Como é morar em São Leopoldo?

Descubra como é morar em São Leopoldo
Redação

Redação

Tempo de leitura: 7 minutos

Procurando um novo destino para chamar de casa? Se sim, já pensou em morar em São Leopoldo?

Conhecido por sua herança alemã, o município gaúcho se destaca por seu toque aconchegante, boa infraestrutura e excelentes níveis educacionais. É um local rico de beleza natural e pontos turísticos que encantam qualquer um. Atrai não somente turistas, mas também traz cada vez mais clientes para o mercado imobiliário.

Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre a cidade localizada no Vale dos Sinos, explorando os pontos mais relevantes que você deve levar em consideração ao buscar uma nova cidade para morar. 

 

Conhecendo a cidade

São Leopoldo é um município gaúcho localizado no Vale do Rio dos Sinos, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Está, aproximadamente, a 36 quilômetros da capital gaúcha, o que, em um dia de trânsito tranquilo, leva cerca de 35 minutos na estrada.

Assim, se você deseja fugir da vida agitada na capital, mas ainda manter-se perto dela, essa pode ser a cidade perfeita para você.

Já com relação a seus municípios vizinhos, são eles: Novo Hamburgo, Portão e Sapucaia do Sul.

Habitada por quase 230 mil pessoas, São Leopoldo foi a primeira cidade fundada por imigrantes alemães no Brasil, em 1824, tendo sido habitada também por índios carijós e imigrantes açorianos, além de ter dado origem à toda região hoje denominada Vale do Rio dos Sinos, a partir de instalações agrícolas que posteriormente transformaram-se em núcleos de desenvolvimento.

Mesmo com o passar do tempo, a cidade segue conservando suas heranças alemãs, utilizando-as como pontos turísticos, como a Casa do Imigrante e o Museu do Trem.

Além disso, a São Leopoldo Fest, festa tradicional da cidade, que teve origem nas comemorações realizadas pelos imigrantes alemães, oferece a oportunidade do resgate da cultura alemã a partir de atividades que vão desde danças e músicas, até comidas típicas e troca de histórias.

A cidade também é palco de outras atrações que garantem um ótimo passeio em família. Por exemplo, o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, Barco Martins Pescador, Praça XX de Setembro e o Santuário Padre Réus.

 

Museu do Trem (Foto: Diego da Rosa)
Museu do Trem (Foto: Diego da Rosa)

 

Estrutura de São Leopoldo

Apesar de ter dado início à economia local com a agricultura, São Leopoldo, hoje em dia, tem um parque industrial globalizado, além de expressivo setor comercial e de serviços.

A cidade é local de empresas multinacionais e do mais antigo polo de tecnologia de todo o Rio Grande do Sul, o Tecnosinos, que fica localizado dentro do campus da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Atualmente, a cidade possui um total de 24 bairros. Entre os principais, Cristo Rei se destaca por abranger o campus da Unisinos, o Museu de História Geológica do Rio Grande do Sul e diferentes escolas.

Outro famoso bairro é o Centro, excelente opção para aqueles que desejam morar perto de tudo – ele oferece áreas de comércio, escolas de idiomas, arena de shows, museus históricos e a Imobiliária Auxiliadora Predial.

Já o São José é conhecido por ser local da Estação São Leopoldo, estação de metrô da Trensurb. Além desses citados, outros bairros prestigiados no mercado imobiliário são Padre Réus, Morro do Espelho, Rio Branco, Fião, Jardim América, entre outros.

 

Colônia de São Leopoldo, que se destacava como um dos mais importantes centros de produção agrícola e industrial da América do Sul 
Colônia de São Leopoldo, que se destacava como um dos mais importantes centros de produção agrícola e industrial da América do Sul

 

Leia também:

O que fazer em São Leopoldo: restaurantes e bares para conhecer

Alugar ou comprar um imóvel: o que vale a pena?

Entenda o que é um Apartamento Garden e alta procura por imóveis com área de lazer

 

Desenvolvimento humano e qualidade de vida

É possível citar diversas vantagens de morar em São Leopoldo. Sua conexão com a vida universitária, seus pontos turísticos, casas noturnas e bares que oferecem diversão, sua infraestrutura que garante conforto e a qualidade de vida fornecida aos moradores.

Um dos principais fatores que é preciso atentar-se ao procurar uma nova cidade para morar é o seu IDH-M, índice que avalia diferentes dimensões do desenvolvimento humano de cidades: saúde, educação e renda.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2020, São Leopoldo possui um IDH-M total de 0,739, valor considerado alto. 

Além disso, o município ocupa a posição 14º no ranking de desenvolvimento educacional do Brasil, segundo dados da Fundação de Economia e Estatística (FEE), e possui uma taxa de escolarização entre 6 e 14 anos, medida pelo IBGE, de 96,8%.

Outros dados municipais relevantes registrados pelo IBGE são o Produto Interno Bruto (PIB) per capita de 42.740,23 reais, esgotamento sanitário adequado de 92,9% e mais de 40 estabelecimentos de Saúde SUS, o que evidencia avanços nos campos da economia, desenvolvimento humano, saúde e educação.

A cidade está entre as dez que mais se destacam na contribuição do PIB do Estado do Rio Grande do Sul, além de estar entre as 50 melhores para se viver em todo território nacional.

De fato, os índices de qualidade de vida e desenvolvimento humano em São Leopoldo são impressionantes, o que torna a vida no município atraente. Rodrigo César Koebe Weissheimer, diretor da Construtora Weissheimer, diz:

“Eu adoro morar em São Leopoldo. É onde nasci, estudei e me casei; onde reúno a minha família e amigos; onde invisto na construção e desenvolvimento urbano com edifícios residenciais. São Leopoldo é uma cidade com excelente localização, perto do Aeroporto, perto do Litoral e perto da Serra”.

 

São Leopoldo, a cidade universitária

Por ser sede de um dos campus da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), instituição de ensino superior avaliada pelo Ministério da Educação como a melhor graduação privada do Rio Grande do Sul por cinco anos consecutivos, e a Faculdade EST, que recebeu um IGC (Índice Geral de Cursos) nota máxima em 2017, São Leopoldo recebe por alguns o título de “cidade universitária”.

Unisinos

A Unisinos é uma universidade que possui um ecossistema pautado na Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Ela possui cursos de graduação e pós-graduação – nas modalidades presencial, híbrida e à distância. Eles estão ancorados em escolas que buscam a internacionalização, transversalidade e a promoção do debate teórico-metodológico no processo de aprendizagem.

O campus em São Leopoldo, localizado no bairro Cristo Rei, a cerca de 35 minutos de distância de Porto Alegre, tem aproximadamente 190 mil metros quadrados de área. São mais de 400 salas de aula, uma das maiores bibliotecas universitárias de toda a América Latina e laboratórios de última geração para pesquisa.

Seu parque tecnológico, o Tecnosinos, é estruturado com equipamentos de alta tecnologia e atua fomentando novas economias na área da tecnologia e auxiliando o desenvolvimento sustentável na região.

 

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (Foto: brasil247.com)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos (Foto: brasil247.com)

 

Faculdade EST

A Faculdade EST, localizada no bairro Morro do Espelho, é um importante centro de formação e pesquisa no país, e um dos mais conceituados da América Latina.

Ela tem como objetivo geral promover a formação acadêmica, profissional e científica no campo das ciências humanas, sociais aplicadas, linguística, letras, artes e saúde, fomentando a produção, a difusão e o intercâmbio científico, cultural e artístico.

A universidade oferece cursos de Bacharelado em Teologia e em Musicoterapia, e o curso de Licenciatura em Música, pautados na formação integral, solidária, social, ecologicamente responsável e com respeito à diversidade.

Ademais, oferece, juntamente com a ESEP, Escola Sinodal de Educação Profissional, cursos Técnicos em Enfermagem, Canto e Instrumento Musical, além da possibilidade de especializações, mestrado e doutorado.

 

Faculdade EST (Foto: est.edu.br)
Faculdade EST (Foto: est.edu.br)

 

Vale a pena morar em São Leopoldo?

Não é à toa que cada vez mais pessoas estão apostando na mudança e escolhendo morar em São Leopoldo.

A cidade é lar de algumas das instituições de ensino mais importantes do país. De pontos turísticos que preservam heranças de seus fundadores alemães. De parques ricos em beleza natural e de diversas outras opções de lazer para todas as idades.

Seu ótimo índice de desenvolvimento prova que o município oferece uma boa qualidade de vida a seus moradores, o que promove uma sensação de bem-estar coletivo e tranquilidade.

 

Se interessou pela cidade? Conheça agora os melhores imóveis disponíveis para comprar ou alugar em São Leopoldo.

Vote post

Compartilhe

Envie por E-mail
Envie por Whatsapp
Envie por Facebook
Envie por Linkedin

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade