Redação

Redação

28/03/2024

O Centro de Florianópolis é um convite a uma viagem no tempo. Entre ruas de paralelepípedos e construções centenárias, você encontrará o coração pulsante da capital catarinense, um lugar onde o passado e o presente se entrelaçam em perfeita harmonia.


Essa região é perfeita para quem gosta de apreciar a natureza; experimentar os sabores da culinária local; desfrutar da intensa cena cultural do centro; relaxar em charmosos cafés e também encontrar roupas, livros e antiquários no comércio local.


Quer entender tudo o que o Centro de Florianópolis tem a oferecer a você? Continue a leitura.

A localização privilegiada do Centro

O Centro de Florianópolis está situado na porção oeste da cidade, em um ponto estratégico entre o continente e a Ilha. Essa localização privilegiada torna o acesso muito mais fácil aos demais bairros da região e você consegue transitar por esse caminho com a ajuda de diversos meios de transporte, como carros, ônibus, barcos e até mesmo a pé.


Ao chegar no Centro, você se deparará com um bairro vibrante e cosmopolita, com uma mistura de construções históricas e modernas. As ruas de paralelepípedos convidam a um passeio tranquilo, enquanto o calçadão da Rua Felipe Schmidt oferece uma variedade de lojas, cafés e restaurantes que contrastam com a primeira impressão de calmaria.

O Centro de Florianópolis é um bairro histórico

A história do Centro de Florianópolis se confunde com a própria história da cidade. Fundado em 1675 como o Povoado de Nossa Senhora do Desterro, o local rapidamente se tornou um importante centro comercial e político da região.


Ao longo dos séculos, o Centro presenciou diversos acontecimentos históricos importantes, como a Guerra dos Farrapos e a Revolução Federalista. A arquitetura do bairro reflete essa rica história, com construções coloniais, como a Catedral Metropolitana, e edifícios mais modernos, como o Palácio Cruz e Sousa.

Um dos pontos mais emblemáticos do Centro é a Praça XV de Novembro, palco de grandes eventos e manifestações populares. A Figueira Centenária, que reina majestosamente no centro da praça, é um símbolo da força e da tradição do bairro.


O Centro de Florianópolis é onde o passado e o presente se encontram em perfeita harmonia. É um lugar para se perder nas ruas de paralelepípedos, descobrir encantos a cada esquina e sentir a vibração de uma cidade que pulsa com vida.

Uma região de comércio intenso

O comércio do Centro de Florianópolis é intenso e diversificado. O calçadão da Rua Felipe Schmidt, por exemplo, é um verdadeiro paraíso para quem gosta de fazer compras, com lojas de grife, boutiques, livrarias, artesanato e entre outros negócios.


Para quem busca produtos frescos e de qualidade, o Mercado Público é parada obrigatória. Lá você encontra uma grande variedade de frutas, legumes, verduras, carnes, peixes, especiarias e produtos típicos da região. Além disso, o Mercado Público também oferece uma variedade de restaurantes e bares, onde você pode saborear a deliciosa culinária local.


É no Centro da cidade também que estão os melhores lugares para encontrar produtos eletrônicos, móveis e artigos de decoração, pois as lojas dessa região oferecem preços competitivos e variedade de produtos para todos os gostos e orçamentos.


Além disso, os moradores e visitantes podem contar também com o Shopping Beiramar, Vila Romana e o Floripa Shopping, que reúnem diversos segmentos de produtos, serviços e opções para alimentação.

Áreas verdes e fácil acesso as praias

O Centro de Florianópolis oferece uma experiência completa para quem busca um estilo de vida prático e conectado à natureza. Apesar da sua localização, as áreas verdes se fazem presentes em diversos espaços, proporcionando momentos de relaxamento e contato com a natureza.


Entre as praças e parques, estão pontos que você precisa conhecer quando visitar Florianópolis:


● Parque da Luz: um refúgio verde no coração da cidade, com trilhas para caminhadas, áreas de piquenique, lago e playground. Ideal para um fim de semana em família ou um piquenique com amigos;

Centro de Florianópolis: conheça o coração da capital catarinense
Parque da Luz, em Florianópolis. Créditos: Eugenio Hansen

● Praça XV de Novembro: um marco histórico da cidade, cercado por palmeiras imperiais e com vista para a Catedral Metropolitana. Um local perfeito para observar o movimento e curtir o ar livre;


● Jardim Botânico: uma área verde com diversas espécies de plantas e flores, além de um lago com carpas. Um lugar tranquilo para relaxar e apreciar a beleza natural.


Já as praias de Florianópolis estão a uma curta distância do Centro, seja de carro, ônibus ou até mesmo de bicicleta:


● Praia da Daniela: a menos de 10 minutos de carro, oferece águas calmas e cristalinas, ideal para relaxar e nadar;


● Praia dos Ingleses: com infraestrutura completa para turistas, incluindo restaurantes, bares e lojas, é perfeita para quem busca diversão e comodidade;


● Lagoa da Conceição: um paraíso para os amantes de esportes náuticos, como remo, stand-up paddle e vela. A Lagoa também oferece opções de lazer para toda a família, como restaurantes, bares e passeios de barco.


Tudo isso faz do Centro um bairro perfeito para quem busca contato com a natureza, praticidade e a comodidade de estar próximo a tudo.

Como é a educação e saúde no bairro

O Centro de Florianópolis se destaca não apenas por seu comércio e história rica, mas também por oferecer uma estrutura completa em termos de educação e saúde. A região conta com diversas instituições de ensino de alto nível, desde escolas públicas e privadas até universidades renomadas, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


Já em relação à saúde, o bairro é o endereço de clínicas, hospitais, pronto-socorro, laboratórios e redes de farmácias, como por exemplo o Hospital Universitário da UFSC; o Centro de Saúde Centro; a Policlínica Municipal e o Hospital Florianópolis.


Essa infraestrutura completa em termos de educação e saúde garante aos moradores e visitantes do Centro de Florianópolis acesso a serviços de qualidade, contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida da população.

É uma boa ideia morar no Centro de Florianópolis?

O Centro de Florianópolis é um bairro com opções de moradia para todos os gostos e orçamentos. De apartamentos luxuosos a casas históricas e flats mobiliados, a região oferece uma variedade de opções para quem busca um estilo de vida prático e dinâmico.

Entre os principais benefícios de morar em uma região central, está a comodidade de ter tudo ao seu alcance, desde comércio e serviços até transporte, lazer e cultura. Sem contar a segurança, já que o Centro é bem policiado e é comum os comércios possuírem um sistema de monitoramento por câmeras.


O Centro é um bairro multicultural, com pessoas de diferentes origens e estilos de vida. Reúna toda essa pluralidade a uma vida noturna agitada e tenha infinitas opções de diversão e boas histórias.


Investir em um imóvel no Centro de Florianópolis é uma ótima opção. A região é valorizada e possui alta demanda por moradia, devido à sua localização central e fácil acesso a todos os serviços e atividades da cidade, perfeito para quem se mudou para estudar e não tem carro para resolver as questões práticas do dia a dia.

Quer saber mais informações sobre o bairro?

Se você busca um estilo de vida prático e dinâmico, o Centro é a sua melhor opção. Ao se mudar para essa região, você estará próximo de tudo: comércio, serviços, transporte, lazer, cultura, praias e uma história rica.


Conte com a Auxiliadora Predial para encontrar o lar perfeito nessa região, seja para alugar ou comprar, nossos corretores são qualificados para encontrar o melhor para o que procura. Entre em contato com a nossa equipe para saber mais informações.

Créditos da capa: Fernando Dall’Acqua

Compartilhe

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Artigos

Relacionados

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade