Redação

Redação

10/08/2023

Procurando uma nova cidade que tenha qualidade de vida, oportunidades de crescimento e um ambiente acolhedor? Se você está pensando em se mudar, Joinville merece entrar na sua lista de opções. 

Localizada no norte do estado de Santa Catarina, Joinville é uma verdadeira joia no sul do Brasil. Com uma economia diversificada, infraestrutura sólida e um cenário cultural vibrante, a cidade encanta tanto os visitantes quanto seus moradores.

A seguir, você vai entender 5 motivos pelos quais a cidade tem ganhado destaque como uma das melhores opções para se viver no país. Continue a leitura e conheça seu possível futuro novo lar. 

1. Joinville é uma cidade centenária 

A história é interessante e surpreendente, com laços que se conectam à nobreza europeia e ao surgimento de uma comunidade multicultural.

A cidade deve sua origem ao casamento entre a princesa brasileira Francisca de Bragança e o Príncipe de Joinville, Francisco Fernando de Orléans, terceiro filho do rei Luís Filipe I, da França, ocorrido em 1843.

Como presente de casamento, a princesa recebeu uma grande extensão de terras na Mata Atlântica, que mais tarde se tornou o berço de uma nova comunidade.

Antes mesmo de ser oficialmente fundada, Joinville atraiu imigrantes portugueses, devido à generosidade da princesa e pela promessa de uma nova vida em terras férteis. Foi a partir de 1851 que o verdadeiro crescimento começou a acontecer, com a chegada em massa de imigrantes suíços, alemães e noruegueses, muitos deles trazendo consigo habilidades agrícolas que contribuíram para o desenvolvimento do cultivo da região.

A cidade de Joinville também é notável por abrigar sítios arqueológicos indígenas, que contam a história das antigas civilizações que habitavam essas terras.

Além disso, Joinville possui uma das maiores populações negras em Santa Catarina, resultado da migração significativa que ocorreu a partir da década de 1960.

 

Leia também:

Franquia imobiliária: como funciona e outras curiosidades

Guia de bairros de Balneário Camboriú

Aniversário de Florianópolis: 6 vantagens de morar na cidade

 

2. Eleita a melhor cidade do Brasil para se viver 

Joinville, a encantadora cidade de Santa Catarina que possui mais de 170 anos de história – e carrega uma série de apelidos como Cidade das Flores, Cidade dos Príncipes, Cidade da Dança ou ainda Manchester Catarinense – segue se destacando no cenário nacional. E em 2022 foi eleita a melhor cidade do Brasil para se viver. 

Em uma pesquisa realizada pela Austin Rating, ela aparece como campeã geral entre as cidades brasileiras, e vencedora absoluta entre as cidades de grande porte.

Com uma área maior até mesmo que a capital, Florianópolis, é a terceira maior e mais populosa de Santa Catarina, com, aproximadamente, 604 mil habitantes. Conquistou a posição de primeiro lugar, graças ao seu desempenho impressionante nos 281 indicadores relacionados às áreas social, econômica, fiscal e digital. 

Além disso, Joinville ostenta outros números impressionantes e se destaca como a terceira maior economia da região Sul do Brasil.

 

Joinville: imagem aérea de floresta e montanhas da cidade.

 

3. Joinville tem educação e atendimento de qualidade à saúde 

A cidade é motivo de orgulho aos seus moradores por diversos aspectos. Entre eles estão sua educação pública de excelência, considerada a melhor em Santa Catarina.

Destacam-se os cursos de engenharia nas renomadas instituições de ensino, como a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que contribuem para a formação de profissionais altamente qualificados.

Em relação à área de saúde, a cidade também não fica para trás. Com sete hospitais, Joinville conta com uma infraestrutura médica abrangente, sendo destaque a Maternidade Darci Vargas, referência nacional, o renomado Instituto Pró-Rim e o Hospital de Olhos, além de diversas clínicas especializadas em várias áreas médicas.

Essa variedade de serviços médicos assegura o bem-estar da população e atrai pacientes de diversas regiões em busca de atendimento qualificado.

Joinville é, portanto, um verdadeiro polo educacional e de saúde, garantindo aos seus moradores acesso a um ensino de qualidade e cuidados médicos para todas as fases da vida.

Esses aspectos somados à sua rica história, cultura vibrante e ambiente acolhedor, fazem dessa cidade um destino altamente desejável para se viver e prosperar.

 

4. É polo industrial e cidade amiga do empreendedor 

Em seus mais de 170 anos de história, Joinville passou de uma cidade agrícola para se tornar o principal polo industrial de Santa Catarina. E mesmo com o crescimento do setor terciário, a cidade continua a liderar em atividades industriais, abrangendo setores como metal-mecânico, químico, plásticos, têxtil e tecnologia, sendo um importante centro de desenvolvimento de softwares. 

Grandes indústrias como Fundição Tupy, Whirlpool, Döhler e Tigre, entre outras, impulsionam a economia da cidade e contribuem para as exportações. Essa transformação econômica faz de Joinville um destino promissor para negócios e um lugar dinâmico para se viver.

Joinville também se destaca pelo forte incentivo ao empreendedorismo, que tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da cidade.

Dentre os projetos que ganham destaque, encontra-se o O Farol, inaugurado durante os festejos de aniversário da cidade e localizado no antigo prédio da Prefeitura. Totalmente revitalizado, o espaço colaborativo funciona como um coworking para agentes culturais, sociais e esportivos. 

O objetivo é fomentar projetos sociais, esportivos e culturais, gerando economia, empregos e negócios na região. Além disso, o ambiente facilita a interação entre pessoas, entidades, instituições de ensino, secretarias municipais e empresas.

No Farol, sedes importantes como a Vigilância Epidemiológica e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) também estão presentes, oferecendo serviços da Secretaria de Saúde. O local também é o endereço do Centro de Treinamento da Ginástica Artística, vinculado à Secretaria de Esportes. 

O espaço proporciona diversos benefícios, como a realização de workshops, exposições, oficinas, feiras, reuniões, treinamentos e apresentações. Além disso, abriga a Join.Cubo, uma incubadora pública que oferece formação em gestão de negócios, mentorias e acompanhamento aos empreendedores.

 

Joinville: pessoas transitando enquanto pessoa está parada falando no telefone

 

5. O custo de vida em Joinville é excelente 

Além de todos os pontos positivos apresentados, também oferece um bom custo de vida em comparação a outras importantes cidades como Florianópolis, Curitiba e São Paulo, pois proporciona aos seus moradores mais qualidade e bem-estar, por um custo de vida muito mais acessível.

O aluguel, alimentação, compras em geral e transporte são mais econômicos, o que faz da cidade uma excelente opção para quem busca uma nova vida ou deseja reduzir despesas. Sem contar as 5 praias que ficam próximas à cidade, que oferecem ótimos momentos de lazer e descontração. 

 

Agora que você conhece bons motivos para se mudar para Joinville, por que não procurar um bom imóvel para viver esta nova etapa da sua vida?

Conte com a Auxiliadora Predial: veja agora opções de imóvel para comprar em Joinville.

Compartilhe

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Artigos

Relacionados

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade