Descubra como a Zona Norte de Porto Alegre se tornou uma região incrível para conhecer (e morar)

Comércio em crescimento constante, lazer, cultura e espaços residenciais seguros e modernos são algumas das características da Zona Norte
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

A Zona Norte de Porto Alegre é incrível. Antes de tudo, saiba que essa afirmação é feita com base em tudo o que essa região da cidade pode oferecer: comércio em crescimento constante, lazer, cultura e espaços residenciais seguros e modernos.

Então, se você já pensou em sair de outra região da cidade e ir morar na Zona Norte de Porto Alegre, se deseja conhecer os atrativos do local ou, então, se quer mudar para a Capital Gaúcha, mas ainda não definiu a melhor escolha, este artigo é para você.

À primeira vista, a Zona Norte costuma encher os olhos. Já na segunda impressão, você conhece mais e entende o porquê dela ser uma das localidades da cidade que mais cresce e se desenvolve com o tempo.

Vamos conhecer a famosa “ZN”?

 

Localização estratégica

Próximos do Aeroporto Internacional Salgado Filho, cercados pelas principais avenidas e abrigando os shoppings mais conhecidos da cidade. Definitivamente, os bairros da Zona Norte de Porto Alegre poderiam ser resumidos desta forma.

Imagine que a região divide seu cenário entre um potencial comercial gigantesco e, ao mesmo tempo, espaços residenciais que se tornaram marca registrada, com grandes complexos de apartamentos repletos de áreas modernas e puro conforto.

Nesse sentido, precisamos fazer uma rápida visita ao passado para entender o desenvolvimento da região: dos anos 1970 para cá, Porto Alegre como um todo, mas especialmente a ZN, acompanhou uma desconcentração industrial.

Em outras palavras, a Zona Norte, que antigamente era conhecida pelo seu distrito industrial, viveu a desconcentração dessas empresas, que no passado se retiraram da cidade e começaram a dar espaço a um novo movimento, protagonizado pelo comércio.

Assim como ocorreu em outras capitais brasileiras, Porto Alegre passou a ver, progressivamente, o comércio varejista se organizando em centros comerciais.

Agora, conheça uma forte característica da Zona Norte, além dos seus ambientes residenciais: a concentração de malls e outras configurações de centros comerciais que reúnem desde gastronomia até vestuário em um mesmo ambiente, levando diversidade de serviços e produtos para os moradores da região.

Ao mesmo tempo, os grandes centros comerciais também estão presentes, já que a região abriga os principais shoppings da cidade, como o Lindóia, Iguatemi, Bourbon Wallig e Bourbon Country, dentre vários outros.

 

Leia também:

Casa ou apartamento: qual imóvel é o perfeito para você comprar

Quais são os melhores bairros para encontrar apartamento à venda em Porto Alegre

 

Zona Norte = Zona verde

Mas não é apenas de comércio e residências que a Zona Norte é feita. Sobretudo porque você encontra uma grande variedade de parques e praças, essenciais para a qualidade de vida de adultos e diversão garantida para os pequenos.

São mais de 15 espaços ao ar livre só nessa região da cidade. Um dos mais conhecidos é o Parque Germânia. Inaugurado em 2006, ele homenageia, em seu nome, a imigração alemã no Rio Grande do Sul.

Trata-se de uma área verde imensa: são 15,11 hectares de extensão, incluindo um lago, diversas quadras de tênis, basquete e futebol, espaço para corrida e caminhada, além de cancha de bocha.

Quer mais? O Germânia ainda tem uma área de proteção da vegetação nativa, que não permite acesso aos visitantes, justamente em função da preservação. O parque fica localizado na avenida Túlio de Rose, s/n, no bairro Passo d’Areia.

 

Saiba que a ZN tem muito mais verde e opções de passeio não faltam:

  • Praça Província de Shiga: no bairro Passo d’Areia, com seus 3.860 metros de área verde recria um jardim nipônico, com lago, cascata, quiosque e elementos orientais;
  • Parque Chico Mendes: no bairro Jardim Leopoldina, uma área verde em que você encontra eucaliptos, árvores nativas, espécies de pássaros raros e, ainda, quadras de vôlei, basquete, futebol de salão e campos de futebol;
  • Porto Alegre Country Club: no bairro Passo d’Areia, mais de 50 hectares de gramado com mata nativa e uma das melhores canchas de golfe do Brasil, além de espaço para relaxar e apreciar a natureza.

 

Condomínios da região recriam as áreas verdes, uma característica marcante da Zona Norte
Condomínios da região recriam as áreas verdes, uma característica marcante da Zona Norte

 

Onde morar na Zona Norte?

Uma região privilegiada. Se pudéssemos definir a Zona Norte de Porto Alegre em um conceito seria esse. Isso porque além do que já vimos aqui – centros comerciais, shoppings, parques e praças -, ela também tem um lado cultural latente.

Teatro do Bourbon Country e Pepsi On Stage são apenas alguns exemplos dos importantes espaços que recebem shows, peças teatrais e espetáculos de todo tipo com artistas de sucesso nacional e internacional. Ao mesmo tempo, temos uma gastronomia especialmente rica, com restaurantes, bares e cafeterias renomados espalhados pela região.

Então, com tantas opções, em um universo de mais de 10 bairros da ZN, onde você deve morar? Qual o melhor lugar para ter um apartamento na Zona Norte de Porto Alegre, por exemplo?

Veja, nas próximas linhas, um “Top 3” dos bairros da Zona Norte, com a seleção que a Auxiliadora Predial preparou, levando em conta os atributos dos locais, vantagens e qualidade de vida. Vamos lá?

 

1. Jardim Lindóia

Em primeiro lugar, um dos bairros mais nobres de Porto Alegre. Porém, antes de falar do impacto visual, pausa para um rápido mergulho na história.

Arno Friedrich, um corretor de imóveis, foi o responsável por, em 1945, se mudar para as terras onde hoje está localizado o bairro.

Foi Arno que deu origem ao bairro com a criação de um grande loteamento e um nome que busca inspiração no romance “O Uruguai”, do poeta luso-brasileiro José Basílio da Gama. Igualmente, a heroína da trama leva o nome “Lindóia”, o mesmo que “linda” na língua guarani.

Agora, voltando aos atributos do bairro, aqui a estética que prevalece é a das casas encantadoras e dos jardins apaixonantes. O Jardim Lindoia, localizado entre as avenidas Assis Brasil e Sertório, reúne operações de comércio, mas se caracteriza mesmo pelo residencial. Tranquilidade e beleza são as palavras-chave do lugar.

 

O que encontrar no Jardim Lindóia:

  • Lindóia Tênis Clube, um dos maiores centros de lazer e atividades socioculturais da Zona Norte
  • Shopping Center Lindóia 
  • Alto Norte Shopping Center
  • 5 praças, com destaque para a Praça Libanesa e a Praça Ponaim
  • Bairros vizinhos: Vila Ipiranga, Cristo Redentor, Jardim Floresta, Sarandi e São Sebastião

 

 

2. São Sebastião

Primeiramente, conheça a história, é claro. As ocupações iniciais do bairro foram registradas no século XX, a partir da luta de moradores que, em um movimento comunitário, pediam por condições melhores de habitação, como o tratamento das ruas e das praças do bairro.

Limitado entre as avenidas Sertório e Assis Brasil, estamos falando de um bairro predominantemente residencial, que também conta com grandes espaços comerciais, como é o caso do Complexo Atacadão/Leroy Merlin.

 

O que encontrar no São Sebastião:

  • Boulevard Strip Center
  • GKN Driveline
  • Igreja Nossa Senhora do Caravaggio
  • 6 praças
  • Bairros vizinhos: Jardim Lindóia, Sarandi e Vila Ipiranga

 

3. Chácara das Pedras

Conheça agora o último bairro da nossa seleção de bairros incríveis para conhecer (e morar) na Zona Norte: a Chácara das Pedras. Mais um bairro nobre da região e que tem suas primeiras ocupações em um período mais antigo, lá no século XIX.

O nome? Bom, sem muita surpresa, reza a lenda que surgiu por conta das inúmeras pedras que existiam na região, antes de ser ocupada para ganhar o ar residencial que tem hoje.

Depois que o bairro passou a abrigar o Shopping Iguatemi, nos anos 1980, o seu desenvolvimento ganhou um impulso especial, além de valorizar os imóveis da região, mantendo a área em plena expansão até os dias de hoje.

 

O que encontrar na Chácara das Pedras:

  • Shopping Iguatemi
  • Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
  • 7 praças
  • Bairros vizinhos: Três Figueiras, Passo d’Areia, Vila Jardim e Bom Jesus

 

Por fim, entenda que a Capital Gaúcha já é uma cidade naturalmente encantadora, mas quanto mais descobrimos as curiosidades, histórias e características de suas localidades, vamos nos apaixonando por regiões especiais.

Esse é o caso da Zona Norte de Porto Alegre, um universo em desenvolvimento e um lugar incrível para conhecer, morar e desbravar.

 

Grand Park Lindóia é um exemplo de empreendimento que reúne espaços residenciais e comerciais na Zona Norte
Grand Park Lindóia é um exemplo de empreendimento que reúne espaços residenciais e comerciais na Zona Norte

 

Agora que você conhece mais a região, confira os apartamentos na Zona Norte de Porto Alegre para comprar e saiba mais sobre esses novos empreendimentos.

5/5 - (1 vote)

Compartilhe

Share on email
Envie por E-mail
Share on whatsapp
Envie por Whatsapp
Share on facebook
Envie por Facebook
Share on linkedin
Envie por Linkedin