Redação

Redação

30/04/2019

Quando o assunto é mudar, seja de casa, apartamento, ou simplesmente renovar a decoração, a ideia principal é deixar tudo com a nossa cara. O ambiente precisa ser aconchegante, passar tranquilidade e ter boas energias. A psicodinâmica das cores pode ajudar com isso, pois as cores do ambiente podem modificar as vibrações do local!
Os diferentes tons dos cômodos de seu lar transmitem sensações e sentimentos, tanto para quem vive na residência quanto para quem visita. Você está com vontade de mudar a cor de alguma parte da sua casa, mas não sabe qual utilizar? Abaixo, listamos algumas cores e seus significados para ajudar você a escolher!

Vermelho

Considerada a cor da vitalidade, representa os nossos impulsos. É preciso ter cuidado no uso desta cor, pois ela pode deixar um ambiente que deveria ser tranquilo um pouco carregado, trazendo sensações como irritação, agressividade e aumento da frequência cardíaca. Indicamos seu uso em áreas de trabalho ou cozinhas.

Amarelo

É a cor do Sol e do ouro, por isso possui um significado bastante simbólico! Além disso, é cientificamente comprovado que o tom que o olho humano detecta mais rápido é o amarelo. Essa cor desperta alegria, otimismo e felicidade no ambiente. Também considerada a cor da velocidade, é recomendado usar com cautela, pois estimula muito os sentidos. Indicamos decorar com ela os ambientes em que a família estará mais unida, como o quarto de brinquedos, sala de jogos e televisão. Além disso, é importante mesclar com tons mais claros para suavizar o ambiente.

Azul

Azul é a cor que representa paz e tranquilidade. O tom mais claro representa calmaria, enquanto o escuro transmite seriedade, pureza e confiança. É uma das cores mais utilizadas nos lares brasileiros. Recomendamos seu uso em quartos ou em salas onde você deseja criar um ambiente que emane equilíbrio e bem-estar.

Verde

Representa a natureza, transmitindo paz e relaxamento. Os tons mais claros de verde passam a sensação de esperança e frescor. Você pode utilizá-los para decorar uma sala de jantar ou estar! Os tons mais escuros devem ser utilizados com cuidado, pois podem trazer sensação de cansaço ao ambiente. Entretanto, junto a outras cores, torna o espaço bastante sofisticado.

Roxo

É a cor mais indicada para decorar espaços de leitura ou relaxamento. Quando bem utilizada, transmite a impressão de elegância e nobreza. Mas cuidado: em grande quantidade, essa cor também pode remeter à saudade e melancolia.

Cinza

Além de ser uma atual tendência na decoração, a cor cinza é excelente para neutralizar um ambiente e trazer serenidade. O tom pode ser utilizado em quartos, salas, varandas e banheiros. Também é muito bom para ambientes profissionais!

Branco

O branco é uma cor que transmite lucidez e calmaria. Pode ser utilizada em qualquer ambiente, desde que seja mesclada com outras cores ou objetos como quadros e plantas. Um ambiente completamente composto pela cor branca causa a impressão de infinito, frieza, vazio e hostilidade.

Gostou das nossas sugestões sobre a psicodinâmica das cores? Já decidiu com que cor vai pintar seu lar ou utilizará na decoração? A Auxiliadora Predial se preocupa desde a escolha do imóvel perfeito até o momento de deixar ele bonito e aconchegante para receber você e sua família. Para ler outras dicas de decoração, fique ligado aqui no nosso blog!

Compartilhe

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Artigos

Relacionados

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade