Redação

Redação

10/08/2023

E se você morasse onde as pessoas passam férias? Já pensou nessa possibilidade? Aposto que sim! Essa é a realidade de quem vive em Balneário Camboriú, uma cidade praiana que fica no sul do país e que a cada ano ganha o coração de mais brasileiros. 

Saiba mais sobre essa cidade que é perfeita para quem busca uma rotina agitada e também para quem prefere momentos de tranquilidade. Continue a leitura e entenda porquê o litoral catarinense é uma boa opção para chamar de lar.

Como surgiu a cidade de Balneário Camboriú 

Poucos sabem, mas a história de Balneário Camboriú é milenar. Estima-se que na região já existia civilização há quatro mil anos atrás. A maior parte desse período ainda é desconhecida pelos historiadores e pesquisadores. 

Quando os primeiros colonizadores portugueses chegaram à região, já havia uma população estabelecida, incluindo povos indígenas como os sambaquis, Tupi-Guaranis, Carijós e Kaingangs.

A presença dessas populações indígenas diminuiu drasticamente a partir do século XIX, devido a conflitos com os europeus, políticas de embranquecimento e doenças. E mesmo com sua invisibilidade histórica, esses povos ainda resistem na região e lutam por sua sobrevivência.

Balneário Camboriú já foi distrito de Itajaí e se tornou município em 1884, inicialmente com sede na Barra. O progresso ganhou ainda mais força após esse período, com o aumento da população, comércio local, infraestrutura da cidade e a visita de turistas. 

Leia também:

Guia de bairros de Balneário Camboriú

O que fazer em Balneário Camboriú: guia de lugares para visitar

Franquia imobiliária: como funciona e outras curiosidades

Onde a cidade está localizada 

Balneário Camboriú é um famoso destino turístico no Litoral Norte de Santa Catarina, que fica a 80 km da capital Florianópolis, sendo bastante visitado por brasileiros e turistas do Mercosul. Além das belas praias e atrações turísticas, a cidade possui um comércio ativo o ano todo. 

Durante a alta temporada, mais de um milhão de pessoas visitam a cidade. E a orla da Praia Central, com cerca de sete quilômetros de extensão, é um dos pontos mais movimentados. Ao longo da Avenida Atlântica, há diversos bares e restaurantes que oferecem gastronomia variada e música ao vivo, o que atrai muitos moradores e turistas que gostam de agitação. 

A verticalização é outra característica marcante de Balneário Camboriú, que possui alguns dos prédios mais altos do Brasil. E, ainda assim, encanta os moradores com suas paisagens naturais e o contraste entre os imponentes arranha-céus e as comunidades de pescadores, criando a atmosfera da região.

As belezas naturais de Balneário Camboriú

Na cidade, o que não faltam são belezas naturais que agradam todo o tipo de público: praias calmas para quem escolhe viver com tranquilidade; e também opções mais badaladas para quem não dispensa agitação. Além, é claro, dos parques, trilhas e demais atividades para quem ama aventura e adrenalina. 

Conheça algumas das opções de passeio ao ar livre: 

Praia Central

É a praia mais famosa e movimentada da cidade, com cerca de 7 km de extensão. Ao longo da orla, há calçadão, ciclovia, quiosques, bares e restaurantes, proporcionando diversas opções de lazer. Os turistas amam essa praia e, por esse motivo, existem muitos hotéis na região.

Praia de Laranjeiras

Localizada ao sul do Centro da cidade, é uma das praias mais procuradas por turistas. Possui uma infraestrutura bem desenvolvida, oferecendo passeios de teleférico, opções de esportes aquáticos e muito contato com a natureza. 

Praia do Buraco

Uma opção mais tranquila para quem busca sossego. A praia é cercada por morros e vegetação nativa, o que a torna uma área mais preservada. E, por último, mas não menos importante, possui uma vista da cidade de tirar o fôlego.

Parque Unipraias

É uma área de preservação ambiental que oferece teleférico para acesso às praias de Laranjeiras e do Pinho, além de trilhas e mirantes com vistas panorâmicas.

Dependendo da região que você escolher morar, pode ter o privilégio de ter o mar e outras belezas naturais como uma extensão do quintal de casa. Já pensou acordar pela manhã, caminhar na praia e voltar para casa relaxado, a tempo de lidar com as demandas do dia? Ou marcar uma trilha com os amigos em um final de semana? Em Balneário Camboriú essa rotina é possível. 

Como é morar em Balneário Camboriú 

Balneário Camboriú oferece uma boa experiência de vida, combinando as vantagens de uma cidade litorânea com uma infraestrutura completa e a proximidade com a natureza.

A cidade possui uma população acolhedora, uma ampla variedade de serviços e opções de lazer, incluindo comércios, restaurantes, bares, supermercados, farmácias, academias, escolas, lojas de grife, beach clubs e uma vida noturna animada.

A rotina diária pode ser desfrutada com idas à praia, caminhadas no calçadão, prática de surf e momentos de descanso junto à natureza. Balneário Camboriú possui 10 praias ao longo de seu território, cada uma com suas características únicas, desde águas calmas até ondas fortes, adequadas para diferentes perfis e atividades, incluindo até uma praia de nudismo.

A segurança é outro ponto forte de BC – como é chamada pelos íntimos -, sendo uma das cinco cidades mais seguras para se viver em Santa Catarina, resultado do investimento significativo feito no setor de segurança, com um alto número de guardas municipais espalhados pela cidade.

Outra vantagem é o clima ameno durante todo o ano, proporcionando temperaturas agradáveis, com máxima de 29ºC e mínima de 10ºC.

Morar em Balneário Camboriú significa desfrutar de uma qualidade de vida invejável, onde é possível conciliar o dinamismo urbano com a tranquilidade e beleza das praias e áreas verdes.

Balneário Camboriú: o guia para quem deseja morar na praia

E o custo de vida da cidade? 

O custo de vida em Balneário Camboriú pode ser considerado alto, mas é justificado pelos inúmeros benefícios que a cidade proporciona. A qualidade de vida é excelente para todas as faixas salariais, graças às diversas opções de moradia, supermercados, escolas e outros serviços disponíveis.

Apesar de receber o apelido de “Dubai brasileira”, Balneário Camboriú não chega nem perto dos altos custos de vida do famoso país do Oriente Médio. A cidade surpreende com suas variedades que ajudam a manter os preços dos itens em níveis acessíveis.

Quando se coloca na ponta do lápis, é possível afirmar que é relativamente barato viver em Balneário, especialmente em comparação com cidades menos luxuosas, como São Paulo, que possuem valores semelhantes, mas entregam menos em termos de bem-estar.

Morar em Balneário Camboriú é viver o sonho de qualidade de vida. Com suas belas praias, a cidade oferece um estilo de vida para todos os gostos, combinando a agitação urbana com a tranquilidade da natureza.

Se você está em busca de um lugar paradisíaco para chamar de lar, Balneário Camboriú é a escolha perfeita. Seja para alugar ou comprar um imóvel, a Auxiliadora Predial está pronta para ajudá-lo a encontrar o seu cantinho nesse paraíso litorâneo. Conheça agora as opções de imóvel para comprar em Balneário Camboriú.

Compartilhe

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Artigos

Relacionados

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade