Sala comercial para consultório médico: como alugar o imóvel perfeito?

Com as informações certas, você pode aprimorar a busca e encontrar a melhor sala comercial para um consultório médico mais rápido do que imagina.

Atuar profissionalmente em um espaço individual é a realização de um sonho para muitas pessoas, mas existem alguns desafios que precisam ser encarados neste caminho até o lugar perfeito.

Ainda mais quando o assunto é saúde, essa procura fica particularmente desafiadora.

Você já viveu essa situação? A boa notícia é que, com as informações certas, você pode aprimorar essa busca e encontrar a melhor sala comercial para um consultório médico mais rápido do que imagina.

Antes de mais nada, saiba que essa decisão envolve diversos fatores internos e externos do imóvel e este artigo mostrará tudo o que você precisa saber para acertar na decisão e alugar o imóvel perfeito.

 

Público-alvo

Em primeiro lugar, você deve ter muito bem definido o seu público-alvo. Sim, a sua clientela é a etapa inicial de avaliação para filtrar uma sala comercial para consultório médico que esteja alinhada às suas necessidades.

Antes de tudo, até mesmo antes de falar sobre a localização, o perfil do seu público, que é ligado diretamente ao seu tipo de especialização na saúde, ajuda a chegar a uma decisão mais acertada.

É através da análise das características predominantes dos clientes que podemos traçar um perfil com as preferências em comum.

Depois, é com esse perfil que podemos estudar as melhores regiões. Os imóveis devem ser analisados considerando se a região atende à realidade em que o consultório precisa estar inserido, como, por exemplo:

 

  • Fácil acesso à estacionamento
  • Fluxo de veículos e pedestres
  • Acesso ao transporte público
  • Conexão com centros comerciais, restaurantes, bancos, etc.

 

Público-alvo, região, especialidade e condomínio são os principais filtros para encontrar a sala comercial perfeita para o seu consultório médico
Público-alvo, região, especialidade e condomínio são os principais filtros para encontrar a sala comercial perfeita para o seu consultório médico

 

Sua especialização = Suas necessidades 

Para alugar a sala comercial do seu consultório médico, a sua especialização também será a sua bússola.

Nesse sentido, é preciso entender as suas exigências, que estão ligadas à sua área da saúde, para projetar qual tipo de infraestrutura atende o seu serviço.

Odontologia, dermatologia, medicina do trabalho, pediatria, psiquiatria, oftalmologia. Essas são apenas algumas das mais de 50 especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Nacional de Medicina.

Cada especialidade tem a sua necessidade. Seja sobre espaço físico, outros pontos ligados à infraestrutura, ou até mesmo em relação ao condomínio em que estará localizado.

Do mesmo modo que ocorre com o público-alvo, analisar o dia a dia da especialidade médica e criar uma lista de critérios que a estrutura precisa atender facilita ainda mais a busca pelo aluguel da sala comercial.

Além disso, tenha atenção a alguns pontos fundamentais de infraestrutura para a operação nessa área:

 

  • Rede hidráulica (entrada e saída de água, além de boa capacidade de reservatório de água)
  • Elevadores de acessibilidade
  • Área de fácil circulação de pessoas e equipamentos de saúde
  • Gerador e capacidade de energia
  • Serviço de coleta especial de lixo
  • Área de embarque e desembarque de veículos
  • Espera para equipamentos de ar-condicionado
  • Serviço de monitoramento e segurança
  • Portaria 24 horas

 

Faça as suas adaptações

Ao mesmo tempo, também é possível fazer adaptações específicas na estrutura física. Através de um planejamento do profissional ou então do consultório, e elaborado junto a especialistas na área, é possível adequar o ambiente conforme cada necessidade.

Por conta disso, a procura pela sala comercial para alugar com o objetivo de instalar um consultório médico, muitas vezes, deve priorizar espaços brutos e de primeira ocupação.

Enquanto uma sala comercial comum entrega ao público a facilidade e o aspecto atrativo de serviços e de lazer, como uma boa área de uso comum, segurança, manutenção e limpeza, no aluguel de uma sala comercial para consultório de saúde todos os atributos são ligados à atuação profissional e à qualidade dos serviços, que devem respeitar as exigências legais da Vigilância Sanitária.

 

Leia também: 

O que perguntar ao seu consultor de locação antes de assinar o aluguel

Administração de condomínios: garantindo a satisfação dos moradores

 

Condomínio também importa na escolha da sala comercial

Por fim, e não menos importante, dê atenção ao tipo de condomínio que está escolhendo para alugar o imóvel que irá abrigar o seu consultório próprio.

Pense que estamos falando de um importante momento na carreira, de independência e visibilidade individual da sua marca, e encontrar um espaço que esteja alinhado a isso é fundamental.

Em outras palavras, na hora de filtrar sua busca de locação, procure por condomínios que já estão habituados ao trabalho na área ou, então, condomínios que reúnam outros profissionais de outras especialidades da saúde.

Por exemplo, aqui, na Auxiliadora Predial, temos a expertise da administração condominial e de aluguéis de empreendimentos que são referência na área da saúde.

Ou seja, todo o suporte e atendimento especializado para esses profissionais já faz parte do trabalho da administração, tornando os processos mais fáceis e com a qualidade de quem já possui intimidade com o assunto.

Portanto, antes de procurar uma sala comercial para o seu consultório médico, leve essas dicas em consideração e entenda sobre qual público, necessidade, região, infraestrutura e parceiro de administração estamos falando.

A sua procura ficará bem mais refinada e mais próxima do lugar perfeito!

As dicas que você conferiu neste artigo foram elaboradas através das informações do gestor exclusivo Corporate da Auxiliadora Predial, Jerônimo Maia.

 

Conheça agora a sala comercial perfeita para o seu consultório médico!

 

Vote post

Compartilhe

Share on email
Envie por E-mail
Share on whatsapp
Envie por Whatsapp
Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on telegram
Compartilhe no Telegram
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin