Como é morar em Novo Hamburgo?

Descubra como é morar em Novo Hamburgo
Redação

Redação

Tempo de leitura: 8 minutos

Procurando uma nova cidade para explorar e chamar de sua? Descubra como é morar em Novo Hamburgo e adicione a localidade à sua lista de opções!

Conhecido por sua herança alemã, o município gaúcho se destaca regional e nacionalmente em relação aos altos índices de desenvolvimento humano. Com isso, oferece excelente qualidade de vida a seus moradores.

Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre a maior cidade do Vale dos Sinos, que vem se tornando cada vez mais popular no mercado imobiliário, explorando os principais pontos a se levar em consideração ao buscar um novo destino para chamar de casa.

 

Conhecendo a cidade

Novo Hamburgo está localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, a cerca de 42 quilômetros da capital, sendo uma excelente opção de moradia para aqueles que compartilham o desejo de residir em um local que seja mais calmo, mas ainda perto da capital gaúcha. Passando pela BR-116, o deslocamento leva em torno de 40 minutos em um dia de trânsito tranquilo.

Já com relação a seus municípios vizinhos, são eles: Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti e São Leopoldo.

Sendo hoje habitada por mais de 240 mil pessoas, a cidade teve seu povoamento iniciado por índios carijós, e, em seguida, por imigrantes açorianos e alemães.

Com a chegada destes, foi fundada a Colônia de São Leopoldo na região do Vale dos Sinos. Posteriormente, ela deu origem a diferentes cidades independentes, entre elas Novo Hamburgo, que se emancipou em 1927.

Conhecido também pelo título de “Capital Nacional do Calçado”, o município deu início ao seu setor industrial com a cadeia couro-calçadista, que continua a contribuir com a economia do estado.

Hoje em dia, a indústria é diversificada e abre portas para novas atividades. Além disso, a cidade é o maior polo comercial do Vale do Rio dos Sinos, tendo o setor de serviços como uma de suas principais atividades econômicas.

Um dos pontos de destaque da cidade são suas quatro estações Trensurb, as quais possibilitam que a população, de forma eficiente e barata, não apenas se desloque dentro do município, mas também se transporte para cidades próximas, como Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia e São Leopoldo.

 

 

Estação Novo Hamburgo - Trensurb (Foto: Trensurb)
Estação Novo Hamburgo – Trensurb (Foto: Trensurb)

 

Como é morar em Novo Hamburgo: principais bairros

Além disso, a cidade possui um total de 28 bairros, distritos e localidades. Entre os principais bairros localizados na zona urbana, o Pátria Nova é um bairro totalmente plano, propício à realização de caminhadas e conta, ainda, com o Hipermercado Bourbon e diversos bares e restaurantes.

O Hamburgo Velho é o bairro mais antigo da cidade, conhecido por conservar as características arquitetônicas remanescentes da colonização alemã. Neste bairro está localizada a Fundação Ernesto Frederico Scheffel, o Parcão, e dois dos principais hospitais da cidade: Hospital da Unimed e Hospital Regina.

Já o bairro Vila Nova abriga a Universidade Feevale e no bairro Primavera está localizada a Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, duas instituições prestigiadas em todo o país.

Vale destacar também Boa Vista e Jardim Mauá, onde se localiza a Avenida Maurício Cardoso, a rua mais “badalada” da cidade.

Já o bairro Centro é perfeito para aqueles que desejam morar perto de tudo, uma vez que possui áreas de comércio, bancos, praças e a Imobiliária Auxiliadora Predial. Além desses, Vila Rosa, Ouro Branco, Rio Branco, Ideal, Canudos, Operário, Guarani e Rondônia também são destaques no setor imobiliário.

Para além da zona urbana, a cidade possui o distrito rural de Lomba Grande, que ocupa 2/3 de todo o território municipal e é considerada a região de maior potencial turístico, com uma beleza natural de encantar a todos.

 

Parque Henrique Luis Roessler, conhecido como Parcão (Foto: Lu Freitas/PMNH)
Parque Henrique Luis Roessler, conhecido como Parcão (Foto: Lu Freitas/PMNH)

 

Leia também: 

O que fazer em Novo Hamburgo: restaurantes e bares para conhecer

Vantagens de procurar apartamento para alugar em Novo Hamburgo

Alugar ou comprar um imóvel: o que vale a pena?

 

Morar em Novo Hamburgo = Qualidade de vida

Existem diversas vantagens de morar na Capital Nacional do Calçado, mas, com certeza, seu comprometimento com a qualidade de vida dos habitantes é um dos principais atributos.

Ao se buscar uma cidade para viver, é muito importante se atentar ao seu IDH-M, índice que avalia diferentes dimensões do desenvolvimento humano de cidades: saúde, educação e renda.

Em resumo, a ferramenta mede o quanto diferentes municípios fornecem a seus residentes oportunidades de viver uma vida longa e saudável, de ter acesso ao conhecimento e a necessidades básicas de todo cidadão.

Atualmente, Novo Hamburgo conta com um IDH-M médio de 0,747, valor considerado alto pelo IBGE. Mais especificamente na dimensão da longevidade, os valores são maiores ainda, com um número de 0,852! Já nas dimensões renda e educação, os valores são, respectivamente, 0,778 e 0,629.

Além disso, outros dados importantes registrados pelo IBGE são o esgotamento sanitário adequado de 92,1%; 37 estabelecimentos de saúde SUS; taxa de escolarização entre 6 e 14 anos de 97%; e PIB per capita de 39.592,60 reais, o que mostra avanços nos quesitos saúde, educação e economia.

De fato, os índices de qualidade de vida e desenvolvimento humano são impressionantes, o que torna a vida no município atraente.

Nalia dos Santos, diretora comercial da Mosmann Incorporações, empresa de construção, diz que:

 

“Novo Hamburgo é uma cidade de interior, com infraestrutura de metrópole, dona de uma paisagem urbana estonteante, não perde em nada para os grandes centros. Viver em Novo Hamburgo é um estado de espírito, proporciona uma sensação de bem-estar coletivo. A cidade oferece praças, parques e diversas opções de lazer e, consequentemente, essa qualidade de vida aumenta o índice de longevidade. Enfim, viver em Novo Hamburgo é demais!”

 

A riqueza das entidades de ensino

Entre as diversas razões pelas quais Novo Hamburgo segue crescendo no mercado imobiliário, a busca por instituições de ensino de qualidade, sem dúvidas, é uma das principais, visto que a cidade é sede de duas entidades muito prestigiadas, a Universidade Feevale e a Fundação Escola Técnica Liberato.

 

Feevale

A Universidade Feevale é reconhecida por sua inovação e qualidade de ensino, tanto na pesquisa quanto na extensão. Além disso, também pela sua projeção internacional, a partir de parcerias com instituições estrangeiras.

Atualmente, a faculdade oferece mais de 50 cursos de graduação na modalidade presencial, sendo possível obter o diploma de bacharel, licenciatura ou tecnólogo. Além disso, lá você pode fazer uma graduação digital, pós-graduação, e cursos e eventos de qualificação.

Ao todo, a universidade conta com 3 campus universitários e mais de 10 polos de ensino, que vão desde a região do Vale do Rio dos Sinos até a China.

O Campus I, localizado em Hamburgo Velho, corresponde à Escola de Aplicação Feevale. Ele engloba desde a educação infantil ao ensino técnico, além de contar com ateliês e um complexo esportivo para os cursos acadêmicos de Artes Visuais e Educação Física.

Já o Campus II, palco da maior parte dos cursos ofertados, tanto de graduação quanto de pós-graduação, fica no bairro Vila Nova. Ele oferece o espaço Hub One de Criatividade e Inovação, biblioteca, auditórios e laboratórios.

Por fim, o Campus III, com o parque tecnológico Feevale Techpark, está localizado na cidade de Campo Bom, que fica entre 8,5 e 10 quilômetros de distância de Novo Hamburgo, cerca de 20 minutos na estrada.

 

Universidade Feevale (Foto: Feevale)
Universidade Feevale (Foto: Feevale)

 

Liberato

A Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha é uma instituição voltada à educação profissional de nível técnico, localizada no bairro Primavera. É referência como instituição pública de excelência na educação profissional

Nela, são oferecidos cursos diurnos integrados ao ensino médio, com duração de 4 anos e mais de 720 horas de estágio supervisionado. Isso garante ao aluno, no final do curso, tanto o diploma de conclusão do ensino médio, quanto o diploma técnico, que pode ser em Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica ou Química. 

Ademais, são ofertados cursos profissionais noturnos para aqueles que já possuem o ensino médio completo. Estes têm duração de 5 anos e também contam com mais de 720 horas de estágio. Além dos cursos já citados, o diploma nesta modalidade de ensino pode ser também em Design de Interiores, Informática para Internet, Manutenção Automotiva ou Segurança do Trabalho.

Além disso, os estudantes da Liberato têm a possibilidade de realizar cursos de extensão, pesquisas e trabalhos científicos. Também são oferecidas atividades como Feiras de Ciências e Tecnologia, Seminário Internacional de Educação Tecnológica (SIET) e publicações em revistas. A instituição ainda conta com salas de apoio pedagógico, biblioteca, laboratórios, ginásio, entre outras estruturas que facilitam e aprimoram o estudo.

 

Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Foto: educacao.rs.gov.br)
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Foto: educacao.rs.gov.br)

 

Vale a pena morar em Novo Hamburgo?

Não é à toa que o mercado imobiliário na cidade cresce mais a cada ano. Como você viu, são inúmeras vantagens quando você entende melhor sobre como é morar em Novo Hamburgo.

A cidade encanta turistas e moradores todos os dias com sua localização geográfica favorável, beleza, boa infraestrutura e qualidade de vida.

Também é lar de importantes pontos turísticos, que prestam homenagem à sua herança alemã. Ainda, tem excelentes instituições de ensino, estabelecimentos de saúde de qualidade, parques, bares, restaurantes, centros de comércio, enfim, é uma cidade completa.

 

Se interessou pelo município? Veja agora os melhores imóveis disponíveis para comprar e alugar em Novo Hamburgo e faça da cidade o seu novo lar.

Vote post

Compartilhe

Envie por E-mail
Envie por Whatsapp
Envie por Facebook
Envie por Linkedin

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade