Redação

Redação

05/02/2024

Ao optar pela compra de um imóvel, seja ele residencial ou comercial, muitas pessoas recorrem ao financiamento imobiliário para realizar seu sonho de forma parcelada. Nestas situações, a Taxa Selic se torna um dos principais fatores para a aquisição.


Aqui, exploraremos os detalhes sobre o que é a Taxa Selic, quais os fatores que a determinam e porque ela faz tanta diferença na aquisição do seu imóvel. Fique conosco e saiba mais!

Afinal, o que é a Taxa Selic?

O Sistema Especial de Liquidação e Custódia, mais conhecido como Selic, é a principal forma de política monetária do país. Ela influencia todas as outras taxas de juros no país e está presente desde o fim de 1999, tendo o controle da inflação como um dos seus principais objetivos.


O Selic está presente desde 1979 como um dos pilares do Sistema Financeiro Nacional, de acordo com o próprio site, mas apenas foi usado como principal taxa 20 anos depois. Atualmente, 99% dos títulos públicos estão nele, trazendo modernidade para o processamento de dados de correntistas.


Atualmente, a Taxa Selic é o principal ponto de influência em financiamentos, como o financiamento imobiliário e de automóveis, além da aquisição de empréstimos, a rentabilidade de investimentos públicos e privados, o que influencia o aquecimento ou desaceleração da economia no geral.


É importante citar que a taxa de juros não influencia apenas na compra de imóveis, mas também na sua construção, já que, caso as pessoas estejam fazendo menos financiamentos, existirá menos demanda para a construção de novos empreendimentos no país.


Por isso, imóveis podem ficar mais ou menos valorizados, dependendo do poder de compra e da procura por certos tipos de propriedades. A Taxa Selic, de forma direta ou indireta, tem o poder de influenciar todos os setores do país, já que movimenta o poder de compra do consumidor.

O que é a Taxa Selic e como ela influencia na compra do seu imóvel?

Leia também:


Tudo que você precisa saber antes de investir em imóveis

Alugar ou comprar um imóvel: o que vale a pena?

Como comprar um imóvel: 7 formas de garantir a casa própria

Quem decide o valor da Taxa Selic?

A cada 45 dias, a porcentagem anual da taxa é debatida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), órgão do Banco Central do Brasil. Eles levam em consideração diversos dados para o aumento ou diminuição de juros, como por exemplo: 

  • Análise de preços internacionais, como o dólar e o valor do petróleo;
  • Paridade do poder de compra (PPC);
  • Necessidade de influenciar o setor imobiliário;
  • Movimentação de bancos centrais de outros países para equalizar a inflação;
  • Previsão de inflação para o consumidor nos próximos anos;
  • Ações do governo, como reformas tributárias, déficit ou superávit público

Entre vários outros que podem ser acessados pelo próprio site do Banco Central, sendo estes fixos ou não. Questões como guerras e epidemias podem fazer com que as previsões dos economistas estejam erradas, mas a percepção do mercado financeiro está correta na maioria das ocasiões.



O COPOM disponibiliza a ata com os motivos da mudança aproximadamente 6 dias úteis após a reunião. Contudo, o valor decidido é divulgado no mesmo dia para demonstrar mais transparência e credibilidade institucional.

Como se preparar para o meu financiamento imobiliário?

A compra de um imóvel, seja ele para moradia ou investimento, é uma decisão que precisa ser tomada com cautela, levando em consideração as oportunidades e momentos financeiros do país. Entender os pontos fundamentais da Taxa Selic pode fazer a diferença no longo prazo das suas economias.



É muito importante que você olhe não apenas a porcentagem de juros atual, mas também a perspectiva dos economistas para os próximos meses ou anos, especialmente se você tem tempo para fazer a escolha.



Existem outras opções de financiamento imobiliário que não são influenciadas pela Selic, como a Tabela Price, que permite valores menores no começo, mas que mantém os gastos de forma fixa por todo o subsídio pelo seu sistema de juros compostos. 



Além disso, você também pode considerar a compra de um imóvel na planta, que garante condições especiais de aquisição. Você pode saber mais acessando o nosso guia.



Caso seja o seu primeiro imóvel ou você precise de ajuda profissional, escolher uma imobiliária com corretores experientes pode trazer muita segurança para as suas transações.

O que é a Taxa Selic e como ela influencia na compra do seu imóvel?

A Auxiliadora Predial pode te ajudar a encontrar o imóvel dos sonhos!

A compra de um imóvel, seja para o seu lar ou para tocar o seu negócio, é um dos momentos mais importantes na vida das pessoas e a orientação de profissionais qualificados para que a decisão seja a melhor possível faz a diferença. Conte com quem tem mais de 90 anos de experiência no mercado imobiliário!



A Auxiliadora Predial conta com diversas opções de imóveis comerciais e residenciais, além de ser a maior imobiliária da Região Sul do Brasil! Agora, também te ajudamos a realizar seu sonho em outros estados, como São Paulo e Santa Catarina!



Acesse nosso site e descubra todas as opções disponíveis! Caso tenha qualquer dúvida sobre qual possibilidade escolher, acesse o nosso Blog com todas as dicas do universo imobiliário!

Compartilhe

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Artigos

Relacionados

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade