Redação

Redação

19/10/2023

A cidade que mais cresce em Santa Catarina é destino turístico de pessoas de todo o Brasil e também endereço de quem prioriza qualidade de vida e contato com a natureza. Você já conhece Itapema?

Histórica, ativa, alegre e repleta de atividades de lazer, Itapema é encantadora e esses 6 motivos abaixo vão te convencer a morar nesta bela cidade do litoral de Santa Catarina.

 

1. Tem origem histórica

Os primeiros registros que se tem de Itapema datam o ano 1.000. Neste período, a região era habitada por caçadores que foram derrotados pelos indígenas guaranis. Estes, acabaram escravizados com a chegada da colonização no século XVI.

Muito da cultura atual da cidade tem como base os costumes indígenas e também açorianos – nome dado aos portugueses dos arquipélagos dos Açores. Essa herança cultural está presente na gastronomia, grupos folclóricos, atividades de pesca e no estilo de vida.

Emancipada em 1962, Itapema leva o título de cidade que mais se desenvolve no estado de Santa Catarina. Afinal, ser um ponto turístico, com belas praias e diversas de atividades recreativas é atrativo para moradores, investidores e, principalmente, para turistas.

 

Leia também:

Lagoa da Conceição: more onde as pessoas passam férias

Morar em Florianópolis: guia completo para entender a cidade

Balneário Camboriú: o guia para quem deseja morar na praia

 

2. A melhor localização do Sul do país 

A Itapema fica no centro do litoral de Santa Catarina, entre as cidades de Balneário Camboriú e Porto Belo. Sua proximidade com esses destinos populares a torna uma escolha conveniente para quem deseja aproveitar a agitação das áreas vizinhas e, também, desfrutar de certa tranquilidade.

O município de Itapema fica a 67 km da capital Florianópolis; a 12 km da badalada Balneário Camboriú; a 30 km do Aeroporto da cidade de Navegantes; e 220 km de Curitiba, a capital do Paraná, estado vizinho de Santa Catarina.

Graças a sua localização privilegiada, turistas e moradores podem chegar até a cidade por meio de ônibus, carro ou avião.

A título de curiosidade, Itapema é a terceira cidade que mais recebe turistas em Santa Catarina. Parte deste sucesso se dá por sua localização geográfica e as belezas naturais presentes na região.

 

Itapema: imagem de praia com água azul, areia e sol

3. As praias de Itapema são lindas 

As praias de Itapema são verdadeiros paraísos. Com quilômetros de areia dourada e águas cristalinas, essas praias são ideais para relaxar ao sol, dar um mergulho refrescante, fazer uma caminhada à beira-mar e até praticar algum esporte radical.

As opções de praia acompanham os gostos dos visitantes. Por exemplo: quem gosta de badalação, conhecer muitas pessoas e ter acesso a diversos comércios por perto, vai amar a Meia Praia, a mais famosa de toda a cidade, que tem águas calmas e vida agitada.

Já para quem prefere uma opção de praia mais tranquila, pode ir direto à Praia do Canto e, ao chegar, vai encontrar uma areia fofa e fininha, além, claro, do tom azulado e cristalino das águas. Além de um pouco menos de movimento de pessoas na orla.

Os banhistas e amantes do sol contam também com a Praia da Ilhota, um refúgio tranquilo e pitoresco, perfeito para quem quer um ambiente mais isolado. E, claro, a Praia Grossa, que tem pedras que emergem do mar, um local fascinante para explorar a vida marinha durante um mergulho.

 

4. Lazer e qualidade de vida andam juntos 

Viver em Itapema significa ter acesso a muitas opções de lazer para todas as idades. A cidade oferece diversas atividades ao ar livre, como caminhadas em trilhas naturais ou no Parque Calçadão, um lugar seguro para passeios a pé e de bicicleta.

Além disso, é possível fazer esportes aquáticos mais radicais praticados na praia, como surf, stand-up paddle e mergulho.

Itapema também oferece roteiros de cicloturismo, com distâncias variando de 30 km a 40 km. Essas trilhas atravessam cidades vizinhas, como Camboriú, Porto Belo, Bombinhas e Itajaí. Ao longo desses percursos, os ciclistas têm a oportunidade de explorar sítios arqueológicos, construções históricas e trilhas perfeitas para observar as aves.

 

5. Gastronomia deliciosa e vida noturna agitada 

A gastronomia de Itapema é uma experiência deliciosa que mescla sabores regionais com influências internacionais. É possível encontrar diversos restaurantes, desde os que servem pratos à base de frutos do mar frescos até os que apresentam culinária de outras partes do mundo.

Ao anoitecer, Itapema ganha vida com muitas opções de entretenimento. Os bares e restaurantes à beira-mar oferecem música ao vivo, tornando as noites da cidade agitadas e bem divertidas.

 

 

6. É a Capital Nacional dos Ultraleves

Itapema possui algumas curiosidades interessantes, sendo uma delas o seu título de Capital Nacional dos Ultraleves, devido às suas condições climáticas favoráveis para voos desse tipo.

A cidade já foi palco de diversos eventos relacionados à aviação de ultraleves e detém o recorde de maior número de horas de voos nesta categoria em todo o estado de Santa Catarina.

Os turistas podem desfrutar de experiências aéreas emocionantes, sobrevoando a orla da cidade ou realizando voos panorâmicos que proporcionam vistas espetaculares de Itapema e arredores. E tem mais: a paisagem vista do céu de Itapema é de tirar o fôlego.

 

Vale a pena viver em Itapema? 

A resposta é sim! A cidade é perfeita para quem deseja viver no litoral com muita qualidade de vida. E, também, para investidores que escolhem as melhores apostas imobiliárias da região.

Com suas praias deslumbrantes, estilo de vida descontraído e oportunidades de investimento imobiliário, Itapema é um tesouro no litoral de Santa Catarina. Se você está pensando em mudar para uma cidade costeira que oferece beleza natural, lazer diversificado e uma atmosfera acolhedora, Itapema é a escolha ideal.

Este pedaço do paraíso no litoral do Sul do país, atende as expectativas dos moradores locais e atrai turistas durante todo o ano. A alta temporada traz uma demanda crescente por acomodações e serviços locais, perfeito para quem deseja investir em um negócio ou viver com a renda de aluguéis de imóveis.

Conte com a Auxiliadora Predial para alugar ou comprar um imóvel em Itapema. Estamos prontos para ajudar você a encontrar o seu lugar no mundo.

Compartilhe

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Artigos

Relacionados

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade