5 razões para morar em Gramado

Gramado, uma cidade encantadora para conhecer e ainda mais especial para morar
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

Um destino turístico que conquistou o país inteiro. Essa é a cidade referência em turismo no Rio Grande do Sul que superou as fronteiras para virar uma sensação em todo o Brasil – e até mesmo fora dele.

À primeira vista, um dos lugares mais procurados para visitar e que, aos poucos, se tornou também uma opção para viver. Provavelmente você já pensou em morar em Gramado ou conhece alguém que se encaixa nesse sonho.

Agora, vamos entender neste artigo como a cidade ganhou esse lugar de destaque e, caso esteja na dúvida, temos alguns motivos para você levar em conta na hora de decidir se deveria se tornar um (a) novo (a) habitante da Serra Gaúcha.

 

1. Turismo o ano todo para quem decide morar em Gramado

Visitar uma cidade com potencial turístico é mágico, mas já imaginou ter a possibilidade de redescobrir o lugar que você vive durante o ano inteiro?

Nesse sentido, estamos acostumados a ver as notícias e as novidades de Gramado em duas épocas pontuais: durante o inverno e durante o Natal.

Famosa pelos dias frios com neve e pela sua festa do “Natal Luz”, a cidade é, na verdade, muito mais do que isso.

A verdade é que morar em Gramado é ter, sim, uma espécie de turismo o ano inteiro. Você vive “turistando” na sua própria cidade.

Ao mesmo tempo em que a programação de atividades de cultura e lazer fica ativa em praticamente todos os meses, as belezas naturais estão ali o tempo todo, esperando olhares curiosos e novos admiradores.

A cidade tem atributos que encantam de um jeito fácil: bonita, charmosa, pequena e histórica. Ao passo que a sua arquitetura traz um ar europeu, outros elementos deixam evidente a colonização alemã, passando pelas raízes italianas e até mesmo suíças.

Construções históricas, praças, parques, gastronomia típica e até mesmo o comércio. Todo o ecossistema de Gramado reflete esse ar turístico em cada detalhe. Perfeita para descobrir um novo lugar favorito a cada época do ano.

 

Festas e pontos turísticos

Enquanto isso, aos que preferem as programações fixas, o calendário festivo tem suas opções clássicas:

  • Chocofest, na Páscoa;
  • Festa da Colônia, uma celebração em homenagem aos povos colonizadores; Geralmente acontece no mês de maio;
  • Festival de Cinema de Gramado, a mostra mais importante da América Latina; Geralmente acontece no mês de agosto;
  • Natal Luz, a festa natalina mais conhecida do Sul do país.

 

Porém, se o assunto são os pontos turísticos e as belas paisagens para conhecer o ano todo, as atrações são diversas, sendo que os destaques ficam com:

 

Leia também:

Encontre Casas à Venda em Gramado de Alto Padrão

Alugar ou comprar um imóvel: o que vale a pena?

 

 

2. Hospedagem e gastronomia

Se você é do tipo que gosta de desbravar a gastronomia da cidade onde mora, então viver em Gramado é um prato cheio (com o perdão do trocadilho).

Em outras palavras, escolher a cidade como o seu novo lar significa ter, em poucos quilômetros, uma infinidade de opções da cozinha nacional e internacional para conhecer, repetir e se tornar um frequentador assíduo.

Restaurantes típicos, galeterias, casas de fondue e o carro-chefe de Gramado: os cafés coloniais. Neste último, mesas inteiras de café da manhã, da tarde ou então de brunch com o que há de melhor da culinária alemã: pães, cucas, schimier (geleia), embutidos e muito mais.

Da mesma forma, quem escolhe Gramado para morar tem sempre uma opção mais incrível do que a outra para sair da rotina e fazer uma hospedagem curta, por exemplo. 

Das pousadas cercadas de um cenário todo verde até os hotéis cinco estrelas, viver em Gramado é a garantia de que uma data especial ou uma fuga da rotina sempre terá a combinação perfeita à espera na rede hoteleira local.

 

 

Morar em Gramado: ter uma infinidade de cafés aconchegantes para conhecer
Morar em Gramado: ter uma infinidade de cafés aconchegantes para conhecer

 

3. Segurança e sossego

Além de todo um universo encantador de lugares para conhecer, morar em Gramado traduz o significado de paz.

Basta uma rápida caminhada, seja pela região central ou pelos bairros mais afastados, para ter a sensação de que o tempo passa menos depressa e o ar puro transforma qualquer humor.

Assim também acontece com a segurança. Morar em Gramado é viver sossegado em um nível tão natural que, infelizmente, destoa dos habituais índices de criminalidade do Brasil como um todo.

Definitivamente a tranquilidade em circular a pé e a sensação de segurança dentro de casa já são marcas registradas de Gramado, que ganha cada vez mais moradores também em função desse fator que é decisivo para muitas famílias.

Conforme os números oficiais, a cidade recebe mais de 1 milhão de turistas por ano, o que gera um planejamento de trabalho muito estratégico por parte dos órgãos responsáveis. O policiamento é constante e coloca Gramado como um exemplo de segurança para todo o país.

 

4. Cidade para todas as idades

E esse é o slogan que o município está engajado em obter muito em breve. Como resultado de tantas belezas naturais e de sua longa lista de atrações durante o ano todo, Gramado é sinônimo de qualidade de vida para quem escolheu a cidade como lar.

Agora, o objetivo é oficializar esse título. O reconhecimento como “cidade para todas as idades”, movimento criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é o novo objetivo da sensação da Serra Gaúcha.

Ou seja, Gramado busca o reconhecimento que valida os seus efeitos para uma melhor qualidade de vida, sobretudo para os moradores da faixa etária de 60 anos ou mais.

Trata-se de um conceito que estimula o município a proporcionar uma convivência mais fácil, confortável e segura para a população idosa.

Essa lista de cidades participantes é seleta e, até agora, no Rio Grande do Sul só fazem parte dela os municípios de Veranópolis e Porto Alegre.

 

5. Moradias incríveis em bairros estratégicos

Por fim, morar em Gramado é ter, à sua escolha, imóveis encantadores em bairros extremamente bem localizados. As casas para morar em Gramado não decepcionam.

A arquitetura residencial é influenciada pela cultura alemã que a cidade respira e, aliada a um design moderno, conquista qualquer pessoa e qualquer família. As áreas verdes e os paisagismos dão um toque de beleza a mais na vista local.

Igualmente, os imóveis de alto padrão são uma marca registrada de moradia na cidade. Os lançamentos são constantes e os clássicos, muitas vezes localizados em condomínios de tirar o fôlego, mesclam, juntos, sofisticação e uma sensação acolhedora.

Porém, podem surgir as dúvidas: “como é morar em Gramado?” ou “onde morar em Gramado?” E eis que a localização é mais um ponto positivo. Na maioria dos casos, os bairros mais procurados ficam extremamente próximos dos pontos turísticos e das opções de lazer.

Por exemplo, para quem escolhe o bairro Planalto, um dos mais importantes da cidade, se mantém próximo de pontos como a Rua Coberta e o Parque do Lago Negro.

Já para quem prefere não arriscar e escolhe morar no Centro tem, a pouquíssimos metros, todos os acessos fáceis: restaurantes, as famosas lojas de chocolate, eventos culturais, bares e cafés, feiras e muito mais.

Também é no Centro que estão as vias mais famosas da cidade, como a Borges de Medeiros, a Rua Coberta e a Rua Garibaldi.

Outras regiões como o Bavária, com seu forte conceito arquitetônico alemão e uma verdadeira simulação da Europa em plena Serra Gaúcha, e o Aspen Mountain, um condomínio de alto padrão totalmente inovador com muita natureza e liberdade, também figuram entre as mais procuradas na cidade que sabe cativar e agradar.

 

Gramado, solo fértil para todos os públicos

Conforme Diogo Bueno, franqueado da Agência Gramado, estamos falando de um solo fértil para moradores e investidores:

Acima de tudo, é um solo muito fértil para os investidores do mercado imobiliário que ganham com a constante valorização e o crescimento da locação por temporada. É uma cidade limpa e segura. Ela traz para seu morador um mercado de trabalho de pleno emprego e, tudo isso, num clima agradável, totalmente diferente da pressa e do estresse das grandes cidades. Então, aqui temos aquele clima de interior, onde todos se conhecem e atuam de forma forte como comunidade.

Além disso, para o investidor, o mercado segue uma constante de valorização, seguindo a típica equação de uma gigante demanda e uma limitação territorial pequena. Portanto, esses fatores tornam as ofertas escassas e altamente valorizadas, principalmente nos bairros Centro, Bavária e Planalto. Devido à restrição, bairros como Carniel, Floresta e Várzea Grande têm se destacado com belíssimos empreendimentos que trazem preços mais competitivos em relação aos três principais bairros.

 

Enfim, uma cidade que é encantadora para quem a vê como destino turístico, para visitar por um dia ou durante uma temporada de férias, mas que é ainda mais apaixonante para quem a escolhe como a sua cidade. Morar em Gramado é fascinante em todos os dias do ano.

 

Procurando casas para morar em Gramado? Conheça agora as opções de imóveis para alugar na Serra Gaúcha ou então consulte os apartamentos e casas para comprar em Gramado.

Vote post

Compartilhe

Share on email
Envie por E-mail
Share on whatsapp
Envie por Whatsapp
Share on facebook
Envie por Facebook
Share on linkedin
Envie por Linkedin