Guia de bairros de Balneário Camboriú

Guia de Balneário Camboriú: Vista da cidade (Foto: Auxiliadora Predial)
Redação

Redação

Tempo de leitura: 9 minutos

Um dos principais destinos mais procurados pelos brasileiros durante as férias – e este Guia de Bairros de Balneário Camboriú chega para comprovar o título.

Repleta de praias e áreas verdes, a cidade catarinense encanta a todos com sua beleza natural, oferecendo diversas oportunidades de passeio e diversão para todas as idades.

Ao mesmo tempo em que agrada os turistas, com a sua agitação noturna em bares e baladas durante o verão, a cidade também proporciona tranquilidade, segurança e qualidade de vida durante o ano todo para aqueles que nela residem, motivo pelo qual o mercado imobiliário cresce cada vez mais. 

Se interessa pela cidade? Pretende torná-la seu próximo destino de viagem ou até mesmo seu novo lar? Então esse artigo é para você! Aqui iremos conhecer o Guia de Bairros de Balneário Camboriú, com as principais regiões e explorando suas localizações, infraestrutura e pontos de lazer para ajudar você a escolher o imóvel perfeito para a sua residência na cidade.

 

Guia de bairros de Balneário Camboriú: Região Central

A porção central da cidade é sempre a melhor opção de residência para aqueles que desejam morar perto de tudo. E em Balneário Camboriú isso não é diferente.

O bairro Centro, localizado entre as regiões denominadas Barra Norte e Barra Sul, é conhecido por seus prédios altos com excelente infraestrutura. Também reúne diversas atrações que garantem um bom passeio para os turistas e, é claro, para os próprios moradores da região.

Além disso, conta com uma ampla rede de serviços, que pode ser considerada um shopping a céu aberto. Por ser a região mais conhecida da cidade, acompanha um estilo de vida mais agitado.

No Centro de BC você encontra:

  • Praia Central
  • Avenida Atlântica
  • Avenida Brasil
  • Atlântico Shopping
  • Teatro Municipal Bruno Nitz
  • GNC Cinemas
  • Posto de Saúde Central
  • Oftalmos – Hospital da Visão
  • Imobiliária Auxiliadora Predial
  • Restaurantes, bares, padarias gourmets, supermercados, farmácias, bancos, instituições de ensino

 

Avenida Atlântica

A Avenida Atlântica é uma das mais famosas da cidade. Em seus quase 7 quilômetros de extensão, a avenida contempla o calçadão à beira-mar, perfeito para aproveitar uma caminhada enquanto se aprecia a vista paradisíaca da Praia Central, beber uma água de coco e comer churros e milho verde, disponíveis para venda nos diversos quiosques da região.

Por outro lado, a avenida também dispõe de ciclovias em toda a sua extensão para um bom passeio de bicicleta, além de restaurantes, sorveterias, quadras de esporte e a Praça Almirante Tamandaré, que durante a noite se transforma em um dos pontos mais badalados da cidade.

 

Guia de Bairros de Balneário Camboriú: Avenida Atlântica (Foto: Portal Fala Litoral)
Guia de Bairros de Balneário Camboriú: Avenida Atlântica (Foto: Portal Fala Litoral)

 

Atualmente, a cidade está passando por um processo de reurbanização da orla da Praia Central, cujos objetivos principais são o alargamento da faixa de areia e a revitalização da Avenida Atlântica para trazer mais conforto e segurança aos frequentadores da praia e oferecer mais horários de praia com sol.

O plano do projeto, que já era discutido há muito tempo, foi oficialmente apresentado em 2017. Depois de longas obras, que foram iniciadas em março de 2021, a primeira parte do projeto foi concluída e a praia foi reinaugurada no dia 4 de dezembro de 2021 com uma faixa de areia que passou de 25 a 70 metros em todos os 5,8 quilômetros de extensão da orla.

Ainda, estão previstas mais obras na Avenida Atlântica para trazer mais espaço para a comunidade e mais instalações voltadas ao lazer, e o plantio de vegetação de restinga, uma exigência do licenciamento ambiental da obra.

 

Guia de Bairros de Balneário Camboriú: Vista da Praia Central após conclusão do processo de alargamento da faixa de areia (Foto: Hildo Júnior)
Guia de Bairros de Balneário Camboriú: Vista da Praia Central após conclusão do processo de alargamento da faixa de areia (Foto: Hildo Júnior)

 

Guia de bairros de Balneário Camboriú: Região Norte

Um dos principais bairros localizados na Região Norte de Balneário Camboriú é o Pioneiros, que fica próximo à divisa com Itajaí e ao bairro Praia dos Amores, além de estar entre duas importantes avenidas da cidade: a Avenida Atlântica e a Avenida do Estado.

Esse é um bairro relativamente novo na cidade, possui ruas 100% asfaltadas e oferece uma tranquilidade maior para aqueles que desejam fugir do estilo de vida agitado do Centro, mas ainda morar perto de tudo.

No bairro Pioneiros você encontra:

  • Deck do Pontal Norte
  • FG Big Wheel – Roda Gigante
  • Hospital Coração
  • Instituto Odontológico das Américas
  • Hotéis, academias, escolas, supermercados, lojas e farmácias

 

Um dos principais atrativos buscados por turistas de BC é o proporcionado pelo Deck do Pontal Norte, onde você pode aproveitar gratuitamente um passeio com uma vista esplêndida do mar e da cidade, chegando até a pouco explorada Praia do Buraco.

 

Guia de Bairros de Balneário Camboriú: Deck do Pontal Norte (Foto: Sagres Hotéis)
Guia de Bairros de Balneário Camboriú: Deck do Pontal Norte (Foto: Sagres Hotéis)

 

Outra atividade popular do bairro é um passeio na maior roda gigante estaiada da América Latina, a Big Wheel. Inaugurada em 2020, ela proporciona, durante cerca de 15 a 20 minutos, uma linda vista dos arranha-céus, do oceano e da Mata Atlântica.

No total, são 36 cabines com capacidade de até seis pessoas em cada – e pode levar os pets junto! A estrutura ainda conta com lanchonetes, sorveteria, bar e até uma loja de conveniência para aqueles que desejam comprar lembrancinhas. 

 

Leia mais: 

5 novidades da Auxiliadora Predial para quem sonha em morar em Santa Catarina

O que é dação em pagamento e como usar um imóvel no RS para comprar em SC

Alugar ou comprar um imóvel: o que vale a pena?

 

Bairro das Nações

Próximo ao Pioneiros fica localizado, também, o Bairro das Nações, um dos primeiros bairros fundados em BC. É uma região um pouco mais distante das praias, mas que, mesmo assim, oferece opções de lazer e serviços essenciais para seus moradores.

Sua principal atração é o Cristo Luz, uma estátua com 33 metros de altura localizada no topo do maior morro da cidade, de 155 metros, o qual é coberto de árvores e tem vista para o mar.

A estátua possui uma “vestimenta” iluminada por cores diferentes, dependendo do dia da semana, jogando fachos de luz sobre a cidade. Para visitar o complexo Cristo Luz, há ônibus gratuito durante o ano todo passando em vários pontos da Avenida Brasil, no Centro de Balneário Camboriú.

No Bairro das Nações você encontra:

  • Complexo Turístico Cristo Luz
  • Praça Manoel Germano Corrêa
  • Restaurantes, supermercados, farmácias, entre outros serviços

 

Guia de Bairros de Balneário Camboriú: Cristo Luz (Foto: cristoluz.com.br)
Guia de Bairros de Balneário Camboriú: Cristo Luz (Foto: cristoluz.com.br)

 

Outro importante bairro da região norte de Balneário Camboriú é o Ariribá, localizado no limite com a cidade de Itajaí, próximo a diferentes praias e rodeado de áreas verdes.

Esse é um bairro predominantemente residencial, bem estruturado e verticalizado, rico em prédios altos com boa infraestrutura e arquitetura arrojada.

No bairro Ariribá você encontra:

  • Clube União Ariribá
  • Hospital Unimed
  • Escolas, postos de saúde, creches, condomínios, posto policial, supermercados, farmácias, academias

 

Guia de bairros de Balneário Camboriú: Região Sul

A região conhecida como Barra Sul é uma ótima opção de moradia para aqueles que têm o desejo de morar em frente à praia. Desde atrações que agradam turistas até estabelecimentos comuns do dia a dia, a região é daquelas com capacidade de agradar a todos os públicos, de todas as idades.

No Barra Sul você encontra:

  • Parque Unipraias
  • Barco Pirata
  • Molhe da Barra Sul
  • Playground Barra Sul
  • Oceanic Aquarium
  • Aventura Pirata
  • Classic Car Show
  • Restaurante suspenso da GITANNA Lounge Air.
  • Padarias, supermercados, farmácias, bares, restaurantes

 

O Parque Unipraias é um espaço da região voltado ao turismo ecológico e é lar de diversas atrações como os teleféricos, conhecidos como bondinhos, que, com capacidade interna de até oito pessoas, sobem até o Morro da Aguada e descem até a famosa praia de Laranjeiras.

Durante o passeio – de, aproximadamente, 30 minutos – você ganha uma visibilidade de 360º das praias de Balneário Camboriú. Além disso, o parque possibilita a prática de atividades como tirolesa e vôos de asa-delta!

 

Guia de Bairros de Balneário de Camboriú: Bondinho (Foto: unipraias.com.br)
Guia de Bairros de Balneário de Camboriú: Bondinho (Foto: unipraias.com.br)

 

Outro ponto muito especial da região é o Molhe da Barra Sul, também conhecido como Pontal Klaus Fischer, que fica no final da Avenida Atlântica e em frente ao Parque Unipraias.

O molhe possui mais de 400 metros de comprimento e diversos bancos na porção final, sendo uma ótima alternativa de passeio para aqueles que gostam de uma caminhada à beira-mar ou para aqueles que buscam um descanso perto da Praia Central, até mesmo durante a noite, momento em que a região ganha uma linda iluminação.

 

Guia de Bairros de Balneário Camboriú: Molhe da Barra Sul (Foto: Macon Empreendimentos)
Guia de Bairros de Balneário Camboriú: Molhe da Barra Sul (Foto: Macon Empreendimentos)

 

Vila Real

Uma ótima opção de bairro na Região Sul de BC é o Vila Real, localizado perto das margens do Rio Camboriú e apenas 10 minutos de distância do Centro. É um bairro que oferece conforto e, ao mesmo tempo, proximidade com as principais redes de serviços e áreas de turismo.

Entre suas características marcantes, vale citar a horizontalização, ou seja, casas e prédios de pequeno porte, urbanização e infraestrutura de qualidade.

Em Vila Real você encontra:

  • Via Gastronômica
  • Supermercados, farmácias, entre outros serviços essenciais

 

A Via Gastronômica, no fim da 5ª avenida, é uma rua famosa na cidade por conter alguns dos melhores restaurantes da região. Nela, você encontra uma grande variedade de comidas, indo desde a culinária típica da região à culinária estrangeira: churrasco, frutos do mar, gastronomia italiana, comida campeira, entre outras opções. É uma ótima experiência para se ter com a família e os amigos!

 

Por que escolher morar em Balneário Camboriú?

Não é à toa que Balneário Camboriú é uma das cidades mais adoradas pelos catarinenses e, de maneira geral, pelos brasileiros.

Seus bairros, além de conterem as tão prestigiadas atrações turísticas e a beleza natural paradisíaca de suas praias e áreas verdes – como você viu neste Guia de Bairros de Balneário Camboriú -, oferecem segurança, boa infraestrutura, diversas redes de serviços e excelente qualidade de vida a seus moradores.

Por esses motivos e muitos outros, o mercado imobiliário na região cresce mais a cada ano.

 

Se interessou pelo artigo? Gostaria de ter BC como o seu próximo lar? Acesse os melhores imóveis disponíveis para comprar na cidade!

Vote post

Compartilhe

Envie por E-mail
Envie por Whatsapp
Envie por Facebook
Envie por Linkedin

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade