Redação

Redação

29/01/2024

Com o próximo ano, muitos contratos de locação são renovados e, consequentemente, também acontece o reajuste no aluguel, que gera preocupação para os inquilinos. Porém, estar pronto para a correção não precisa ser um bicho de sete cabeças!


Quer saber tudo sobre reajuste de aluguel no mundo imobiliário? Nós temos as dicas! Descubra como esses ajustes são feitos, entenda os principais índices e como se preparar para não ter surpresas no orçamento. Fique conosco!

O que é o de Reajuste de Aluguel?

O reajuste de aluguel é a atualização dos valores de uma locação, sendo ela residencial ou comercial e que está prevista previamente no contrato feito entre o inquilino e locatário, que pode ser influenciado por diversos fatores, como por exemplo:

  • Índices econômicos: inflação, índice nacional de preços ao consumidor amplo (IPCA) e principalmente o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M);
  • Valorização do imóvel e do bairro: com a mudança nas condições do mercado imobiliário e até o entorno da localidade, aquele imóvel pode passar a valer mais, o que aumenta o valor do aluguel;
  • Procura por imóveis naquela localidade: com a melhoria do bairro ou do endereço, os preços também aumentam, especialmente se a oferta for menor do que a procura. 

Leia também:


IPCA e IGP-M: tudo sobre índice de reajuste de aluguel

Como faço para solicitar a ligação da energia do imóvel de aluguel?

Alugar ou comprar um imóvel: o que vale a pena?

Qual o máximo de reajuste de aluguel permitido por lei?

Atualmente, não existe nenhuma lei nacional que limite o máximo de aumento do reajuste de aluguel. Existem projetos para que este valor não passe do índice da inflação nos últimos 12 meses, como a Lei 1026/2021. Contudo, estes projetos ainda não foram votados.


Contudo, algumas dicas devem ser levadas em consideração, como o fato que apenas um índice pode ser escolhido para o reajuste e este deve estar explícito em contrato, que deve ser acordado previamente. Você pode acessar mais informações sobre os direitos e deveres das duas partes no nosso texto sobre a Lei do Inquilinato.

Reajuste de Aluguel: como se preparar para a mudança?

Como se preparar para o aumento das contas?

Lidar com o reajuste de aluguel pede uma organização financeira eficaz. Esteja atento aos índices como IGP-M e IPCA, importantes para estimar as mudanças nos valores. Nestes casos, manter uma reserva financeira é crucial para amortecer possíveis impactos, especialmente caso o reajuste seja acima da inflação.


Caso tenha vontade de continuar no imóvel, considere também a negociação prévia com o locador para que o reajuste se torne benéfico para ambos. Lembre-se que este é um movimento que também traz vantagens para o locatário, já que ele garantirá o imóvel alugado por mais tempo.


Veja também as possibilidades de abatimento de valores com eventuais reformas, lembrando que as questões estéticas não estão previstas por lei, porém, com um bom diálogo e relacionamento, bons acordos podem ser feitos.

Com essas práticas, o índice de reajuste de aluguel se torna mais previsível e, consequentemente, mais fácil de lidar, garantindo tanto o rendimento do imóvel quanto a segurança residencial ou comercial do inquilino.

Reajuste de Aluguel: como se preparar para a mudança?

Conte com a Auxiliadora Predial para te ajudar!

O auxílio de uma imobiliária experiente nos momentos de reajuste de aluguel pode ser essencial para garantir a segurança de ambos os lados, com uma negociação benéfica e isenta. Conte com a Auxiliadora Predial nestes momentos!

Temos mais de 90 anos de experiência no mercado imobiliário sendo a maior do Sul do país, agora com serviços em Santa Catarina e São Paulo. Também contamos com serviços de condomínios, abraçando diversas áreas do setor.

Para escolher um imóvel com segurança, seja para morar ou para o seu negócio, acesse nosso site e veja todas as opções. Para mais dicas como esta, acesse o nosso Blog.

Compartilhe

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Artigos

Relacionados

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade