Redação

Redação

22/03/2024

O litoral é o destino de muitas pessoas que buscam por calmaria, contato com a natureza e novos ares. Se você procura por esse estilo de vida, vai amar saber que em Xangri-lá no Rio Grande do Sul, tem tudo isso e muito mais. 

A cidade é uma boa opção para os gaúchos que moram longe do mar. E demais moradores do Brasil que gostaria de unir o melhor dos dois mundos: dias de sol no verão e temperaturas amenas no inverno. 

Continue a leitura e conheça mais detalhes dessa cidade apaixonante.

Onde fica Xangri-lá?

O município fica no litoral norte do estado do Rio Grande do Sul, a aproximadamente 130km da capital gaúcha, faz parte da região que é conhecida como “Costa do Sol” ou “Costa Gaúcha”, que inclui vários municípios litorâneos do sul do país, como Capão da Canoa, Imbé e Tramandaí.   

A cidade é conhecida por suas belas praias e também por ser um destino turístico popular, especialmente durante os meses de verão, atraindo quem busca por descanso, diversão e práticas esportivas aquáticas, como surf, stand-up paddle e vela. Além de suas praias, Xangri-lá oferece uma infraestrutura turística bem desenvolvida, com hotéis, pousadas, restaurantes, bares e outras opções de lazer. 

A curiosa origem da cidade

Xangri-lá teve sua emancipação registrada em 1992, antes desse período, a região fazia parte de Capão da Canoa. Atualmente, a cidade conta com nove balneários:Arpoador, Atlântida, Centro, Guará, Marina, Maristela, Noiva do Mar, Praia dos Coqueiros e Rainha do Mar. 

A escolha do nome da cidade tem uma história curiosa, ao contrário de outros municípios que levam nomes indígenas entre outras origens, o nome Xangri-lá teve como inspiração a obra Horizonte Perdido, lançada em 1933 pelo novelista inglês James Hilton, que criou a palavra Shangri-lá para nomear um país imaginário onde não existe mal e a vida cresce com leveza. 

No romance, esse país fica localizado na região do Tibete e as pessoas que conseguiram chegar ao lugar, conservaram sua forma física por longos anos, desde que não se mudassem para outro país. 

A cidade tem uma população estimada em 16.463 habitantes entre xangrilenses e demais pessoas que escolheram se mudar para esse paraíso no sul, de acordo com o censo de 2022, o que a torna a 7ª cidade mais populosa do litoral gaúcho; a 3ª com maior média salarial e em 3ª lugar no PIB per capita, de acordo com dados do censo IBGE em 2019.   

As belas praias e a estrutura de Xangri-lá

O que começou com uma forma despretensiosa de relaxar com a família nos finais de semana, com o tempo e beleza local se tornou uma potente região praiana composta pelos 9 balneários já mencionados acima. 

As praias oferecem diversão para todos os gostos: tem opção para quem procura sossego e calmaria; tem praia mais agitada para quem quer se divertir e fazer novas amizades e tem também para quem ama esportes aquáticos e não perde a oportunidade de se jogar no mar com sua prancha de surf. 

Xangri-lá tem muitos fatos curiosos, um deles são as construções das avenidas principais, como a Paraguassu, que são na horizontal e proporcionam um charme a mais a cidade e uma vista mais limpa das praias. 

Xangri-lá (RS): um oásis no litoral sul do país
Praia de Atlântida, Xangri-lá, RS. Créditos: Anderson Vaz

Xangri-lá para investidores

Não pense que só porque a cidade é relativamente nova, que ela não tem bons investimentos imobiliários. Xangri-lá caiu no gosto das pessoas que sabem viver e não demorou muito para ser o endereço de luxuosos condomínios, clubes noturnos e um comércio múltiplo que atende a cidade toda. 

Se você procura por um bom investimento, saiba que Xangri-lá é uma das cidades que deve entrar na sua lista de opções, afinal, ter um imóvel em um paraíso é o sonho de muitos brasileiros. E se você tem a possibilidade de comprar imóveis, seja residenciais ou comerciais, é melhor agarrar as oportunidades com unhas e dentes e fazer um negócio lucrativo a curto e longo prazo. 

Agora, se o seu objetivo é encontrar um imóvel confortável em uma região onde a qualidade de vida está presente por todos os lados, Xangri-lá também é para você. Considere essa região nas suas buscas por moradia tranquilas.

Como é a saúde e educação na cidade

Xangri-Lá investe na educação de suas crianças, oferecendo uma rede municipal completa de ensino fundamental e infantil, além de uma escola de educação especial. O município também se preocupa com a qualidade do ensino, com programas inovadores como o “Mais Educação” e o “Educação em Tempo Integral”

A saúde em Xangri-Lá é prioridade. A cidade oferece cobertura ampla de atendimento médico e odontológico gratuito para toda a população, além de uma estrutura completa de saúde com Pronto Atendimento 24 horas, Centro de Especialidades Médicas e Hospital Municipal. Os indicadores de saúde do município também são positivos, com alta expectativa de vida e baixa taxa de mortalidade infantil.

Escolha viver em Xangri-Lá

Essa cidade praiana é um bom lugar para desfrutar de uma vida tranquila. Por ser uma ambiente familiar é também um convite a todos que sonham em oferecer um lugar saudável para os filhos crescerem e também, para aqueles que querem aproveitar a melhor idade em grande estilo e conforto. 

Já foi até Xangri-lá? Se você ainda não conhece, fica aqui um convite para seu próximo momento de folga. A cidade tem tudo para ser o seu novo endereço. É possível também considerar durante a organização da viagem, entrar em contato com uma imobiliária que atenda a região e agendar visitas nos imóveis disponíveis, dessa forma além de conhecer as praias, o comércio e a estrutura do município, você também tem a chance de ver pessoalmente as condições das casas ou apartamentos que mais agradar. 

A Imobiliária Auxiliadora Predial é a sua parceira nesse processo. Você pode entrar em contato com a equipe de especialistas em negócios imobiliários, informar qual o estilo de imóvel procura e contar com as sugestões, além da ajuda em toda a parte burocrática que envolve a compra ou locação de uma propriedade. 

Créditos da capa: Misael Betlinski

Compartilhe

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Artigos

Relacionados

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade