Redação

Redação

23/11/2022

Uma das maiores apostas de todos os setores está na prática de soluções inovadoras. Elas trazem maior praticidade e comodidade às pessoas e são capazes de mudar a forma como nos relacionamos com produtos e serviços.

Para quem busca novidades e quer morar em um lugar com mais conforto, o conteúdo de hoje vai mostrar algumas inovações para condomínio e apresentar seus benefícios para a vida dos condôminos. Mas, antes de mais nada, precisamos entender o que é inovação.

 

O que é inovação?

Podemos entender melhor sobre a inovação quando passamos a enxergá-la como um conceito econômico e social. Trata-se de algo novo ou de uma abordagem inédita que surge a partir da necessidade de atualização. Toda inovação é fruto da vontade por produtos melhores e serviços mais modernos.

Esses produtos constituem a parte econômica do conceito. Já a parte social, está ligada à vontade. Mais precisamente, nos agentes que sentem essa vontade: pessoas! Com o surgimento de novas necessidades, as pessoas buscam soluções novas.

Um dos maiores nomes da administração moderna, Peter Drucker, defende que “a inovação mais produtiva é um produto ou serviço diferente, criando um novo tipo de satisfação, ao invés de uma simples melhoria”. Quem consegue entregar uma experiência nova e mais eficaz, ganha destaque e a atenção genuína do mercado.

 

Leia também:

Condômino antissocial: saiba como lidar e agir

Lei de condomínio: conheça as principais e como funciona

O mandato do síndico está terminando. E agora?

 

Inovação e tecnologia: qual a relação?

Impulsionado pelo avanço tecnológico, temos o surgimento de novas práticas, ferramentas e soluções em todos os setores. É o caso da Netflix, por exemplo, pioneira no mercado de streaming, que hoje assiste ao aumento de concorrentes que resolveram explorar e expandir o mercado.

Além disso, um processo de inovação se relaciona com novos comportamentos de consumo. A Netflix tornou possível ter um catálogo enorme de filmes e séries, disponíveis na palma da mão. O que foi excelente para as pessoas que já usavam o smartphone no dia a dia, por mais que, no fim, isso refletiu em uma notícia não muito agradável para as quase extintas locadoras de vídeo.

E esse movimento é algo natural, o serviço só foi aceito e tornou-se referência porque as pessoas enxergaram seu valor. Porém, nem todos os tipos de inovação precisam ser tão radicais. Um produto com embalagem mais sustentável ou um processo com maior grau de eficiência são ótimos exemplos disso.

Para além do conceito, a inovação deve ser vista como uma estratégia para explorar possibilidades de atuação no mercado. E isso só é possível colocando as necessidades das pessoas em foco, e buscando melhorar sua experiência com soluções novas.

 

6 ideias de inovações para condomínio para adotar
Diferentes gerações já protagonizam a mudança no comportamento de consumo, cada vez mais ligado à tecnologia

 

Por que investir em inovação?

Investir em inovação é garantir a longevidade no seu setor. Estar atualizado faz com que seu negócio seja visto de forma mais atrativa no mercado. Existem possibilidades diversas de se explorar a inovação, tudo depende do objetivo que se deseja alcançar.

Na inovação de produtos, podemos tomar o smartphone como exemplo. O primeiro aparelho telefônico capaz de realizar múltiplas tarefas foi lançado em 1992 e só conseguia acessar e-mails, mas já possuía tela responsiva ao toque. De lá para cá, os modelos têm se reinventado, com componentes cada vez mais robustos e integrando funções novas.

A evolução dos celulares é um ótimo exemplo de processo de aprimoramento constante. Assim funciona com diversos outros setores, cada um à sua maneira.

Estar presente em um mercado em constante expansão, demanda atenção e olhar estratégico. Para garantir seu lugar ao sol, é necessário investigar o que pode ser aperfeiçoado e como isso aumenta o valor da solução oferecida.

É importante lembrar que o valor deve ser entendido como a percepção do benefício entregue pela inovação, e não necessariamente no aumento de custos. Tanto que uma parcela significativa das inovações surge da necessidade de se reduzir despesas.

 

Como investir em inovação?

Mas tudo isso começa com o estudo de mercado. É necessário entender o que existe por aí e em qual patamar de igualdade seu negócio se encontra. Não é por acaso o surgimento de startups em todo o mundo. Esse tipo de empresa já nasce com a inovação em seu DNA, pois emergem justamente para solucionar uma lacuna do mercado.

Para negócios já consolidados, investir em inovação é manter-se atraente aos olhos dos consumidores. É conseguir entregar para o seu público exatamente aquilo que ele deseja da melhor forma que puder encontrar.

Para além do consumidor, a inovação pode estar na melhoria da gestão de uma empresa. É possível, por exemplo, aumentar a produtividade, reduzir os gastos e elevar os níveis de satisfação internos.

 

6 ideias de inovações para condomínio

Quer começar a inovar na gestão do seu condomínio, mas não sabe por onde? Sem problemas! Separamos uma lista de ideias que podem ser aplicadas e adaptadas para condomínios residenciais e comerciais.

Como você vai perceber, as inovações para condomínio nem sempre estão relacionadas às grandes tecnologias e podem ser muito mais simples. Confira nossa lista com sugestões para melhorar condomínio e inovar!

 

Armários inteligentes

Independente do perfil do condomínio, verticais ou horizontais, comerciais ou residenciais, todos recebem encomendas, não é mesmo? Quanto maior a quantidade de condôminos, maior é a possibilidade de complicações com a gestão de encomendas. Ainda mais quando o processo acaba tomando o tempo dos colaboradores, que poderiam focar em outras demandas.

Os armários inteligentes ou “smart lockers” são uma solução completa! Toda a dinâmica de entrega pode ser feita diretamente no dispositivo, sem a necessidade de mediação humana. Os armários são equipados com um sistema eletrônico, e só abrem por meio de senhas e QR code.

Assim que uma correspondência é entregue, o destinatário recebe uma notificação push, com a localização do armário e o código para retirada. Facilidade para quem entrega, comodidade para quem recebe! 

 

6 ideias de inovações para condomínio para adotar
Smart lockers se destacam pela dinâmica oferecida no serviço

Portaria virtual

O sistema de portaria virtual é um processo terceirizado. Todo o controle de entrada e saída, seja de prestadores de serviço ou visitantes, funciona remotamente.

Quem chega, deve se apresentar ao controlador, que notifica a unidade, verifica e autoriza o acesso.

Quem oferece esse tipo de solução são empresas especializadas em segurança. Muito além de cuidar do gerenciamento de acessos 24 horas, a portaria virtual requer a instalação de novos dispositivos de segurança, como câmeras com captura de som e imagem, garantindo, assim, um nível de segurança maior aos condôminos.

 

Conveniência autônoma

Já imaginou ter um supermercado disponível 24 horas, sem sair de casa? Para facilitar a vida dos moradores, as conveniências autônomas podem oferecer desde o carvão que acaba no meio do churrasco, aquele lanchinho da madrugada, até itens de lavanderia.

Os clientes podem fazer tudo sozinhos, por um aplicativo, ou totem, que registra a compra, abate o item no estoque e faz todo o controle dos produtos. Esse modelo “pegue e pague”, para além da comodidade, oferece segurança, pois evita que o cliente precise sair das dependências do prédio, sendo ótima opção tanto para condomínios residenciais quanto comerciais.

Academias, hotéis e grandes centros comerciais podem encontrar nessa opção uma geração extra de receita. A estrutura possui câmeras de segurança para garantir que tudo funcione corretamente. Um exemplo disso é o sistema de travas, que limita o acesso de bebidas alcoólicas para menores de idade.

 

Feira orgânica

A feira livre é o local ideal para adquirir alimentos frescos e garantir uma despensa saudável. Mas nem todo mundo consegue tempo para frequentar esses espaços, não é mesmo? Foi pensando nisso que surgiu a oportunidade de tornar as feiras mais acessíveis a todos, com horários diferenciados.

Praticidade para os condôminos, que têm à sua disposição uma gama de produtos e serviços variados com total segurança. Desde frutas e legumes até barraquinhas de pastel e caldo de cana. A experiência é completa e, geralmente, bem vista por todos.

A parceria pode ser fundada com feirantes da região, deve ser avaliada em assembleia e acordados os horários de funcionamento entre todos. Para quem já teve a oportunidade de usufruir desse serviço, a segurança é um diferencial, mostrando que existem inovações para condomínio que podem ser mais simples do que se imagina.

 

Vidros fotovoltaicos

O investimento em fontes de energia limpa cresce cada vez mais. A necessidade de se explorar fontes renováveis e de baixo impacto ao meio ambiente é mais do que uma tendência, é uma necessidade para um futuro melhor para todos.

E a evolução tecnológica vem permitindo novas abordagens, como é o caso dos vidros fotovoltaicos. Se antes a captação de energia solar dependia de placas, instaladas geralmente em telhados ou sacadas, agora existe uma opção a mais.

O vidro fotovoltaico tem poder de captação de radiação solar, e pode ser utilizado em todas as janelas de um edifício. O que permite maior área de contato, sem atrapalhar a circulação da luz. Sendo um ótimo recurso para aqueles que buscam uma forma de se tornar mais sustentáveis. Essa é uma das inovações para condomínio mais interessantes para empreendimentos que buscam o selo verde!

 

6 ideias de inovações para condomínio para adotar
Fontes de energia limpa representam retorno positivo para construções e meio ambiente

Aplicativos

O mercado de aplicativos está cada vez mais popular. Pensando na praticidade e na experiência do usuário, os aplicativos servem para facilitar a vida das pessoas, com diversas soluções. O que muita gente desconhece é que os aplicativos são ótimas opções de inovações para condomínio.

Por exemplo, o aplicativo Auxiliadora Digital faz parte do serviço de Gestão de Condomínios da Auxiliadora, e oferece uma série de facilidades para os condôminos, como: 

  • Autorização de entrada;
  • Boleto por e-mail;
  • Contato direto com o síndico;
  • Gestão de gastos;
  • Monitoramento do consumo de gás;
  • Gráficos gerenciais;
  • Cadastro de dependentes;
  • Informações sobre recursos humanos;
  • Reserva de espaços;
  • Enquetes e pesquisas sobre decisões do condomínio;
  • Segunda via de boleto;
  • Extrato financeiro. 

 

Basta estar conectado à internet e o acesso pode ser feito de onde quer que esteja. Assim, tudo fica sincronizado em tempo real.

Quer saber mais sobre inovações para condomínio e dicas de gestão? Confira mais dicas como essa na seção Chama o Síndico, com conteúdos especiais para você entender tudo sobre gestão condominial, com quem entende do assunto!

Compartilhe

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Artigos

Relacionados

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade