Redação

Redação

25/03/2024

Ao fechar um contrato de aluguel, algumas garantias são obrigatórias para garantir a segurança física e financeira de quem aluga e de quem ocupa o espaço. Entre eles está o seguro incêndio, que gera algumas dúvidas para quem busca um novo imóvel.


Nesta publicação, falaremos mais sobre ele, quem paga, como calcular o valor, as diferenças entre o residencial, comercial e muito mais. Fique conosco!

O que é o seguro incêndio?

O seguro contra incêndio, também conhecido como seguro complementar contra fogo, faz com que o imóvel fique financeiramente protegido de perdas parciais ou totais da propriedade em caso de qualquer incidente relacionado às chamas.


Este é diferente do seguro fogo, que geralmente é contratado pelo condomínio e protege as estruturas de prédios e áreas comuns, por exemplo. Contudo, ambos são obrigatórios de acordo com a Lei do Inquilinato.


O seguro incêndio referente aos imóveis alugados é sempre responsabilidade do locador. Porém, essa responsabilidade pode ser passada para o inquilino em contrato, caso isso seja conversado anteriormente e esteja em contrato.


Lembrando que este seguro também cobre os gastos dos acessórios, eletrodomésticos, mobílias e até objetos pessoais, como roupas, louças, porcelanas e muito mais, dependendo do tipo de seguro que for contratado.

Apesar das imobiliárias não terem obrigação com esta parte, elas podem atuar como intermediadoras para garantir a segurança e o benefício de todos.

Lembrando que, caso seja comprovado o dano intencional, já que este é considerado crime e deve ser resolvido na esfera jurídica.

Seguro incêndio para aluguel: principais dúvidas | Auxiliadora Predial

O seguro incêndio é obrigatório para imóveis comerciais?

A resposta é: sim, o seguro incêndio é obrigatório para todos os tipos de imóveis. As propriedades comerciais, especialmente as que lidam com produtos inflamáveis precisam estar especialmente atentas.


O Decreto 61.867/1967 cita os seguros obrigatórios para empresas e diz que “As pessoas jurídicas, de direito público ou privado, são obrigadas a segurar, contra os riscos de incêndio, seus bens móveis e imóveis, situados no país”.

Como calcular o valor do seguro incêndio?

O valor do seguro complementar contra fogo é baseado no preço de aluguel, sua localização e também no tamanho do imóvel. Portanto, são alguns dos mesmos fatores considerados para avaliar uma propriedade para aluguel ou venda.


Geralmente, o pagamento é feito em 4 parcelas, com a cobrança sendo feita a partir do 2º ou 3º mês da locação.


Às vezes, você pode ficar na dúvida se o imóvel realmente está com todas as suas garantias feitas, o que te impede de escolher o empreendimento ideal. Nestes momentos, a experiência da Auxiliadora Predial que, tem mais de 90 anos no mercado imobiliário, faz a diferença!

Seguro incêndio para aluguel: principais dúvidas

Independente da sua escolha, conte com a Auxiliadora Predial!

A maior imobiliária da Região Sul do Brasil, agora também em São Paulo, tem diversas opções para você! Além de contarmos com vários tipos de imóveis, também contamos com a nossa própria corretora de seguros imobiliária, responsável por garantir a segurança do proprietário e do inquilino!


Para conferir todas as possibilidades, acesse o nosso site. Contamos com imóveis residenciais e comerciais para locação ou compra com toda a segurança e a credibilidade da Auxi!


Caso ainda tenha dúvida sobre os tipos de imóveis e seguros imobiliários, acesse o Blog da Auxiliadora Predial, onde damos diversas dicas para que você faça a melhor escolha!

Compartilhe

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Artigos

Relacionados

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade