Condomínios e as novas práticas: o que mudou com a pandemia?

The courtyard of a modern residential building with equipments for workout and fitness outdoor activities.

Desde meados de março de 2020, o mundo todo se viu diante de um novo desafio, que transformou completamente o dia a dia de cada um. 

Regras de distanciamento social, uso de máscara, higienização constante das mãos e objetos pessoais… A maioria destes hábitos se tornaram comuns na rotina das pessoas, em prol de um bem maior: a proteção da saúde de todos e a prevenção contra o novo coronavírus. 

Para os Condomínios, não foi diferente. A pandemia de Covid-19 trouxe uma série de imposições drásticas, determinadas pelo poder público e colocadas em prática pelos Síndicos. 

Fechamentos de áreas comuns (piscinas, playgrounds, academia, entre outros) e limitações na ocupação de espaços, foram algumas das medidas que precisaram ser implementadas, como forma de conter a situação. 

Em muitos Condomínios, nos lugares que antes eram de livre circulação e uso dos Moradores, especialmente os fechados (como os salões de festa), continuarão sendo mantidas as regras de agendamento prévio e restrições no número ocupantes, assim como os reforços de higienização.

O trabalho em home office, a implantação das assembleias virtuais a transmissão e acesso a documentos de modo on-line, o uso de assinaturas digitais e até mesmo a opção por sistemas de portarias remotas, são alguns dos aspectos tecnológicos que também se popularizaram durante o período de pandemia e que continuarão fazendo parte da vida nos Condomínios 

Com destaque especial, a assembleia virtual, inicialmente instituída pela Lei nº 14010/2020, foi recebida com desconfianças no começo e, hoje, acabou se consagrando com uma ferramenta que facilita e aumenta a participação dos condôminos na tomada de decisões importantes. Ainda que a vigência da lei referida tenha sido encerrada, o fato não impediu a continuidade da utilização dessas reuniões digitais.

O trabalho virtual e as aulas remotas continuarão convivendo com os barulhos rotineiros dos vizinhos e das reformas em outras unidades, sendo este um dos grandes desafios atuais dos Síndicos, que ficam responsáveis por equacionar esta convivência. Da mesma forma, o aumento no número de compras pela internet também exigirão melhorias constantes nos procedimentos de recebimentos e entregas das encomendas pelos porteiros. 

Diante desta realidade, o que se mostrou como certeza é que, cada vez mais, ter uma gestão operacional e administrativa eficiente é o que faz toda a diferença na adaptação dos Condomínios a qualquer situação de urgência.

Clique aqui e fique por dentro das facilidades que temos para o seu Condomínio.

*Este texto foi elaborado em parceria com a RRF Advogados. 

Vote post

Compartilhe

Share on email
Envie por E-mail
Share on whatsapp
Envie por Whatsapp
Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on telegram
Compartilhe no Telegram
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin