Redação

Redação

21/03/2024

Você sonha em viver em uma cidade vibrante, com rica cultura, oportunidades e um custo de vida acessível? Então, prepare-se para se apaixonar por Santa Maria, a quinta cidade mais populosa do Rio Grande do Sul. 

A cidade é perfeita para quem procura por tranquilidade e boas condições de vida, seja você um estudante em busca de moradia para iniciar os estudos; um profissional atrás de novos desafios na carreira; um gaúcho que busca por novas experiências de moradia no estado ou até mesmo um investidor que deseja lucrar com o mercado imobiliário, todos esses públicos têm espaço na cidade de Santa Maria.

A localização e origem da cidade de Santa Maria

Localizada no meio do estado, a cidade é carinhosamente conhecida como o Coração do Rio Grande. Ela fica a 290 km de Porto Alegre, viabilizando o acesso dos moradores e visitantes a outras regiões do estado. 

A origem da cidade remonta ao século XIX, mais precisamente ao período de colonização europeia no Brasil. A região onde hoje se encontra Santa Maria era habitada por povos indígenas antes da chegada dos colonizadores.

A ocupação efetiva da área teve início por volta do século XVIII, com a expansão das Missões Jesuíticas na região sul do Brasil. Posteriormente, com o fim das missões, a área passou por um período de relativo abandono.

Foi a partir do século XIX, com o incentivo à colonização por parte do Império Brasileiro, que a região começou a ser efetivamente povoada. Colonos vindos de diversas partes do mundo se estabeleceram na região, o que contribuiu muito para o desenvolvimento da cidade. 

Santa Maria: conheça o coração do Rio Grande do Sul
Imagem do centro de Santa Maria (RS). Créditos: Arlei Antunes

O que esperar da educação na cidade de Santa Maria

A cidade é conhecida como um importante polo educacional no estado do Rio Grande do Sul. Um dos principais destaques é a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), uma instituição de ensino superior de renome que desempenha um papel fundamental na região. Fundada em 1960, ela é uma das maiores e mais respeitadas universidades federais do Brasil.

A UFSM oferece uma grande variedade de cursos de graduação e pós-graduação, bem como atividades de pesquisa e extensão, abrangendo diversas áreas do conhecimento. Sua presença na cidade atrai estudantes de diferentes partes do país, contribuindo para a diversidade cultural e intelectual de Santa Maria.

Além da UFSM, a cidade também abriga outras instituições de ensino superior, incluindo universidades e faculdades públicas e privadas, que enriquecem ainda mais o cenário educacional local.

A educação em Santa Maria não se limita apenas ao ensino superior. A cidade também investe em educação básica e profissionalizante, com o objetivo de oferecer oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para todos os seus habitantes.

O lazer e entretenimento em Santa Maria

Embora Santa Maria não seja tão conhecida por seus pontos turísticos quanto outras cidades do estado, ela ainda oferece algumas atrações interessantes para os visitantes. Uma das curiosidades mais marcantes é o fato da região abrigar o fóssil de dinossauro mais antigo do mundo.

O fóssil em questão pertence a um dinossauro que viveu há cerca de 230 milhões de anos, no período Triássico. Esse achado é de grande importância para a paleontologia brasileira e mundial, pois ajuda a entender melhor a evolução dos dinossauros e dos vertebrados terrestres no início da era Mesozóica.

Além desse importante aspecto paleontológico, Santa Maria oferece outros pontos para e atividades interessantes conhecer, entre eles estão: 

Parque da Medianeira: localizado no coração da cidade, é um espaço verde ideal para caminhadas, atividades esportivas e piqueniques. Possui uma vista panorâmica da cidade e é bastante frequentado pelos moradores; 

Catedral Metropolitana de Santa Maria: uma bela igreja de arquitetura neoclássica que fica bem no centro da cidade. Esse é um importante marco histórico e religioso da região; 

Parque Natural Municipal da Boca do Monte: é uma área de preservação ambiental que oferece trilhas, cachoeiras e uma bela vista da cidade. É um ótimo local para quem gosta de contato com a natureza e atividades ao ar livre;

Memorial Mallet: um espaço cultural dedicado à preservação da história e da cultura de Santa Maria. Abriga exposições, eventos e atividades culturais ao longo do ano;

Feira Livre Permanente: realizada aos sábados na Praça dos Bombeiros, é um local onde os moradores e visitantes podem encontrar uma variedade de produtos locais, como frutas, legumes, queijos, artesanatos e muito mais.

Esses são alguns dos principais pontos e atividades que Santa Maria oferece aos seus visitantes. A cidade, com seu rico patrimônio histórico, cultural e natural, é um destino interessante para quem deseja explorar o interior do Rio Grande do Sul e conhecer um pouco mais sobre a região e sua diversidade.

Santa Maria: conheça o coração do Rio Grande do Sul
Morro do Carmo, em Santa Maria (RS). Créditos: Tiago Korb

Como é o clima na cidade

O clima de Santa Maria é classificado como subtropical úmido. Esta classificação significa que a cidade experimenta todas as quatro estações do ano de forma bem definida. 

No verão, as temperaturas podem ser bastante elevadas, frequentemente acompanhadas por chuvas e tempestades devido à influência de massas de ar quente e úmido. Já no inverno, as temperaturas podem cair consideravelmente podendo, às vezes, acontecer as conhecidas geadas. 

O Rio Grande do Sul é conhecido por ser a região mais fria do Brasil, em algumas cidades há registro de neves, algo raro em nosso país, mas esse não é o caso da cidade de Santa Maria. 

Já pensou em investir em imóveis em uma cidade universitária?

Ser um investidor em uma cidade universitária como Santa Maria, no Rio Grande do Sul, pode oferecer diversas oportunidades e desafios. A presença de uma universidade como a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), juntamente com outras instituições de ensino superior, cria um ambiente propício para diversos investimentos. 

Uma das principais oportunidades para os investidores está relacionada ao mercado imobiliário. Com a presença de uma grande população de estudantes, há uma demanda constante por moradia estudantil, tanto para aluguel quanto para compra. Investir em imóveis residenciais próximos aos campi universitários pode ser uma estratégia lucrativa.

Além disso, o comércio local também se beneficia da presença de estudantes e professores, criando oportunidades para investimentos em restaurantes, bares, cafeterias, livrarias e outros estabelecimentos voltados para o público universitário.

Outro setor que pode ser atrativo para investidores é o tecnológico e de inovação. Com a presença de universidades e centros de pesquisa, há um potencial para o desenvolvimento de startups e empresas de base tecnológica. Investir em incubadoras de empresas ou em projetos de pesquisa e desenvolvimento pode gerar retornos significativos a longo prazo.

Ser um investidor em uma cidade universitária como Santa Maria, pode ser uma oportunidade para explorar setores econômicos e contribuir para o desenvolvimento local. No entanto, é essencial realizar uma análise cuidadosa do mercado e considerar os desafios específicos associados a esse contexto antes de tomar decisões de investimento.

Agora que você sabe um pouco mais sobre a cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul, fica mais fácil decidir se essa região será seu próximo endereço, seja de moradia ou investimento. 

Para entender melhor como funciona a questão da moradia na cidade, entre em contato com a Auxiliadora Predial, uma imobiliária com mais de 90 anos de história e dedicação, que com certeza, vai ajudar você a encontrar o melhor imóvel para o objetivo que procura.

Créditos da capa: Clube Trekking – Santa Maria

Compartilhe

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Artigos

Relacionados

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade