Redação

Redação

05/02/2021

Todo mundo já sabe que a tecnologia é o futuro da humanidade. O digital vai invadir todos os campos da nossa vida, incluindo o nosso lar. Aos poucos, a tecnologia que construímos vai evoluindo e trazendo ainda mais conforto para todos, do jeito que a gente gosta. Foi pensando nesse cenário que vamos abordar as tendências da casa inteligente, com previsões de quais tecnologias virarão nossos colegas de apartamento. Vamos conferir?

 

O que é casa inteligente?

Para começar, vamos entender o que é a casa inteligente juntos! Esse tipo de lar conta com um sistema com diversos dispositivos instalados e que se conectam com a internet. Podem ser aparelhos de irrigação, iluminação, segurança, etc.

O fato principal, porém, é a inteligência por trás destes dispositivos. Como se baseiam na tecnologia da Internet das Coisas, eles possuem uma inteligência que coleta e armazena dados sobre o seu dia a dia, como hábitos e preferências. O objetivo é que cada aparelho trabalhe sozinho ao longo do tempo, após conhecer nosso jeito de viver. Um exemplo é a temperatura do ar-condicionado que você gosta e o horário que liga o aparelho – uma casa inteligente lembraria disso antes mesmo que você!

Deu para entender? Abaixo, vamos conferir 04 exemplos de como isso funciona na prática.

1 – Casa inteligente é casa segura

Um dos maiores poderes da tecnologia, é sua potencialização da segurança. Numa casa inteligente, também podemos contar com essa vantagem em nossas vidas. Devido a interconexão de dispositivos que mencionamos acima, a vigilância da sua casa se torna ainda mais completa. 

Com esta característica, você pode acessar as câmeras de segurança por qualquer smartphone ou computador. Porém, mais do que isso, como tudo em sua casa está conectado, você também pode controlar aparelhos eletrônicos de onde estiver (como portões, eletrônicos, etc). Isso ajuda muito na vigilância 24 horas, já que você poderá controlar sua casa de qualquer lugar.

Casa inteligente: 4 tecnologias para o seu lar

 

2 – A economia de energia da casa inteligente 

Uma casa inteligente também conta com economia de energia. Como tudo na sua casa estará conectado, você também poderá controlar a hora de ligar e desligar qualquer equipamento elétrico do seu lar, incluindo as lâmpadas. Pelo celular, você define quando sua cafeteira precisa preparar o café, a hora de desligar o ar durante a noite, e assim vai. 

Com essa tecnologia, você conseguirá economizar energia, já que a inteligência artificial da casa saberá quando você realmente estiver usando seus aparelhos eletrônicos, desligando todos em caso de desuso. Com o tempo, seu lar saberá toda sua rotina, garantindo mais economia no fim do mês. 

 

3 – Inteligência artificial: nossos assistentes virtuais

Você já ouviu falar da Alexa? Esse é o nome de uma das inteligências virtuais mais famosas do mundo. Desenvolvida pela Amazon, ela é um exemplo de como um assistente virtual pode facilitar seu dia a dia e tornar a sua casa inteligente. Se trata basicamente de uma caixa de som com quem você pode conversar e solicitar tarefas dentro do lar, além de informações na internet, músicas e muito mais. 

Basta fazer uma pergunta ou realizar um comando que a assistente realiza para você. É possível configurar alarmes, ligar e desligar aparelhos, solicitar informações de trânsito, clima, mudar a temperatura da casa, ligar o spotify, e assim vai. Quanto mais aparelhos conectados ao assistente, mais conforto você tem.

Casa inteligente: 4 tecnologias para o seu lar

 

4 – Casa inteligente até na hora de sair de casa

Por último, citamos uma tecnologia mais simples do que as demais, porém ainda bem efetiva: as fechaduras digitais. Esse tipo de aparelho já é bem utilizado no Brasil, pois dispensa o uso de chaves, usando a sua digital como fechadura para o seu lar. Com esse dispositivo, você garante que nenhuma outra pessoa entrará na sua casa sem você. Além disso, alguns modelos até contam com códigos de aviso de assalto, para sinalizar sua seguradora caso algum imprevisto esteja acontecendo. 

 

O futuro é da ciência

Gostou do nosso conteúdo de hoje? Como vimos, a tecnologia está ao nosso lado até na hora de relaxar em casa. Essa é a prova do quanto o conhecimento pode transformar a nossa rotina. Para saber mais sobre essas ideias inovadoras, vem conferir outros temas abordados no nosso blog. Veja alguns exemplos abaixo:

Compartilhe

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Artigos

Relacionados

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade