Entenda o que é um apartamento garden e a alta procura por imóveis com área de lazer

O que é um apartamento garden, alternativa para mais área livre nos apês?
Redação

Redação

Tempo de leitura: 8 minutos

Se morar em um lugar com mais espaço e conforto era uma mera questão de preferência, para muitas famílias isso se tornou uma necessidade. As rotinas dentro do lar fizeram explodir o interesse pelo o que é um apartamento garden e outras formas de ter mais área livre em um imóvel.

Nossas vidas foram impactadas com a pandemia e em diversos casos as mudanças chegaram e ficaram. Home office, ensino à distância, maior frequência para as reuniões familiares, práticas de saúde em casa – da yoga ao treino funcional. 

Tudo isso mudou, também, a forma de morar e encontrar o lar ideal.

Neste artigo você vai entender como se caracterizam os tipos de imóveis que oferecem espaços de lazer e como essa preferência se popularizou na hora de escolher uma casa para comprar ou alugar.

 

Imóveis com espaço de lazer e convivência: tendência ou necessidade?

Primeiramente, relembre o contexto: o isolamento social, em função da pandemia de covid-19, fez a maior parte da população reaprender a passar mais horas dentro da própria residência do que fora dela.

Agora, por mais que ruas e escritórios estejam retomando suas rotinas, os comportamentos ultrapassaram a barreira da tendência.

Isso porque algumas atitudes permaneceram e se tornaram, na verdade, necessidade.

Ter uma moradia onde seja possível viver com maior qualidade de vida foi uma demanda que cresceu e virou uma busca constante dos brasileiros.

Desde a verticalização urbana esse caminho já era uma realidade, mas o atual cenário, com diversas atividades sendo feitas no mesmo lugar, em pleno conforto de casa, fez os olhares se voltarem justamente para a palavra “conforto”.

Veja um exemplo: o mesmo espaço que antes abrigava tranquilamente uma família de quatro pessoas, com muitas horas dedicadas ao trabalho, estudos e compromissos sociais fora de casa, já não atende mais aquelas expectativas de quem passa mais tempo no lar e quer, também, relaxar e ampliar suas atividades neste lugar.

 

Moradia com mais espaço (e mais saúde)

A moradia, agora, precisa ir muito além do que apenas contar com um espaço para home office. Espaço para as plantas, para prática de exercícios leves, para atividades artísticas e espaço até mesmo para fazer absolutamente nada.

Essas são algumas das novas metas de quem deseja transformar o tempo útil e o tempo livre em casa. O lema é conciliar os compromissos com mais saúde física e mental.

Em outras palavras, o padrão de consumo mudou e o mercado imobiliário também sentiu esse reflexo.

As pesquisas do setor feitas nos últimos dois anos identificam o crescimento da busca por imóveis maiores e mais confortáveis, com espaços de lazer e convivência, além das áreas de uso comum nos condomínios.

Por exemplo, buscas específicas por “apartamento com varanda” ou “o que é um apartamento garden tiveram um aumento considerável nos períodos de 2020 e 2021, quando comparados com anos anteriores.

Mesmo aqueles que têm regime de trabalho híbrido também querem uma forma de conciliar o ofício em um local confortável na própria casa.

Passar a semana inteira dentro da empresa? Isso também se enquadra na realidade de muitos brasileiros. Então, o desejo vai para as áreas verdes e outras alternativas para relaxar nos períodos de descanso, sem sair do próprio endereço.

Garden, jardim, quintal, varanda, sacada, piscina, cobertura. São diversas as categorias e os atributos que receberam ainda mais atenção de 2020 pra cá.

 

O que é um apartamento garden: os antigos espaços somente para "uma plantinha" já não atendem mais as necessidades atuais
O que é um apartamento garden: os antigos espaços somente para “uma plantinha” já não atendem mais as necessidades atuais

 

Categorias de apartamentos

Nesse sentido, para entender um pouco mais da classificação dos imóveis, veja algumas definições das categorias de apartamentos:

 

  • Apartamento padrão: é o “apê” que tem planta bem definida e divisões internas que abrigam perfeitamente, de acordo com cada número de cômodo, famílias pequenas ou grandes;
  • Cobertura: tipo de apartamento classificado como alto padrão e que fica localizado no topo do prédio. Geralmente conta com espaços de lazer ao ar livre e atrativos como, por exemplo, piscina;
  • Duplex ou triplex: o primeiro dá nome aos apartamentos com dois andares e, o segundo, com três. Espaço de sobra, sofisticação e ligação interna por escada costumam caracterizar esses imóveis;
  • Kitnet: apartamentos pequenos – e mais acessíveis financeiramente -, com metragem de até 50 m², e cômodo integrando quarto e cozinha;
  • Flat: nessa configuração o morador tem acesso a serviços de hotelaria, como limpeza, alimentação e refeitório. Também é conhecido como apart-hotel;
  • Studio: apartamentos sem muitas divisórias e em seus modelos mobiliados têm uma decoração moderna, lembrando os galpões comerciais e industriais;
  • Garden: apartamento também conhecido como Giardino, muitas vezes de alto padrão e localizado no térreo, que pode contar com churrasqueira, forno à lenha e piscina com área arborizada.

 

Leia também: 

Descubra como a Zona Norte de Porto Alegre se tornou uma região incrível para conhecer (e morar)

Alugar ou comprar um imóvel: o que vale a pena?

As principais respostas para 5 perguntas sobre desocupação de imóvel alugado

 

O que é um apartamento garden e como ele se popularizou?

É justamente a última categoria da lista que ganha destaque neste artigo, da mesma forma que ocorreu com as preferências dos brasileiros: a curiosidade por entender sobre o que é um apartamento garden colocou esse conceito de moradia em alta.

Apartamento garden, ou jardim privativo, é o queridinho que está ganhando a atenção de quem busca um imóvel para comprar ou então alugar.

Sob o mesmo ponto de vista, a busca por maior espaço vai ao encontro dessas unidades de moradia, que oferecem atrativos como quintais, piscinas, jardins e até outros itens específicos de lazer.

Sabe aquele pensamento de “prefiro casa do que apartamento porque gosto de pátio”? O garden chegou para mudar isso de uma vez por todas.

 

Lazer, segurança e valorização

Portanto, os gardens nascem da necessidade das construtoras de valorizar o imóvel e torná-lo mais atrativo, dando metragens maiores para os apartamentos térreos, quando comparados às unidades dos andares superiores.

Por outro lado, nas novas construções, o garden já pode ser encontrado em diferentes andares de um prédio.

A possibilidade de morar em um apartamento garden que, na verdade, lembra uma casa, atrai diferentes grupos de moradores, dos solitários que recebem os amigos com frequência até as famílias com crianças e pets.

Em outras palavras, esses espaços amplos, com ar livre, conquistam o público de diversas maneiras, seja para promover pequenos eventos ou então descansar com segurança e privacidade, além da diversão para a criançada.

O lazer exclusivo de quem descobre as maravilhas por trás do que é um apartamento garden não é a única vantagem central do imóvel.

Nesse sentido, a valorização também é um dos grandes destaques das construções gardens. Uma unidade com área extra ganha uma avaliação privilegiada no mercado imobiliário, para a alegria de quem deseja morar ou mesmo investir.

 

Outras opções com áreas livres

Quem opta por um apartamento garden não se arrepende e descobre, dia após dia, as delícias de morar em um ambiente que proporciona boa iluminação, ar livre e mais espaço para a rotina.

Porém, a verdade é que o mercado está cada vez mais amplo quando o assunto é conforto. Outras oportunidades contemplam aqueles que ainda não desejam optar por um jardim privativo e buscam algo diferente.

Por isso, listamos algumas opções de imóveis com espaços de lazer:

 

 

  • Condomínio com piscina

Os tradicionais não saem de moda – muito menos durante o verão!

Então, se você prefere um espaço tradicional na sua unidade, são diversas as opções que unem esses modelos de apartamentos em meio a condomínios com infraestrutura completa, incluindo piscina.

 

(Cód.: 318563)
(Cód.: 318563)

 

(Cód.: 361134)
(Cód.: 361134)

 

 

  • Sacada

Comece o dia abrindo um “janelão” com o sol invadindo a sua sala ou o seu quarto. Esse momento é inexplicável e um apartamento com sacada pode deixá-lo ainda melhor.

Além disso, o que muita gente não sabe é que os ambientes de living ou dormitórios que incluem sacada não deixam o imóvel mais caro na hora de alugar ou comprar.

Pelo contrário, só valorizam o apartamento – e o espaço para uma rede de descanso!

 

(Cód.: 322253)
(Cód.: 322253)

 

 

(Cód.: 187356)
(Cód.: 187356)

 

  • Cobertura

Por fim, toda a comodidade que um apartamento de cobertura pode oferecer!

Se for duplex, por exemplo, ganha um visual especial com um bom toque de criatividade na hora de decorar. Crie o seu espaço de relaxamento ou até mesmo o próprio “restaurante” com vista exclusiva.

 

(Cód.: 45351)
(Cód.: 45351)

 

(Cód.: 254474)
(Cód.: 254474)

 

Agora que você já conhece as vantagens dos imóveis com área livre de lazer e convivência, conheça agora as opções para alugar e para comprar com os melhores imóveis deste estilo.

5/5 - (1 vote)

Compartilhe

Envie por E-mail
Envie por Whatsapp
Envie por Facebook
Envie por Linkedin

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade