Psicodinâmica das cores no seu lar

Design-sem-nome-11-1-2

Quando o assunto é mudar, seja de casa, apartamento, ou simplesmente renovar a decoração, a ideia principal é deixar tudo com a nossa cara. O ambiente precisa ser aconchegante, passar tranquilidade e ter boas energias. A psicodinâmica das cores pode ajudar com isso, pois as cores do ambiente podem modificar as vibrações do local!
Os diferentes tons dos cômodos de seu lar transmitem sensações e sentimentos, tanto para quem vive na residência quanto para quem visita. Você está com vontade de mudar a cor de alguma parte da sua casa, mas não sabe qual utilizar? Abaixo, listamos algumas cores e seus significados para ajudar você a escolher!

Vermelho

Considerada a cor da vitalidade, representa os nossos impulsos. É preciso ter cuidado no uso desta cor, pois ela pode deixar um ambiente que deveria ser tranquilo um pouco carregado, trazendo sensações como irritação, agressividade e aumento da frequência cardíaca. Indicamos seu uso em áreas de trabalho ou cozinhas.

Amarelo

É a cor do Sol e do ouro, por isso possui um significado bastante simbólico! Além disso, é cientificamente comprovado que o tom que o olho humano detecta mais rápido é o amarelo. Essa cor desperta alegria, otimismo e felicidade no ambiente. Também considerada a cor da velocidade, é recomendado usar com cautela, pois estimula muito os sentidos. Indicamos decorar com ela os ambientes em que a família estará mais unida, como o quarto de brinquedos, sala de jogos e televisão. Além disso, é importante mesclar com tons mais claros para suavizar o ambiente.

Azul

Azul é a cor que representa paz e tranquilidade. O tom mais claro representa calmaria, enquanto o escuro transmite seriedade, pureza e confiança. É uma das cores mais utilizadas nos lares brasileiros. Recomendamos seu uso em quartos ou em salas onde você deseja criar um ambiente que emane equilíbrio e bem-estar.

Verde

Representa a natureza, transmitindo paz e relaxamento. Os tons mais claros de verde passam a sensação de esperança e frescor. Você pode utilizá-los para decorar uma sala de jantar ou estar! Os tons mais escuros devem ser utilizados com cuidado, pois podem trazer sensação de cansaço ao ambiente. Entretanto, junto a outras cores, torna o espaço bastante sofisticado.

Roxo

É a cor mais indicada para decorar espaços de leitura ou relaxamento. Quando bem utilizada, transmite a impressão de elegância e nobreza. Mas cuidado: em grande quantidade, essa cor também pode remeter à saudade e melancolia.

Cinza

Além de ser uma atual tendência na decoração, a cor cinza é excelente para neutralizar um ambiente e trazer serenidade. O tom pode ser utilizado em quartos, salas, varandas e banheiros. Também é muito bom para ambientes profissionais!

Branco

O branco é uma cor que transmite lucidez e calmaria. Pode ser utilizada em qualquer ambiente, desde que seja mesclada com outras cores ou objetos como quadros e plantas. Um ambiente completamente composto pela cor branca causa a impressão de infinito, frieza, vazio e hostilidade.

Gostou das nossas sugestões sobre a psicodinâmica das cores? Já decidiu com que cor vai pintar seu lar ou utilizará na decoração? A Auxiliadora Predial se preocupa desde a escolha do imóvel perfeito até o momento de deixar ele bonito e aconchegante para receber você e sua família. Para ler outras dicas de decoração, fique ligado aqui no nosso blog!

Compartilhe

Share on email
Envie por E-mail
Share on whatsapp
Envie por Whatsapp
Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on telegram
Compartilhe no Telegram
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin