Redação

Redação

10/03/2023

Um ambiente que reúne tantos moradores, funcionários, visitantes e prestadores de serviços precisa de cuidados. Estamos falando dos condomínios e neste post você vai entender como uma corretora de seguros tem tudo a ver com a vida condominial.

Uma das formas de proteger as áreas comuns e, inclusive, as unidades – espaço individual de cada morador -, é através dos seguros para condomínios.

Vamos descobrir quais são os tipos existentes e como você pode usufruir de cada um?

 

Como funciona o seguro do condomínio?

Primeiramente, é importante que você saiba o que está previsto em lei. Conforme o Código Civil, em seu artigo 1.346, o seguro é obrigatório.

Mas de que seguro estamos falando? Também segundo a lei, este seguro obrigatório deve proteger toda edificação contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial.

Ou seja, há uma obrigatoriedade em relação ao seguro, seja para condomínio residencial ou para condomínio comercial, e isso faz parte das responsabilidades do síndico.

 

Custo do seguro e cobertura

Portanto, é na Previsão Orçamentária, onde o síndico organiza as finanças e investimentos do ano, que deve estar incluído o valor para este tipo de seguro.

Além disso, como falamos, essa é uma questão obrigatória. Isso significa que a despesa se torna, então, ordinária, e o próprio condomínio é responsável por arcar com o custo.

Outro ponto importante é que costumam existir dois tipos de cobertura básica: a simples e a ampla. A primeira assegura incêndios, queda de raios e explosões. A segunda costuma abranger todo tipo de evento de risco.

Agora, existe um ponto de atenção máximo e que síndicos e moradores devem ter domínio total. Acontece que o seguro do condomínio que estamos falando cobre os danos – totais ou parciais – do edifício, com questões relacionadas à estrutura.

Isso quer dizer que as unidades, os apartamentos em si, não estão dentro dessa cobertura.

 

Leia também:

6 fatos sobre prevenção e combate a incêndios nos condomínios

Legislação, condomínios e obrigações: o que é preciso saber?

Portaria de Condomínio: tire suas principais dúvidas

 

Tipos de proteção para o condomínio

Bom, agora que você já sabe as principais regras do condomínio, vamos apresentar os tipos de seguros que você pode optar, através de uma corretora de seguros, para o condomínio e para a sua própria unidade.

Para isso, separamos 6 maneiras para se proteger e vamos explicar a cobertura de cada uma:

 

1. Seguro obrigatório de condomínios

É o tipo de seguro que abordamos até agora. O seguro obrigatório de condomínios, ou seguro do condomínio, vai proteger toda a edificação contra incêndios.

Ele também oferece proteção de sinistros que possam destruir todo ou alguma parte do condomínio.

 

2. Seguro Conteúdo

Lembra que falamos que o seguro obrigatório não cobre o que está da porta para dentro de uma unidade? Pois então, para isso, a cobertura existente é o Seguro Conteúdo.

Com ela, os bens internos de um morador estão cobertos em caso de incêndio ou explosão:

  • Utensílios e objetos
  • Equipamentos eletrônicos
  • Eletrodomésticos
  • Vestuário e calçados
  • Móveis

Além da proteção, esse seguro pode ser acompanhado de outros benefícios, como serviços de assistência 24 horas, contemplando chaveiro, eletricista, encanador, vidraceiro, entre outros.

 

 

Corretora de Seguros e condomínios: família reunida na área externa do condomínio. Filha come algo enquanto mãe toma um vinho e pai observa a piscina.

 

 

3. Seguro de responsabilidade civil profissional

Esse seguro serve para proteger a profissão do síndico.

Neste caso, a cobertura é contra erros e omissões, extravio de documentos e outros riscos que estão ligados ao exercício dessa atividade.

 

4. Seguro de vida de funcionários

Para um bom funcionamento do condomínio, funcionários realizam diversos serviços, certo? Portaria, limpeza, zeladoria, entre outros. Portanto, neste seguro aqui estamos falando da segurança desses profissionais.

Com ele, há proteção em caso de morte, independentemente da causa; invalidez parcial ou permanente, no caso de um acidente; e, também, auxílio funeral, de acordo com a Convenção Coletiva.

 

5. Seguros de obras e risco

Proteção que assegura contra os prejuízos e os imprevistos que possam vir a afetar uma obra. Dessa forma, está garantida a indenização contra os danos.

 

6. Seguros de equipamentos

Os equipamentos do condomínio também podem ser protegidos através deste tipo de seguro. Com ele, em caso de incêndio, vendaval e danos elétricos, o seguro cobre os equipamentos.

 

Gostou de saber mais sobre as formas de proteger o seu condomínio e a sua unidade de moradia?

Todas as opções de seguros que você conferiu acima fazem parte dos planos da Corretora de Seguros da Auxiliadora Predial. Ao todo, são mais de 50 mil seguros ativos para levar mais segurança e proteção ao lugar que você mora.

Agora que você conhece algumas das opções disponíveis, lembre-se que o condomínio tem obrigações a serem cumpridas. E, além disso, que existem diversas outras formas de seguro que podem ser adicionadas para fortalecer a proteção e tranquilidade de todos: quem mora, quem trabalha e quem frequenta o espaço.

 

Quer saber qual plano de seguro combina mais com as necessidades do seu condomínio ou do seu apartamento? Conheça agora mesmo todos os planos disponíveis da Auxiliadora Seguros.

Compartilhe

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Artigos

Relacionados

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade