Redação

Redação

14/11/2022

O mercado imobiliário é um dos mais sólidos na economia brasileira. Mesmo frente aos desafios impostos em praticamente todos os setores, pelas mudanças pós-pandemia, investir em imóveis ou comprar imóvel para morar continua sendo uma boa opção.

Estar atento ao mercado pode garantir o sucesso do seu investimento! Seja para quem busca comprar imóvel para morar ou quem procura investir em imóveis para vender, o primeiro passo é entender bem quais são as possibilidades.

Neste texto, vamos abordar tudo o que você precisa saber para decidir investir: se é ou não uma boa opção, fatores de valorização de imóveis, o que considerar antes do investimento, e se vale a pena investir em imóveis para vender ou alugar.

 

Comprar imóvel é um bom investimento?

Sim! Imóveis são ativos negociáveis e possuem valorização anual. Desde que você entenda as projeções de lucro, imóveis são ótimas opções de investimento. Ainda assim, é bem verdade que essa alternativa não é ideal para todos os perfis de investidores.

Assim como qualquer outra opção de investimento, será preciso entender o cenário que envolve o ativo: rendimentos, processos de valorização, possibilidades extras de retorno, etc. Na hora de investir em imóveis é preciso calcular as variáveis.

Durante o processo de aquisição do imóvel, nem tudo precisa ser feito sozinho. Quem procura esse tipo de investimento, geralmente conta com a ajuda de um corretor de imóveis, que analisa as condições gerais do patrimônio.

Comprar imóvel para morar ou para investir: como escolher? | Auxiliadora Predial

 

Leia também:

Tudo o que você precisa saber antes de investir em imóveis

Bairros de Porto Alegre: 7 opções para escolher onde morar

Vender ou alugar seu imóvel? Entenda qual é a melhor opção

 

Fatores de valorização para venda do imóvel

A valorização de imóveis, no geral, acontece por diversos fatores complementares. Ao contrário do pensamento comum, não é só a localização que influencia nesse processo. Uma gama de fatores se combinam para elaborar um cenário favorável à valorização. 

Para calcular o sucesso do investimento, é bom ficar de olho nesses aspectos. Caso contrário, o que era para ser algo bom, acaba trazendo outras preocupações. Confira alguns itens que fazem parte do ciclo de valorização.

 

Localização

Sim, a localização não é o único fator, mas ainda importa! Escolher bem a área do imóvel que se deseja investir para venda é primordial. Certas regiões urbanas sempre terão maior procura, seja por imóveis residenciais ou comerciais.

Em ambos os casos, a busca por regiões com maior potencial de crescimento é sempre a melhor escolha. A localização pode influenciar outros fatores, como a qualidade de vida, segurança e acessibilidade.

 

Acessibilidade

A acessibilidade se relaciona de forma direta com a localização do imóvel. Afinal, uma boa localização permite maior acessibilidade. Regiões centrais, com maior infraestrutura, geralmente são mais caras que as outras.

Qualquer facilidade de acesso às estruturas urbanas nas imediações do imóvel influencia diretamente em seu custo, como malha urbana otimizada, acesso à pontos de ônibus e metrôs.

Nessa lista também deve-se considerar o acesso a serviços, como supermercados, panificadoras, atendimento médico, galerias, etc.

Comprar imóvel para morar ou para investir: como escolher? | Auxiliadora Predial

 

Infraestrutura

Não basta aqui pensar que quanto maior, melhor. Cada vez mais a tendência é otimizar espaços. Seja em imóveis grandes ou pequenos, o que determina uma boa infraestrutura é a usabilidade dos ambientes.

Uma boa infraestrutura se reflete em diversas soluções: áreas comuns de lazer, bom uso do espaço privativo, academia, piscina, sacadas e varandas são alguns exemplos para imóveis residenciais.

Já para imóveis comerciais, a melhor infraestrutura é a mais versátil possível, capaz de acomodar os interesses do empreendedor.

Seja lá qual for o ramo de atuação, será necessário adequar a utilização de espaço que faça mais sentido. Uma padaria e um centro de estética necessitam de estruturas diferentes, não é mesmo?

Esses foram alguns exemplos que interagem para a precificação de um imóvel. É bom lembrar que essa lista não se esgota, necessariamente, aqui. A depender da escolha do investimento, outros atributos podem compor o cenário de valorização e deverão ser avaliados.

 

O que considerar antes de comprar imóvel para morar?

Além de todos os fatores que citamos acima, existem outros pontos de atenção. Quando se considera comprar imóvel para morar é preciso pensar bem, já que a escolha vai refletir um padrão de estilo de vida, que acaba interferindo nos custos.

Além disso, será necessário entender algumas questões mais subjetivas, como: 

  • Qual tipo de imóvel é mais desejado?
  • Será casa ou apartamento?
  • Comporta toda a família com tranquilidade?
  • Abre espaço para planos futuros, como reforma?

Fora esses critérios mais subjetivos, toda a documentação deve ser avaliada com cuidado. Qualquer irregularidade representa um risco no investimento. Confira a certidão de registro, a quitação de impostos, e caso seja um imóvel predial, a quitação de débitos com condomínio.

Inclusive, imóveis prediais tendem a ter mais restrições. Conheça todas as políticas regentes antes de tomar sua decisão. Já pensou adquirir um imóvel que não aceita animais de estimação, mas só descobrir de última hora, com o cachorro no colo?

 

Confira valores de forma geral: 

  • Valor total do imóvel
  • Parcelas
  • Taxas de juros
  • Gastos com impostos
  • Manutenção

Tudo precisa estar dentro do orçamento e conforme o planejado.

Como você viu, comprar imóvel para morar não é uma decisão que deva ser tomada de uma hora para outra. Ainda assim, é uma ótima opção de investimento pessoal. É a partir dessa etapa que um imóvel se transforma em um lar! 

Comprar imóvel para morar ou para investir: como escolher? | Auxiliadora Predial

 

O que considerar antes de investir em imóveis para venda ou aluguel?

Para quem busca a aquisição de imóvel como opção de investimento, existem várias opções. Os fatores que envolvem a decisão de compra são diferentes e dependem, inclusive, da projeção de retorno do investimento.

O primeiro passo é entender o que se deseja alcançar com o investimento. Como a valorização é contínua, pensar a longo prazo pode ser bem mais interessante. Sendo assim, bons negócios estão à disposição dos que têm paciência.

Será necessário entender tudo o que pode influenciar nessa valorização. Diferente de quem busca imóvel para morar, quem quer investir precisa se atentar muito mais detalhadamente sobre todos os critérios.

 

Dicas do que ficar de olho ao investir em imóveis

Para quem busca oportunidades para ganhar com locação, entender o funcionamento do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) é fundamental. Ele influencia na correção de valores anuais do aluguel, norteando a melhor oportunidade.

O estudo do mercado imobiliário também deverá ser rotineiro, para garantir que seu investimento será um sucesso. Uma escolha ruim pode demorar muito mais para trazer um retorno expressivo, por isso é crucial buscar a melhor alternativa.

Por mais que os retornos possam ser acelerados, deve-se ter consciência de que tudo tem seu tempo. Digamos que, se a projeção de valorização de uma área é para daqui cinco anos, após reformas já estipuladas acontecerem, seu potencial máximo de retorno segue a mesma orientação.

E até aqui pensamos apenas na aquisição do imóvel. Existe todo um ciclo que envolve o estudo da melhor oportunidade de compra para, depois, a busca pela melhor oportunidade de venda. A pressa é inimiga do processo como um todo, e dos lucros também!

Conhecer o comportamento do mercado imobiliário de forma holística, incluindo seu ciclo de estagnação e valorização, permite que você reduza os riscos do investimento.

 

Comprar imóvel para alugar vale a pena?

Investir em imóveis para locação é uma das atividades de investimento mais praticadas no Brasil. Além da valorização anual do próprio imóvel, os valores recebidos do aluguel são mensais e também sofrem correção.

Mas para conseguir um bom lucro será necessário escolher o imóvel certo, de preferência, atendendo o maior número de fatores de valorização. Quanto mais atender as necessidades, maior será a procura.

 

Comprar imóvel para vender vale a pena?

Sim! Depois que se entende que esse processo é a longo prazo, estudar o mercado em busca das melhores oportunidades pode resultar em bons lucros. Além disso, existem diversas opções.

Terrenos, imóveis na planta, imóvel usado, etc. Cada alternativa se reflete em objetivos e retornos diferentes. Um imóvel usado e um terreno, por exemplo, possuem capacidades diferentes de valorização ao longo dos anos.

Por isso é tão importante entender do mercado e das suas possibilidades. Se você busca um retorno mais rápido, um terreno definitivamente não é a melhor opção. Já imóveis usados podem necessitar de reparos, o que deve ser estudado na estratégia de compra e venda.

Cabe ainda considerar qual será o modelo de compra. Quase ninguém faz esse tipo de negociação à vista. Faça projeções de custos e de retorno esperado, independentemente do modelo de compra escolhido: consórcio e financiamento são algumas das opções.

Para quem não tem tempo de estudar todos os pormenores, contar com a ajuda de especialistas é a melhor solução. Seja lá qual for a sua motivação, comprar imóvel para morar ou investir em imóveis para compra e venda, ter o apoio de quem entende do assunto vai potencializar seu investimento.

 

A Auxiliadora Predial, com mais de 90 anos, administra condomínios, aluga e vende imóveis habitados por mais de 800 mil pessoas. Além disso, é referência em administração condominial, com toda a expertise necessária para manutenção e valorização de imóveis.

Clique aqui e conheça nossos serviços. Esperamos por você!

Compartilhe

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Artigos

Relacionados

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade