Redação

Redação

02/05/2023

A sustentabilidade tem sido um tema cada vez mais discutido em nossa sociedade. Seja por conta dos danos que estamos sofrendo, decorrente das mudanças climáticas e demais intempéries naturais, ou pelo senso de responsabilidade ambiental, que nos faz repensar nosso modo de viver e implementar práticas sustentáveis na nossa rotina. 

Você sabia que é possível viver em um condomínio amigo do meio ambiente, reduzir despesas mensais e ainda valorizar o imóvel, através de aplicações de práticas sustentáveis? 

Neste texto, você vai ficar por dentro de 8 ideias para fazer do seu condomínio um ambiente sustentável. Continue a leitura. 

 

O que é um ambiente eco-friendly

Eco-friendly não é uma palavra da moda, mas, sim, uma ação, um modo de ver o mundo com mais respeito e cuidado. Ao pé da letra, significa ser amigo do meio ambiente e isso inclui fazer escolhas que ajudem a reduzir o impacto negativo que as nossas ações têm no planeta, como economizar energia, água e recursos naturais, além de reduzir a poluição e os resíduos gerados.

Quando falamos de condomínios, a adoção de práticas eco-friendly pode trazer também outros benefícios para os moradores, como valorização do imóvel, já que tecnologias e soluções desse tipo são bem vistas pelo mercado imobiliário. Além da redução de despesas como energia e água.

Esse movimento transforma a consciência ambiental dentro de casa também. E, no final, todo mundo ganha: o condomínio, os lares e o meio ambiente. Agora pare um minuto e pense: quais práticas sustentáveis existem onde você mora?

 

Leia também:

Limpeza em condomínios: sustentabilidade e eficiência

Carros elétricos em condomínio: como se preparar para o futuro?

6 ideias de inovações para condomínio para adotar

 

8 ideias de práticas sustentáveis para condomínios

Aplicar práticas sustentáveis no condomínio onde você mora ou administra traz benefícios a curto, médio e longo prazo. A cada dia, mais soluções surgem, das simples e baratas até as mais complexas e de alto custo.

Conheça 8 práticas sustentáveis para implementar ou sugerir no seu condomínio: 

 

1. Coleta seletiva de lixo

Esta é uma das práticas sustentáveis mais conhecidas e simples de serem implementadas. Consiste na separação dos resíduos recicláveis e não-recicláveis e sua destinação correta para reciclagem ou demais descartes adequados.

No condomínio, é possível implementar a coleta seletiva por meio da disponibilização de lixeiras específicas para cada tipo de resíduo, devidamente sinalizadas, com orientação clara aos moradores e de fácil acesso.

 

2. Energias renováveis

A utilização de energias renováveis, como a solar, hidráulica e eólica, é uma das formas mais efetivas quando o assunto é sustentabilidade. Elas são consideradas energias limpas, pois não produzem danos ao meio ambiente.

É possível instalar painéis solares para a geração de energia elétrica, reduzindo drasticamente o consumo de energia da rede pública e diminuindo a emissão de gases do efeito estufa. Além de aproveitar um recurso natural e gratuito: o sol.

 

3. Redução do consumo de água e energia

A redução do consumo de água e energia é uma prática sustentável importante, que pode ser implementada por meio de pequenas mudanças de hábitos.

Sabe como? Instalando torneiras com temporizador, chuveiros com economizador de água, lâmpadas de LED, sensores de presença, entre outros dispositivos que ajudam a reduzir o consumo de água e energia.

 

4. Sistema de captação de água da chuva

A instalação de um sistema de captação de água da chuva pode ajudar a reduzir o consumo de água potável no condomínio, pois a água coletada na cisterna pode ser usada para regar jardins, lavar áreas comuns e até mesmo para a descarga dos banheiros.

Essa medida aproveita outro recurso natural de maneira muito inteligente, por meio da chuva e, além de todo benefício ao meio ambiente, ainda reduz as despesas com contas de água.

 

5. Iluminação com lâmpadas LED

A substituição das lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED ajuda a reduzir o consumo de energia elétrica no condomínio.

Além de serem mais eficientes, as lâmpadas de LED possuem uma vida útil mais longa, o que reduz a necessidade de manutenção e trocas frequentes.

 

Práticas sustentáveis: pessoa cuidando das plantas de uma horta com as mãos e ferramentas

 

6. Horta comunitária

Já pensou em transformar um espaço do condomínio em horta comunitária? A criação de uma horta coletiva é uma forma de incentivar a alimentação saudável dos moradores e a produção de alimentos orgânicos.

É possível desenvolver esse projeto no condomínio, onde os moradores podem plantar e cuidar das plantas em conjunto, utilizando os resíduos orgânicos produzidos no próprio condomínio como adubo.

 

7. Compostagem

Se deu para fazer uma horta, dá para fazer uma compostagem! Ela é uma forma eficiente e sustentável de destinar os resíduos orgânicos, que podem ser transformados em adubo natural para plantas e hortas.

Adaptando esse conceito para o condomínio, a compostagem pode ser feita através de um sistema comunitário, em que os moradores depositam seus resíduos orgânicos em um local destinado a essa finalidade.

 

8. Repense hábitos de consumo

A escolha de materiais sustentáveis na construção e manutenção do condomínio é outra forma de contribuir com as práticas sustentáveis e também com a saúde dos moradores.

Avalie quais são os itens da próxima compra, seja na reposição de suprimentos de limpeza ou materiais e equipamentos para manutenção ou construção do prédio. As mudanças, mesmo que pequenas, são sempre bem-vindas.

A implementação de práticas sustentáveis no condomínio é uma forma efetiva de contribuir para a preservação do meio ambiente e para a construção de um mundo mais verde e saudável. As práticas mencionadas acima são apenas algumas das ações que podem ser adotadas pelos moradores e pelo condomínio como um todo. 

 

Ao implementar essas práticas e promover a conscientização dos moradores, é possível contribuir para a construção de um futuro mais sustentável e saudável. Entre em contato com a Auxiliadora Predial para saber quais condomínios da cidade estão se adaptando a essa nova forma de viver. 

Compartilhe

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Artigos

Relacionados

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade