Redação

Redação

29/08/2023

A cidade da garoa é o destino de quem busca por mais oportunidades e melhores condições de vida. Intensa, diversa, enorme e repleta de opções, a metrópole se tornou sinônimo de trabalho, entretenimento e conexões. 

Tem planos de se mudar para a maior cidade da América Latina? Então, este artigo é para você! Continue a leitura e descubra qual das zonas de São Paulo tem mais a ver com suas expectativas e condições.

Quais são as Zonas de São Paulo?

A cidade que nunca dorme é dividida em mais de 90 bairros que compõem as 5 zonas diferentes da metrópole: zona central, zona norte, zona sul, zona oeste e zona leste. 

Cada uma dessas regiões contam com características únicas e múltiplos estilos de vida. Confira a seguir.

 

Zona Central de São Paulo

O coração de São Paulo pulsa mais forte na Zona Central. É nessa região que estão concentrados prédios históricos, como o Copan, imponentes construções e arranha-céus, muitas culturas, ótimos restaurantes e muitas oportunidades de trabalho.

A principal característica da Zona Central é o intenso comércio, já que é o endereço da conhecida Rua 25 de Março, Mercadão Municipal de São Paulo, Brás e demais empresas varejistas. Mas, não pense que este é o único segmento da região, as instituições financeiras, bancos e grandes empresas multinacionais também estão presentes no centro da cidade de São Paulo. 

Entre os principais bairros desta área estão: 

  • Barra Funda;
  • Bom Retiro;
  • Brás;
  • Liberdade;
  • Santa Cecília;
  • Sé;
  • República;
  • Consolação.

 

Leia também:

Conheça os melhores bairros de São Paulo para viver ou investir

Auxiliadora Predial Condomínios: conheça a gestão em São Paulo

 

Zonas de São Paulo: pessoas com roupas formais perto de um notebook em uma mesa preta, enquanto um aponta para a tela do computador

 


Zona Norte de São Paulo

No topo do mapa da cidade de São Paulo está a Zona Norte. Uma região multicultural, dinâmica e independente. Ou seja, os moradores conseguem resolver todas as questões do dia a dia sem precisar se deslocar até outras zonas da cidade.

E, caso seja necessário, essa logística não é um problema, já que a região conta com linhas de metrô e ônibus e interliga os quatro cantos da cidade através da movimentada Marginal Tietê. 

A Zona Norte reúne o velho e o novo no mesmo espaço. É possível encontrar grandes centros comerciais como o Shopping Center Norte e o Lar Center. E, ao mesmo tempo, a tranquilidade de bairros residenciais tradicionais e arborizados. 

Além disso, a Zona Norte também conta com parques e áreas verdes. Um exemplo é o Parque da Juventude, que oferece opções esportivas, culturais e de lazer para moradores de todas as idades. 

Entre os principais bairros da Zona Norte de São Paulo estão: 

  • Jaçanã;
  • Vila Guilherme;
  • Tremembé;
  • Tucuruvi;
  • Vila Maria.

 

Zona Sul de São Paulo

Chegamos na região de São Paulo que pode ser considerada uma das melhores: a Zona Sul. Essa gigante abrange uma grande quantidade de bairros, dos tradicionais até os mais modernos. 

Plural, imponente e independente, a Zona Sul oferece aos seus moradores infinitas oportunidades de emprego. A região é famosa por ser o endereço de diversos escritórios, comércios e empresas culturais, abrindo espaço para profissionais analíticos, criativos e comunicativos. 

A Zona Sul é conhecida também por acolher diferentes classes sociais, já que conta com alguns dos bairros mais nobres da cidade e também áreas carentes que são símbolo de resistência e expressão. 

Itaim Bibi, Ipiranga, Morumbi, Moema, Vila Mariana, Capão Redondo, Grajaú, são alguns dos bairros que fazem da Zona Sul a região mais completa e complexa da cidade de São Paulo.

 

Zona Leste de São Paulo

Agora é a vez da região mais populosa de São Paulo. Chegamos à Zona Leste, um lugar repleto de história e pluralidade cultural. 

Quem vive na Zona Leste tem acesso fácil a todas as demais regiões da cidade, já que pode contar com serviços de transporte como ônibus, metrô e trem. Além de ter a Radial Leste que conecta todos os bairros às demais zonas da cidade. 

A região também conta com muitas empresas dos mais diversos segmentos, comércio varejista aquecido, além das indústrias que têm escolhido a Zona Leste como endereço, trazendo muitas oportunidades de trabalho para os moradores de seus mais de 30 bairros.

A cena cultural da Zona Leste é bem aquecida e você pode ter acesso a entretenimento, cultura e arte, gratuitos ou pagos. Espaços como o SESC Belenzinho e Museu da Imaginação garantem programações para todas as idades. 

Itaquera, Mooca, Iguatemi, Penha, Sapopemba, Tatuapé, Vila Formosa, Lajeado e Cangaíba são alguns dos bairros que compõem a Zona Leste.

 

Zona Oeste de São Paulo

Para finalizar, chegamos à Zona Oeste, também conhecida como a região mais completa da cidade de São Paulo. Bairros como Jaraguá, Vila Leopoldina, São Domingos, Anhanguera, Brasilândia, Perdizes e Pinheiros compõem o espaço.  

Os moradores da Zona Oeste têm fácil acesso aos serviços de transporte da cidade, além de opções de moradia para todas as classes sociais. Completa e intensa, a região é o endereço de excelentes opções gastronômicas, que vão desde pratos tradicionais até culinária internacional. 

Além disso, a região também proporciona uma vida noturna agitada, com muitos bares, casas noturnas e espaços de entretenimento. Sem contar nas atrações artísticas, como teatros, centros culturais, galerias de arte, atelier e eventos culturais. 

Se esta for a sua escolha, saiba que irá viver em uma região completa, com muitas opções de comércio e empresas dos mais variados tipos, em especial hubs de startups e empreendedores inovadores.

 

Qual Zona de São Paulo escolher?

Agora que você conhece um pouco da personalidade de cada uma das 5 regiões de São Paulo, fica mais fácil entender qual delas faz mais sentido para você, afinal, opção é o que não falta.

Conte com a Imobiliária Auxiliadora Predial para dar esse novo passo em sua vida. Você encontra em nosso site dezenas de opções de imóveis na cidade de São Paulo, que estão disponíveis para venda.

Compartilhe

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Artigos

Relacionados

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade