3 verdades sobre como é morar em Canela

Como é morar em Canela: Cascata do Caracol é um show da natureza em plena Serra Gaúcha
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

A Serra Gaúcha tem encantos muito particulares e atrações que você só encontra nos destinos turísticos da região. Porém, para muitos, a moradia na localidade ainda é um mistério. Já pensou em como é morar em Canela?

É sobre essa cidade muito conhecida pelos turistas, mas que também encanta seus novos moradores, que vamos falar neste artigo.

Para isso, separamos 3 verdades sobre a vida dos canelenses e de quem resolveu adotar a cidade como endereço para fugir do ritmo dos grandes centros urbanos.

 

#1 77 anos de história para conhecer

Antes de mais nada, a primeira verdade sobre como é morar em Canela é que você tem 77 anos de história para conhecer através dos livros e dos acontecimentos que a cidade, que tem colonização italiana, alemã, portuguesa e sírio-libanesa, carrega.

Em primeiro lugar, tudo começa com os índios caingangues, primeiros habitantes da Serra Gaúcha. Porém, o primeiro núcleo urbano de Canela só veio anos depois, quando o coronel João Ferreira Corrêa da Silva escolheu o local para viver, desbravando o povoado que, mais tarde, passaria pela fase de emancipação.

Canela está localizada na Região das Hortênsias e faz divisa com Gramado, São Francisco de Paula, Caxias do Sul e Três Coroas. São mais de 45 mil habitantes na cidade que leva o nome de uma árvore.

Além disso, Canela é uma cidade de muitos relevos e de uma hidrografia muito rica, já que é cortada pelo rio Santa Cruz, pelo Rio Paranhana e por diversos riachos e nascentes.

Portanto, essa combinação faz com que cascatas e vales se tornem atrativos naturais, sobre os quais vamos falar em seguida por aqui.

 

 

#2 Tranquilidade e lazer

Outra verdade sobre como é morar em Canela é que o lugar transmite tranquilidade em tudo que se vê.

Em outras palavras, a cidade tem opções de lazer e descanso cheias de belezas e encantos. As ruas largas e arborizadas dão fôlego e a sensação de qualidade de vida a qualquer hora do dia. Não é à toa que a cidade é destaque quando o assunto é turismo sustentável.

Nesse sentido, pouco mais de 8 quilômetros separam Gramado e Canela, mas, com certeza, a cidade vizinha tem bem mais agito, deixando para Canela esse ar que mistura grandes belezas naturais com vida tranquila.

E se é generosa com quem faz uma visita, Canela é ainda mais gentil com quem a escolhe como lugar para viver.

São parques e tantos outros atrativos que usam dos cenários naturais – matas nativas, ar puro, pássaros cantando e estruturas totalmente diferenciadas – para oferecer paz e momentos divertidos.

Dessa forma, quedas d’água com mais de 130 metros, trilhas, morros, vales com vistas incríveis e parques cheios de mata nativa, completam esse cenário de tranquilidade.

 

Principais pontos turísticos de Canela

 

 

Como é morar em Canela: mais de 45 mil habitantes tem na cidade pequena e charmosa o seu lar; Na foto, a famosa Catedral de Pedra
Como é morar em Canela: mais de 45 mil habitantes tem na cidade pequena e charmosa o seu lar; Na foto, a famosa Catedral de Pedra

 

Além disso, o “lazer” também passa pela gastronomia, é claro. Canela reúne culturas e temperos para uma vida inteira de descobertas e novas listas de lugares favoritos, além da chegada dos novos negócios para a lista do “quero conhecer”.

Seja para o paladar tradicional, como um bom churrasco, ou para os clássicos da Serra Gaúcha, como o fondue e os doces com chocolate caseiro, a cidade sabe agradar seus turistas e moradores com boas especialidades gastronômicas.

Igualmente, as opções da culinária típica alemã e italiana também são uma atração à parte, além das vinícolas, perfeitas para os dias mais frios.

Ao mesmo tempo, os eventos culturais fortalecem o lazer, com agendas para todas as idades e durante o ano todo, como a Festa do Chocolate, a Temporada de Inverno, o Festival Internacional de Bonecos, o Sonho de Natal, dentre tantas outras realizações.

 

 

#3 Bairros seguros e em pleno desenvolvimento para morar e empreender

A forma do município encantar a todos foi construída junto com o seu processo civilizatório e se mantém até hoje, com um destaque especial para a segurança e para a economia crescente, com seu comércio baseado em malhas, artesanatos, couros e grifes.

Ou seja, para quem escolhe Canela para morar, esses benefícios são percebidos diretamente, no dia a dia e na conquista da qualidade de vida para todas as gerações.

Do mesmo modo, para empreender, a cidade é igualmente generosa. Por exemplo, sua área central passou por revitalizações com a chegada constante de novos atrativos turísticos, além de empreendimentos hoteleiros e imobiliários.

Nesse sentido, Canela é um dos 162 municípios gaúchos habilitados pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente que fornecem licenciamento ambiental para empresários que decidem investir na cidade.

Enquanto isso, a retomada de voos de Porto Alegre para Canela e a chegada de voos diretos de Canela para Florianópolis influenciam a movimentação na cidade, atraindo cada vez mais investimentos e impactando a valorização.

 

Leia também: 

5 razões para morar em Gramado

Alugar ou comprar um imóvel: o que vale a pena?

 

Então, como é morar em Canela?

Conforme explica Mateus Reck, franqueado da Agência Canela, a cidade tem os seus destaques quando o assunto é moradia, então perguntamos a ele como é morar em Canela através dos bairros mais procurados.

 

Os lugares mais buscados pelas pessoas e que, ao mesmo tempo, concentram as melhores casas para morar em Canela se dividem em, basicamente, três regiões.

Então, temos o bairro Centro, que é uma busca natural, já que as pessoas gostam da praticidade de estarem próximas de tudo. Além disso, aqui, diferente dos grandes centros urbanos, é tudo muito próximo, farmácias, mercados, atrações turísticas e atrações culturais. Tudo costuma se concentrar no Centro.

O segundo bairro mais procurado é a Vila Suzana, um bairro anexo ao Centro, porém mais tranquilo, com muita natureza e as ruas largas típicas de Canela.

Por último temos, hoje, outros bairros com bastante procura por parte dos clientes, como é o caso da Vila do Cedro, que tem apresentado um desenvolvimento muito bacana.

 

Condomínios fechados: uma verdade extra sobre como é morar em Canela

Por fim, para quem quer descobrir como é morar em Canela, precisa saber mais dessa verdade extra que resolvemos trazer aqui: o incrível mundo dos condomínios fechados.

A Serra Gaúcha foi pioneira na cultura residencial dos condomínios fechados, com cenários naturais que favoreciam essa mistura de casas e natureza, além de um olhar muito voltado para a segurança das famílias.

De acordo com Reck, Canela foi claramente uma das cidades onde esse formato ganhou maior evidência e ele aproveitou para comentar um pouco sobre os quatro principais condomínios fechados, cada vez mais procurados na cidade: Laje de Pedra, Reserva da Serra, Quinta da Serra e Altos Pinheiros.

 

O Laje de Pedra é o mais tradicional e um dos mais elegantes da região. Tem 40 anos de história e ganhará, em 2024, o primeiro Hotel Kempinski na América do Sul, da rede hoteleira suíça que representa o mais antigo grupo de hotéis de luxo da Europa. Todo o investimento envolvido irá transformar o antigo hotel e o condomínio onde está inserido.

Depois, temos o Reserva da Serra, com hotel, alguns edifícios e o restante do espaço formado por casas. Ele é mais exclusivo e temático, já que remonta ao cenário de Toscana, no norte da Itália. Foi inaugurado em 2008 e fica atrás do Laje de Pedra.

Também temos o Quinta da Serra, mais antigo, sendo um misto de residências e edifícios, e, de todos, esse é o mais próximo do Centro. Ele gera uma grande procura por quem vem dos grandes centros urbanos e gosta da segurança que esses condomínios oferecem, com portaria fechada e infraestrutura.

Por último, temos o Altos Pinheiros, que foi inaugurado em 2012. É o mais novo e o mais central de todos. É um dos mais procurados, seja para terrenos ou para casas prontas.

 

Canela, charme e segurança para viver

Em síntese, uma pequena, charmosa e segura cidade serrana em desenvolvimento. Canela é imersa em um paraíso natural verde e esses atributos fazem justiça à vista e à vida que se leva por lá.

Definitivamente, morar na cidade é a garantia de lindos lugares para conhecer e rever durante o ano todo. Enquanto isso, o ar puro faz você lembrar que os dias podem ser sempre de tranquilidade e belos cenários.

 

Comece agora a procura pelo seu próximo lar na Serra Gaúcha: confira mais de 200 imóveis para comprar em Canela.

Vote post

Compartilhe

Share on email
Envie por E-mail
Share on whatsapp
Envie por Whatsapp
Share on facebook
Envie por Facebook
Share on linkedin
Envie por Linkedin