Redação

Redação

05/03/2019

Às margens do Lago Guaíba, uma obra mudou a paisagem e a cultura porto-alegrense para sempre. Inaugurada em 2008, a Fundação Iberê Camargo homenageia o artista homônimo. Com o intuito de preservar e promover a obra de Iberê Camargo, a Fundação também promove reflexões culturais, educacionais e artísticas.
Nesse post, a Auxiliadora Predial conta um pouco sobre a história do artista e deste marco arquitetônico mundial. Confira!

Navegue pelo conteúdo

O artista

Iberê Camargo, artista de Porto Alegre

Nascido em 1914, em Restinga Seca, no interior do Rio Grande do Sul, Iberê Camargo possui uma extensa obra que inclui pinturas, gravuras, desenhos e guaches. Foi um dos artistas brasileiros mais importantes do século XX. Ao longo do tempo, sua obra foi passando por transformações que acompanhavam a trajetória pessoal do artista, passando de representações de paisagens naturais para fases mais sombrias.
O escurecimento de sua paleta de cores se deu por conta de uma hérnia de disco que o obrigou a pintar somente de dentro de seu atelier. A abstração da obra de Iberê começa com um tema caro à sua infância, os carretéis, que foram ilustrados em diversas pinturas. Ao final de sua vida, sua obra ficou ainda mais taciturna, com retratos humanos solitários e escuros, demonstrando a melancolia do homem moderno.

A arquitetura

Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre

Inaugurada em 2008, a Fundação Iberê Camargo foi a primeira obra no Brasil do renomado arquiteto português Álvaro Siza. A obra recebeu o Troféu Leão de Ouro da 8ª Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2002, e o Mies Crown Hall Americas Prize, em 2014, consagrando-se como uma das obras arquitetônicas mais importantes do mundo. Às margens do Guaíba, a obra harmoniza com a água e o famoso pôr do sol de Porto Alegre, estabelecendo-se como um grande ponto de lazer na cidade. Primeira obra no Brasil que utilizou concreto branco aparente, gerando um belo impacto visual.

O museu

Além de abrigar o acervo de Iberê Camargo, a Fundação tem exposições recorrentes que buscam divulgar a arte moderna e contemporânea. Desde 2017, a Fundação tem buscado o diálogo com a comunidade através de um programa educativo que visa a fomentar uma formação cultural e artística mais ampla. Seminários, cursos e música também fazem parte da programação do museu.
A Auxiliadora Predial recomenda a Fundação Iberê Camargo como um programa cultural para se fascinar e despertar os sentidos com arte e arquitetura, numa experiência marcante. Você já visitou o museu? Conte para nós como foi!

Compartilhe

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Artigos

Relacionados

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade