórica na TV brasileira. Com a transmissão da TV Difusora e a narração de Cid Moreira, o desfile da Festa da Uva foi a primeira transmissão a cores feita no Brasil.

Para receber tamanho acontecimento, a festa daquele ano foi totalmente projetada com cores vibrantes. Esferas feitas de fibra vindas da Alemanha foram as atrações visuais do Parque. Posteriormente, a estrutura foi doada ao parque de Esteio, estando presente até hoje na Expointer, evento tradicional no Rio Grande do Sul.

 

Rota do Sol

Uma estrada aberta de forma manual por tropeiros, no século XIX, ligava a Serra Gaúcha ao Centro do país. Após décadas de esforço coletivo, em dezembro de 2007, a Rota do Sol foi concluída e Caxias do Sul ficou mais próxima do Litoral.

Com apelido em referência à Autoestrada del Sole, maior autoestrada da Itália e que conecta Milão a Nápoles, a Rota do Sol era uma reivindicação da indústria e do comércio caxiense durante diversos períodos econômicos da região. O trecho, de, aproximadamente, 170 km, torna-se movimentado no verão e nos brinda com paisagens de tirar o fôlego.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre fatos que formam a história da cidade, conheça a Auxiliadora Predial Caxias, com as melhores opções de imóveis para comprar em Caxias do Sul.

Compartilhe

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Artigos

Relacionados

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade