Redação

Redação

26/07/2023

O estado do Rio Grande do Sul tem uma data para chamar de sua. É o dia 20 de setembro, quando comemora-se o Dia do Gaúcho.

A data representa marcos importantes para a história local, e neste texto você vai ver que algumas cidades e até mesmo bairros têm tudo a ver com a história do RS. Será que você mora ou conhece algum deles? Vamos descobrir!

 

Revolução Farroupilha e a história do 20 de setembro

Conforme adiantamos, esse dia, que é apenas uma simples data no calendário para o restante do Brasil, no Rio Grande do Sul (RS), além de um feriado estadual, importa muito para a história local.

No ano de 1835, exatamente no dia 20 de setembro, foi iniciada a Revolução Farroupilha – ou Guerra dos Farrapos – no estado. Nesse evento histórico, a elite gaúcha organizou uma luta contra o poder imperial do país.

De forma resumida, o que ocorreu é que os donos de estâncias ficaram incomodados com a política fiscal que era aplicada pelo governo brasileiro. Portanto, a cobrança de impostos, sobretudo em relação ao produto do charque (carne seca), que movimentava toda a economia local, motivou a guerra.

Então, diante do grande marco histórico para a comunidade gaúcha, a Lei nº 4.850, de 1964, instituiu a Semana Farroupilha, de forma que em 20 de setembro celebra-se o Dia do Gaúcho.

Durante o período de festividade os gaúchos promovem e exaltam a sua cultura: realizam acampamentos, comemorações, desfiles, apresentações artísticas, uso de roupas típicas e muito mais.

 

Leia também:

Confira 6 bairros de Porto Alegre que esbanjam cultura

Aniversário de Porto Alegre: veja onde curtir a data

Quarto Distrito: Guia completo da região mais inovadora de POA

 

Cidades históricas do RS

E com tanta história para contar, o estado do Rio Grande do Sul conta com cidades que são especialmente históricas, com características mais marcantes do que as outras.

Seja pela arquitetura, pelos contos populares, pela gastronomia ou por outra particularidade, alguns municípios do estado estão totalmente interligados com a história do RS.

Vamos saber quais são alguns deles?

 

Dia do Gaúcho: duas pessoas segurando um chimarrão juntas.

 

Pelotas

A cidade de Pelotas, localizada na Zona Sul do Rio Grande do Sul e a terceira maior do RS, tem na beleza arquitetônica suas raízes bem conectadas ao estado como um todo.

São diversas edificações registradas como patrimônio cultural, especialmente aquelas localizadas na região central, deixando o Centro repleto de atrativos turísticos.

 

Gramado

Um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, também é berço de muita história.

Com suas influências alemãs e italianas, Gramado oferece passeios culturais com muito resgate histórico, como, por exemplo, a igreja da cidade, parques, a Rua Coberta e muito mais.

 

São Miguel das Missões

Nada mais histórico do que as Ruínas de São Miguel. Esse patrimônio localizado na cidade mostra a imponência de uma grande construção que conta mais de quatro séculos de história.

A missão jesuítica, que faz parte da história de desenvolvimento do RS, é retratada através das ruínas da igreja, que foi construída em 1687.

 

Antônio Prado

Um município que traz muita história gaúcha combinada com a história italiana. No Centro de Antônio Prado, amplos casarões e todo o estilo arquitetônico remontam a outras épocas.

Entre os moradores, o costume de conversar no idioma italiano reforça essas raízes históricas.

 

Rio Grande

Quer uma curiosidade logo de cara? A igreja mais antiga do estado fica localizada na cidade. Com esse e tantos outros pontos turísticos, Rio Grande está completamente interligada à história do estado.

Prédios comerciais de hoje em dia contam a história de fábricas dos séculos XIX e XX, além de outras que marcam o início da industrialização no RS.

 

Bairros históricos do RS

Já quando o assunto é bairro, temos uma cidade que recebe um grande destaque. Estamos falando de Porto Alegre, a capital do estado.

Fundada no ano de 1809, Porto Alegre tem muita história para contar, o que se reflete em suas macrorregiões e seus bairros, é claro.

 

A começar pelo seu Centro Histórico, em que o próprio nome já se encarrega de mostrar seu traço mais forte.

Alguns dos pontos turísticos mais famosos do bairro, como a Casa de Cultura Mario Quintana, o Mercado Público, a Usina do Gasômetro e o Theatro São Pedro, são alguns exemplos de construções carregadas de história.

 

Dia do Gaúcho: centro histórico de Porto Alegre.

 

Outro bairro que ganha visibilidade nesse tema é a Cidade Baixa. Seu clima de bairro boêmio se mistura com história, em trechos como a Travessa dos Venezianos, por exemplo, com suas casas antigas e coloridas do início do século XX – e tombadas pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre.

 

Floresta também é mais um bairro que serve como ótimo exemplo de região com muita história para contar. É nele que uma antiga fábrica de cervejas, de 1911, se tornou um grande shopping para a população local.

Além disso, o Floresta também tem o Vila Flores, um espaço cultural do bairro, com suas casas e construções antigas.

 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a história gaúcha, suas cidades e seus bairros, e tudo que envolve o Dia do Gaúcho? Saiba que se você está pensando em morar em Porto Alegre, a Auxiliadora Predial pode te ajudar.

Conheça as opções de imóveis para alugar no Centro Histórico e Cidade Baixa, além de milhares de imóveis em toda a cidade, tudo através do nosso site.

Compartilhe

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Artigos

Relacionados

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade